Município de Estrela recebe Serviço Geológico do Brasil para mapeamento de áreas de risco




Município recebe Serviço Geológico do Brasil para mapeamento de áreas de risco

As áreas de risco na cidade de Estrela serão mapeadas. Os técnicos Marlon Hoelzel e Simone Zwirtes, do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, juntamente com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Defesa Civil e Assistência Social da Prefeitura de Estrela estiveram reunidos nesta segunda-feira (06/08), na Sala Verde, para iniciar os trabalhos.
Estrela, juntamente com outros municípios do Rio Grande do Sul (Dom Pedrito, São Lourenço, Novo Hamburgo e Porto Alegre), terá as áreas de risco mapeadas para elaboração de base cartográfica para operação do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. 
O CEMADEN tem por objetivo desenvolver, testar e implementar um sistema de previsão de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis de todo o Brasil. Estas informações são essenciais na elaboração do sistema de alertas em caso de precipitações pluviométricas intensas, que podem provocar inundações.
Além disso, o CEMADEN, órgão centralizador de dados meteorológicos vai elaborar um mapa de suscetibilidade, ou seja, mapear áreas suscetíveis em caso de chuvas intensas.
Durante a semana os técnicos vão vistoriar as áreas de risco no município, dando atenção às áreas já monitoradas e mapeadas pelas diferentes secretarias da Prefeitura de Estrela, juntamente com a Defesa Civil.
Para a Defesa Civil e Prefeitura é importante o envolvimento de órgãos federais como o CPRM na elaboração de estudos técnicos que tenham como resultado a implantação de programas e tecnologias de prevenção, uma vez que o município está em área de direta influência das inundações do Rio Taquari.

Por: ILOCIR JOSÉ FÜHR

Nenhum comentário: