Jornal Nova Geração repercute matéria sobre os 100 Anos da Cervejaria de Estrela



Cervejaria estrelense: Exposição resgata centenário

Muito da história do município gaúcho de Estrela tem relação com o desenvolvimento – até o desfecho – da cervejaria instalada na cidade no ano de 1912. Essa trajetória, que está prestes a completar um século, vem sendo resgatada por voluntários da Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural (Aepan). O resultado vai poder ser conferido por toda a população, já que no dia 3 de setembro será lançada a exposição Cervejaria de Estrela: 100 Anos – 1912 – 2012.

Diretor cultural da Aepan, Airton Engster dos Santos salienta a necessidade de preservação da história através da criação de memoriais. Com isso, a mostra deve apresentar documentos, fotografias, cartões, cartazes e objetos que retratam os cem anos de fabricação de cervejas em Estrela.    

A história tem início em 10 de outubro de 1912, quando Júlio Diel, em conjunto com um grupo de investidores, criou em Estrela uma Cervejaria que viria a se transformar numa indústria de bebidas situada entre as mais importantes do Brasil, no século XX, em seu ramo de atividade. A fabricação de cerveja até 1912 existia no município apenas de forma artesanal, e ganhou, a partir desta data, um caráter profissional e industrial.

A fábrica de cerveja teve diversos nomes. Na mistura da água, lúpulo, malte, cevada e outros ingredientes, engarrafava-se um produto estrelense, de sabor e fama únicos, com rótulos que afirmavam o endereço da pequena cidade além do mapa do Estado, reforçando o nome da Cervejaria Polar em todo país, nome este que ficou sendo o mais conhecido.

Além da produção de cervejas e refrigerantes, o diretor cultural da Aepan afirma que a atividade se incorporou no cotidiano da cidade, passando a fazer parte da cultura e folclore de Estrela. “Muitas histórias são contadas envolvendo eventos, fatos e acontecimentos da cervejaria. Tudo que dizia respeito à mesma gerou histórias contadas até nos dias atuais”, afirma Santos.


O evento

O lançamento da exposição ocorre no dia 3 de setembro, às 16h, na Biblioteca Pública Municipal. Na oportunidade, a professora de História, Iasmine Isabel de Azeredo estará colhendo depoimentos para trabalho de curso universitário. A mostra fica à disposição até o dia 10 de outubro. A iniciativa é uma parceria entre Aepan, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) de Estrela, Polarianos – Associação dos ex-cervejeiros, O Paladino, site Nossadica com a colaboração do ex-funcionário da Polar, Flávio Jaeger e ex-médico da empresa, doutor Werner Schinke.


Nas próximas edições, o NG vai apresentar detalhes da exposição e curiosidades da “época de Polar”. Se você é ex-funcionário ou possui lembranças, fotografias e informações sobre a antiga cervejaria, entre em contato pelo 3720-2223, diretamente na sede do semanário (Rua Cel Müsscich, nº 717) ou pelo redacao@jornalng.com.br e participe do resgate dos fatos que compõem a história da Princesa do Vale.

Jornal Nova Geração
Ritieli Krindges


Nenhum comentário: