Faculdade La Salle - Alunos da Pós-graduação visitam hidrelétrica



Alunos da Pós-graduação visitam hidrelétrica

Os alunos do Curso de Pós-graduação em Gestão de Projetos da Faculdade La Salle visitaram, no dia 28 de julho, a Hidrelétrica Salto Forqueta, da Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel). A visita técnica foi acompanhada por profissionais da Certel e fez parte das atividades da disciplina de Gestão de Processos de Negócios.

A hidrelétrica, com potência instalada de 6.124 KW, está localizada entre os municípios de São José do Herval e Putinga e é uma das mais modernas do Rio Grande do Sul. A geradora está equipada com sistema de telecomando à distância, a partir do Centro de Operações do Sistema sediado em Teutônia, sede da Certel, com transmissão de dados via banda larga. Todas as operações e informações estão disponíveis no computador à disposição dos operadores, a 90 quilômetros de distância da usina.

Salto Forqueta é reconhecida como um exemplo de comprometimento com a preservação ambiental. A implantação de uma Área de Proteção Ambiental de 45 hectares foi realizada como medida compensatória aos impactos ambientais da obra. Um canal de ictiofauna, também conhecido como escada de peixes, foi construído para não interferir na reprodução, principalmente em épocas de piracema.

No dia 26 de maio, os alunos da Pós-graduação em Gestão de Projetos também conheceram a Indústria, Comércio e Construções Ibagé Ltda (ICCILA). Na visita, foi apresentado o modo como é feito o controle da qualidade de grandes projetos, bem como as ferramentas que se utilizam para tanto.

Nenhum comentário: