Cacis Estrela - Médico fala sobre longevidade e a busca pela qualidade de vida

José Camargo

Viver bem é melhor do que viver muito. Essa é a opinião do médico e cirurgião José J. Camargo, que palestrou ontem, dia de 16 de agosto, no Estrela Palace Hotel, durante evento promovido pela 
Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis). 
Camargo é diretor de cirurgia do pavilhão Pereira Filho e diretor médico do Hospital Dom Vicente Scherer - Centro de Transplantes - da Santa Casa de Porto Alegre fala sobre a busca pela Qualidade de vida, em evento promovido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis). O médico também é pioneiro em transplantes de pulmão na América Latina e realizador do primeiro transplante de pulmão inter-vivos fora dos Estados Unidos, em 1999. Responsável pela realização de 60% dos transplantes de pulmão feitos até hoje no Brasil. 
Para o médico, não existem padrões rígidos de vida boa, já que os conceitos se modificam em diferentes meios e em diferentes etnias. Porém, ele sustenta que a qualidade de vida começa com uma boa saúde e algumas medidas podem e devem ser adotadas para preservá-la. Dentre as listadas por Camargo estão o controle da glicose, da pressão arterial e do colesterol que devem ser mantidas dentro da normalidade, além de ser magro (sem neuras) e exercitar-se. 
Apesar desses fatores importantes para se manter uma boa saúde, o médico destacou que as pessoas precisam aprender a gestão do prazer e da felicidade. Segundo o cirurgião, um bom começo é buscar a reciprocidade do afeto e prazer no trabalho. “Quem está feliz, faz melhor. Não podemos amar bem, trabalhando mal. Um fracassado profissional tem uma remota chance de ser amado”, afirmou.

Nenhum comentário: