Projeto AES Sul na Comunidade em Estrela-RS


Projeto da AES Sul


Projeto da AES Sul


O Salão Comunitário Cristo Rei abriu as portas para a criatividade, em uma programação que teve inicio ontem e que encerra-se hoje. 
Pelo menos 500 estudantes da rede municipal e estadual puderam se beneficiar com o Projeto de Sustentabilidade da AES Sul ontem e um número aproximado é esperado para hoje. A programação inclui espaço ciência e teatro. 
No espaço ciência os estudantes, de forma interativa, podem observar os diferentes tipos de lixo e formas de descartes corretos. 
Na sequência o ciclo de água trata sobre a diferenciação da quantidade de água doce e salgada, além de exemplos de produtos de consumo diário que possuem água na composição. 
Outro eixo abordado se refere à mobilidade. 
Também de forma interativa, foi possível visualizar que caminhar, utilizar bicicletas e transporte coletivo é mais adequado. 
Para finalizar, os monitores Thiago Loli e Guilherme Pereira apresentam uma maquete onde é possível perceber o campo de força e os componentes necessários para geração de energia, bem como as diferenças entre os modelos de usinas Termelétricas, Hidrelétricas e Eólicas. 
Mas o que encanta o público é o teatro, repleto de efeitos visuais e com muito colorido nas fantasias, com um texto claro e informativo, deixa todos atentos e estimulados a pensar na sustentabilidade. 

Sobre o Projeto AES Sul na Comunidade 

Em 2012 estão sendo envolvidos 39 municípios da área de concessão da empresa num conjunto de ações que visam conscientizar a população sobre questões de sustentabilidade. Com investimentos de aproximadamente R$ 6,5 milhões o projeto deve atingir 150 mil estudantes e mais de 8 mil professores em cerca de 160 ações. 
O objetivo principal é tratar do uso adequado da energia elétrica e temas transversais ligados à sustentabilidade nas cidades: água, lixo e mobilidade. 
As atividades envolvem a comunidade de forma gratuita, em parceria com a prefeitura. 

Texto e Fotos Graziela Muniz

Nenhum comentário: