Cervejaria Estrela




Cervejaria Estrela – Problemas com abastecimento de água em 1938
Texto: Airton Engster dos Santos

A fábrica de cervejas e bebidas sem álcool Estrela, da Viúva de Luiz I. Müssnich manifestou preocupação junto a Prefeitura com relação ao abastecimento de água no município no dia 13 de setembro de 1938.
Acontece que seu falecido marido mandou construir em terreno de sua propriedade, na Rua Geraldo Pereira, um poço artesiano para abastecimento de água de sua propriedade e principalmente para fábrica de cervejas em 1927.
Em 1934, a Prefeitura Municipal mandou perfurar outro poço artesiano próximo a sua propriedade, que atingiu o mesmo lençol freático do Poço da Fábrica de Bebidas, diminuindo desta forma seu volume.
Tal situação prejudicou grandemente a fábrica, visto que a água produzida pelo poço da empresa não mais podia satisfazer as necessidades da mesma.
A proprietária solicitou então à Prefeitura para reconhecer as dificuldades da empresa e autorizar a ligação hidráulica de um cano no poço do município a fim de abastecer a fábrica de cervejas. Pediu ainda para o fornecimento de a água ser de forma gratuita por tratar-se de um direito e justiça, no que não concordou o então prefeito Edmundo Alfredo Steyer.
Mais tarde novos poços artesianos foram abertos e os problemas no abastecimento de água foram solucionados, tanto para população como da Cervejaria Estrela.
Nesta época muitas famílias no município de Estrela, ainda tinham poços próprios ou cisternas que captavam água da chuva para abastecimento das habitações.

Texto: Airton Engster dos Santos


Nenhum comentário: