Propriedade da Família Fell é referência na produção de leite em Estrela-RS




Propriedade da Família Fell é referência na produção de leite

Por ILOCIR JOSÉ FÜHR

A propriedade da família Fell, localizada na localidade de Novo Paraíso, em Estrela, tem se transformado em referência na produção de leite. Hélio Fell conduz o negócio com apoio especial dos filhos Rodrigo e Denise. Trata-se do maior produtor de leite de Estrela.
A propriedade possui 180 vacas, sendo que atualmente 85 estão em lactação. São cerca de 2.700 litros de leite a cada dia. Em três ordenhas diárias, cada vaca produz média 32 litros de leite. "Essa produtividade se deve, especialmente, pela qualidade da alimentação", explica Rodrigo.
Todos os alimentos são produzidos na própria propriedade - silagem de milho, feno e ração. "Mensalmente, o rebanho consome 100 toneladas de silagem e 18 toneladas de ração, além do feno", revela Rodrigo Fell, explicando que a qualidade da alimentação faz com que o custo de produção chegue a 80% do preço recebido pelo litro de leite.

Salda de Ordenha Automatizada
Além dos 20 hectares da família, outros 25 hectares são arrendados para produção de silagem. "São duas safras (silagens) por ano", observa Hélio Fell, adiantando que, em breve, a propriedade terá uma novidade. Trata-se da sala de ordenha automatizada, num investimento que ultrapassa os R$ 300 mil.
Neste sentido, somente um equipamento importado da Alemanha está exigindo investimento de R$ 200 mil. Já a estrutura metálica é produzida por uma indústria de Estrela. No Rio Grande do Sul, a Família Fell será pioneira na instalação de tão moderna sala de ordenha automatizada.
A estrutura entrará em operação em julho próximo. "Estamos antecipando o futuro em 30 anos, tamanha a evolução tecnológica dessa máquina. Para se ter uma ideia, enquanto a vaca estiver sendo ordenhada, o equipamento fará uma avaliação da saúde do animal", exemplifica Rodrigo.
Inicialmente, 12 vacas serão ordenhadas simultaneamente na sala de ordenha automatizada. A estrutura, entretanto, terá capacidade futura para até 16 animais. "Vamos agilizar o processo e reduziremos os custos com mão-de-obra. Assim, poderemos dedicar atenção para outras atividades enquanto as vacas são ordenhadas", observou Hélio Fell.

Nenhum comentário: