ORQUESTRA DO CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO - VALE DO TAQUARI - MUSICAL... IDADE PARTE PARTE VI





MUSICAL...IDADE VI 
Vera Maria Bencke 

Em 16 de abril de 1987, a diretoria recém eleita, deslocou-se até a Eletrônica SELENIUM Ltda., em Canoas, para tratar do assunto do patrocínio oferecido pela empresa em resposta à minha carta. Fizeram parte dessa comitiva: Hugo Breyer, Arcênio Drehmer, Cláudio Mundel, Valdir Rasche e Berty Bencke que não aparece na foto por ter sido o fotógrafo no dia da visita à SELENIUM. Os demais são, da esquerda para a direita: Rogério Senger, Gastão Schwingel,(este também sócio fundador da empresa, junto com os irmãos Aggens), e Victor Aggens. 

A primeira apresentação da Orquestra no ano de 1987, foi em Lajeado, no dia 28 de abril, às 20 horas, na Igreja Evangélica. Também, nessa oportunidade, usou-se o microfone e amplificação da própria igreja, a exemplo do que fizemos por ocasião da estréia no auditório do colégio Martin Luther, em dezembro do ano anterior, quando tivemos autorização para usar o equipamento de som do colégio. A Orquestra ainda não tinha a sua aparelhagem própria. 

Mas nós, o Berty e eu já havíamos tomado providências. Marcamos uma entrevista, desta vez com meu primo Henrique, da SELENIUM, e fomos conversar com ele sobre som e amplificação. Ele me prometeu que no dia em que eu cantasse na Orquestra, poderia falar com ele. Eu pedi logo ao maestro que queria cantar e também escolhi a música, La Violetera. O maestro fez o arranjo desta música para mim e para soprano Maria Zanatta Bohn fez Aria da Corda Sol. Para as duas cantarem juntas foi escolhida pela Maria Z. Bohn, a música Santa Maria de La Mer. 

Bem, aí já estávamos no mês de maio, tínhamos um Concerto marcado para o dia 12 de maio de 1987, dentro das festividades dos 111 anos de Estrela. Mas para esta apresentação, ainda estávamos dependendo do favor e da bondade de alguém. Quem emprestou e instalou o som, naquela noite, foi o Sr. José Itamar Horn, o Biti. 

Essa noite cultural foi uma promoção da SMEL, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Participaram da programação o coral do colégio Martin Luther e a Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho “VALE DO TAQUARI”. 

A Rádio Alto Taquari, transmitiu, ao vivo, o referido Concerto. Podíamos contar sempre com a Floricultura Estrela que ornamentava o ambiente e espaço onde se fazia possível e necessário com plantas e flores. 

Nesta mesma noite, 12 de maio de 1987, durante a apresentação da Orquestra, o apresentador Cláudio Mundel abriu um parêntese e o público presente pôde testemunhar um gesto de nobreza por parte de um casal muito conhecido entre os estrelenses, Sr. Petar e Eva Hirtenkauf, ao doar um violino de sua propriedade à Orquestra da mais dinâmica entidade cultural da região, ou seja o Centro Cultural 25 de Julho. Trata-se de um violino de reconhecida qualidade, de autor, adquirido na Áustria e de inestimável valor afetivo do casal Hirtenkauf, cujo instrumento, a partir desse momento, passou a integrar o patrimônio da Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho “VALE DO TAQUARI”,”um acontecimento muito importante e de grande significado” salientou o presidente da Orquestra, Hugo Breyer. 

“O valioso instrumento sempre terá um lugar de destaque junto a Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho “VALE DO TAQUARI” , foram as palavras do presidente do Centro Cultural, Dr. Werner Schinke. Este cumprimentou também a Orquestra e seus integrantes pela terceira apresentação. O Concerto seguinte aconteceu no dia 04 de julho, na Vila de Arroio da Seca, hoje município de Imigrante. 

(continua)

Documento do Acervo do Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário: