OCVAT - ORQUESTRA DE CONCERTOS VALE DO TAQUARI - MUSICAL... IDADE XII



MUSICAL...IDADE XII 

Vera Maria Bencke 

Em 05 de julho de 1992 o Berty decidiu homenagear seu pai, Edwin Bencke, realizando um Concerto em Monte Alverne, e executando o Tango Lorentina de autoria de Edwin Bencke. 

Patrocinado por Jacó Weiand e esposa, melhoramos o visual da Orquestra através de um uniforme novo: camisa, blusa e gravata. Com o emblema da OCVAT estampado no peito, lá fomos nós cheios de orgulho. A calça ou saia ficavam por conta de cada integrante. As blusas e camisas foram confeccionadas pela Sra. Elaine Dietrich. Mais tarde, confeccionamos também um estandarte. Depois chegou a vez das pastas com o logotipo para serem usadas em apresentações. 

Com a colaboração do Lions Clube de Estrela, organizamos e realizamos a 2º Noite Estrelada. Desta feita no Colégio Santo Antônio. Foi no dia 25 de agosto de 1992, em benefício da Vovolândia São Pedro de Estrela. 

Também realizamos Concerto em homenagem aos 100 anos do CEAT de Lajeado, em 17 de outubro de 1992. Em 23 do mesmo mês nos apresentamos no Pavilhão da Comunidade Evangélica de Vera Cruz. Apresentador: José Augusto Horn. 

Tornou-se necessária a aquisição de mais cinco microfones, cinco pedestais, cinco suportes de microfone, um triângulo, quatro cabos para microfone e um timbó para percussão. Também foram comprados dez metros de tecido azul para cobrir o fundo do palco e enfeitar com estrelinhas, simulando desta forma as Noites Estreladas. 

No ano de 1992, apresentamos o Grande Concerto de Natal de forma diferente. Tivemos a participação do grupo de teatro “ART & MANHA”, coordenado por Irineu Haberkamp e do Coral Vozes da Cartel, sob a regência de Osmar Agostini. Naquele ano não houve, como nos anteriores, a participação do Pe. Marino e do P. Otto Porzel, porque a peça que seria encenada já traria em seu contexto uma significativa mensagem natalina. O nome da peça a ser encenada era: O Boi e o Burro no Caminho de Belém. 

Em 1993, éramos 30 músicos, solistas, maestro e apresentador. O Concerto alusivo aos 117 anos do Município de Estrela, teve lugar no Lonão de Eventos da Semana do Município, no dia 20 de maio. Na oportunidade, a OCVAT homenageou o Prefeito, 1ª Dama e a Secretária da Educação e Cultura. 

Em 27 de agosto tivemos a 3ª Noite Estrelada, organizada pela OCVAT, Rotary Club e Rotaract em benefício do Jovem Músico Carente de Estrela. 

De conformidade com os Estatutos em vigor, foi convocada uma Assembléia Geral Ordinária para o dia 31 de agosto de 1993. 

Nessa Assembléia foi eleita a diretoria para o período de agosto de 1993 a agosto de 1995. Foram escolhidos por aclamação, os seguintes: Pres. Berty E. Bencke; Vice-Pres. Alfonso Haas; Secr. Arcênio Drehmer; 2º Secr. João Roque Scherer; Tes. Jorge Eidelwein; 2º Tes. Elmir Allgayer; Diretor Art. Irineu Krüger; Rel. Públ. José Augusto Horn. Conselho Deliberativo: Rui Griesang, Lothar Rückert, Rainer Scheinplfug, Valdir Rasche e Luciana Erthal. A posse aconteceu no mesmo dia da Assembléia. 

Nesse ano, a OCVAT pôde contar novamente com um auxílio financeiro por parte da Prefeitura Municipal de Lajeado e a Municipalidade de Estrela continuava com a subvenção mensal reajustada. 

Mandamos fazer também uma caixa para guardar e transportar o equipamento de som e ao mesmo tempo servir de estrado para o maestro na regência da OCVAT. 

No dia 19 de outubro de 1993, realizamos um Concerto, na igreja evangélica, em homenagem aos 120 anos da Comunidade Evangélica de Estrela. No dia 26 do mesmo mês, na igreja Matriz Santo Antônio de Estrela, o Concerto também foi em comemoração aos 120 anos da Paróquia. 

(continua)

Documento do Acervo do Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário: