ORQUESTRA DO CENTRO CULTURAL 25 DE JULHO - VALE DO TAQUARI - MUSICAL... IDADE PARTE V





MUSICAL...IDADE V 
Vera Maria Bencke 

O Berty queria muito retribuir de alguma forma o trabalho e dedicação dos músicos, mesmo que fosse de maneira simbólica. Até que, após a estréia, com uma pequena reserva em caixa, reunimos o pessoal para uma confraternização de fim de ano, na sede da AABB de Estrela, que conseguíamos através do Elmir e do Jorge que são funcionários do Banco do Brasil. A Orquestra então sentiu-se muito bem em poder brindar seus músicos e familiares com este jantar. Por precaução, as bebidas não foram franqueadas, nem nesta primeira e nem nas futuras confraternizações. 

Eu também quis retribuir à minha maneira, fazendo uma ornamentação natalina e personalizada com o auxílio hábil e criativo de nossa filha Sabine Ana. 

Para aquela noite festiva ainda tínhamos uma boa notícia reservada para dar aos integrantes da Orquestra. Era a seguinte: A partir de março de 1987, teríamos o patrocínio da Empresa Eletrônica SELENIUM Ltda.. Conforme se explica: 

A preocupação com a situação financeira da Orquestra persistia. O ano estava terminando e como faríamos para pagar as despesas com o maestro e partituras no próximo ano ? Não poderíamos parar com um trabalho que começou tão bem, por causa da falta de dinheiro ! Foi então que tive a idéia: Não tenho eu três primos que possuem uma fábrica de alto-falantes ? Isso não tem tudo a ver com música ? 

Nossas mães eram irmãs, logo, somos primos, e eles sempre me chamavam de “Primavera”. Pensei: Vou escrever-lhes uma carta pedindo socorro financeiro para que possamos continuar com nosso trabalho! 

Tomei coragem e escrevi a tal carta explicando tudo e toda a situação. A carta foi enviada no dia 10 de dezembro de 1986, logo após a estréia. A resposta foi positiva. 

Em março de 1987, mais precisamente dia 10, a Orquestra reiniciou suas atividades, e para satisfação do maestro e demais integrantes da Orquestra, constatou-se que houve adesão de novos instrumentistas, o que veio enriquecer ainda mais o trabalho que teve uma estréia tão brilhante. O resultado já se fez sentir através de convites recebidos para novas apresentações. Iniciamos o ano com muita tranqüilidade uma vez que estava garantido o patrocínio já a partir do mês corrente. 

A Orquestra acabara de se tornar autônoma. Conforme ata de reunião de diretoria, o Centro Cultural 25 de Julho “VALE DO TAQUARI”, outorgou plena autonomia à Orquestra que levava seu nome, no que tange à gerência de suas atividades, tanto no campo artístico, apresentações públicas, assim como também na condução e controle de suas finanças. A Orquestra, reunindo todos os músicos, elegeu a sua própria diretoria que ficou assim constituída: Na Presidência, Hugo Breyer; Vice-presidente, Jorge Eidelwein; Secretário, Valdir Rasche; Tesoureiro, Arcênio Drehmer; Relações Públicas, Berty Bencke; Diretor Artístico, Irineu Krüger; Apresentador Oficial, Cláudio Mundel. 

(continua)

Documento do Acervo do Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário: