Meio Ambiente discutido na UAME - Estrela-RS

UAME
Meio Ambiente discutido na UAME
A UAME – União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela – realizou sua assembléia mensal na sede da AMBAPI – Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros.
A convidada foi a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Ângela Schossler, que falou do seu trabalho frente a pasta.
Explicou que por Lei, um aterro deve ser cercado e ter um portão com cadeado, mas infelizmente os portões são arrombados e outras pessoas e empresas invadem o local, despejando detritos que não poderiam fazer parte de aterros.
Um dos grandes problemas atualmente são os resíduos da construção civil, por isso está sendo elaborado um plano de gerenciamento, que está sendo feito em conjunto com empresas que tratam de tele-entulho.
Ângela Schossler destacou está sendo organizado um local, onde o material será depositado e separado, e após a triagem cada item terá destino específico.
Sobre resíduos eletrônicos – TVs, computadores, etc – estes podem ser levados diretamente na Secretaria do Meio Ambiente que envia para a reciclagem.
“Infelizmente atualmente temos apenas um fiscal, mas até o final do ano será feito concurso público para a contratação de mais pessoal”, afirmou.
José Diehl, do Bairro das Indústrias, disse que sua empresa, a Lidiel, está negociando a compra de uma maquia para moer entulhos de construção: “Tudo o que for material de obra, poderemos moer e utilizar para fazer blocos de concreto”, afirmou.
Ângela disse que a prefeitura tem o mesmo projeto, de reaproveitar sobras de obras e demolições, para ser moído e colocado em aterros ou usado como material de concretagem.
O presidente da UAME, Celso Machado, informou que a próxima assembléia será dia 14 de junho, as 19h e 30min na AMBU – Associação dos Moradores do Bairro Boa União.

Matéria e fotos – Luiz Carlos Freitag

Nenhum comentário: