Estrela-RS - Adão e Eva estão voltando para casa


Elas estão voltando para Casa

Em determinado momento, o município de Estrela teve que abrir mão de um espaço importante sob ponto de vista histórico, em favor do progresso e crescimento econômico.

A escadaria que dava acesso ao Rio Taquari na antiga Rua da Praia, hoje Arnaldo J. Diel era fechada na década de 1970 em favor da cervejaria que ampliava o seu parque industrial. No local foi inaugurado em 1924 o antigo Porto de Estrela e lá havia duas estátuas para representar a indústria e comércio local, conhecidas popularmente como Adão e Eva.

Elas foram deslocadas para Rua-Chá Chá Pereira, na escadaria que hoje dá acesso ao Rio Taquari. Mas o curioso disso tudo é que a população nunca se conformou com a idéia.

Porém o tempo, sempre o tempo, com seus caprichos misteriosos, se encarregou em acertar as coisas.

Primeiro foi a Rua Arnaldo J. Diel foi reaberta para população em 2008, e agora, as estátuas estão voltando ao local original, na antiga escadaria que será totalmente reformada pela Prefeitura de Estrela.

O projeto está pronto, e para quem o viu, ficou maravilhado com a idéia da futura obra que deverá ser construída ainda em 2012. O local será revitalizado desde o Belvedere até o primeiro prédio da Compasul, com praça, incluindo ajardinamento, calçadas e bancos para os eternos namorados.

O esforço da atual administração municipal de Estrela-RS, em restabelecer a relação da cidade com o Rio Taquari, deve ser enaltecida  pois nos moldes atuais parecia ter virado as costas para o mesmo.

Texto: Airton Engster dos Santos
Fotos do Memorial da Aepan-ONG mostram as estátuas da Indústria e Comércio na antiga escadaria localizada na Rua Arnaldo J. Diel.





Nenhum comentário: