Aberta 5° Edição da Feira do Livro, na Soges em Estrela







Aberta 5° Edição da Feira do Livro, na Soges em Estrela

Texto e Fotos: Graziela Muniz


Foi aberta oficialmente ontem (21/05) a 5° Edição da Feira do Livro, na Soges em Estrela. Cerca de 600 pessoas participaram da solenidade, que seguiu com palestra do jornalista Alexandre Garcia. Diversas autoridades prestigiaram a ocasião, entre elas o prefeito Celso Brönstrup, a vice-prefeita Irene da Silveira e Secretários Municipais da Administração. Em seu pronunciamento a Secretária Municipal de Educação, Juliana Wagner de Moraes, destacou a valorização da leitura na infância. "Estimulando nossas crianças, vamos formar pessoas com opinião crítica, ética e transformadora. Livros abrem caminho para um universo de viagens", destacou. 
O prefeito Celso Brönstrup falou que a leitura, além de ótimo exercício para o cérebro, estimula o ato de pensar e amplia a capacidade de reflexão do indivíduo. "Livros são alimentos para o desenvolvimento da mente e é indispensável para a cultura." O mesmo foi defendido pelo Jornalista Alexandre Garcia em sua palestra. "A leitura é importante para a civilidade", disse. O jornalista vê o livro como um cúmplice do leitor. "Ele nos permite folhear para frente e para trás, fazer marcações, reler e viajar."
Além de lembrar episódios vividos em Estrela na infância e como o estímulo de sua mãe o tornou um ávido leitor, Garcia também comentou fatos pitorescos sobre matérias realizadas em Brasília. 
Após a palestra, os participantes seguiram para o Ginásio da Soges para a abertura da fita, acompanhados da Banda do Núcleo de Cultura. A decoração alusiva ao tema foi um dos destaques. 
Hoje a programação segue extensa, com Hora do Conto na parte da tarde e de noite, palestra no Salão Social da Soges, com a professora Jane Haddad, sob o título "Famílias Modernas e Filhos Pós-Modernos." O evento, que inicia-se às 19h30min é aberto à comunidade e gratuito.

Títulos

Cerca de 17 mil títulos estão disponíveis na Feira do Livro, através das livrarias Spazzo e Armazém. Os preços variam e os mais acessíveis saem por R$ 0,50. Cerca de 10 mil pessoas devem participar da programação, que segue até dia 26.

Leitores

Um espaço será disponibilizado para que o visitante possa confeccionar sua carteira de leitor da Biblioteca Pública, dia 25, das 18h às 21h e dia 26, das 8h30min às 11h30min. Para fazer o documento é necessário comprovante de endereço e identidade. Não haverá custo e o leitor poderá fazer uso de um acervo com mais 28 mil exemplares.

Nenhum comentário: