Estrela recebe assessoria em Alimentação Escolar




Cecane/UFRGS - Estrela recebe assessoria em Alimentação Escolar 
Por ILOCIR JOSÉ FÜHR

O município de Estrela está recebendo Assessoria em Alimentação Escolar. Estão em visita à Secretaria Municipal de Educação (Smed) as assessoras Gabriela Rodrigues Bratkoski e Bárbara Rodrigues Rocha.
Trata-se do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição da Escola (Cecane), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É uma parceria do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE) com as universidades federais. No Rio Grande do Sul é a UFRGS.
Dentro do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição da Escola (PNAE), todos os municípios gaúchos serão contemplados com a assessoria. Mais de 100 deles já receberam a visita do Cecane. 
O município de Estrela está sendo visitado esta semana. Após uma conversa com a secretária de Educação, Juliana Moraes, as assessoras tiveram encontro com os representantes do Conselho de Educação, na manhã desta terça-feira (10/04).
Está sendo analisado todo o processo da alimentação escolar que, em Estrela, atualmente é consumida por cerca de 3 mil alunos. Nesta quarta-feira (11/04), as assessoras visitam as escolas municipais, bem como a Cozinha Central. 
A partir do diagnóstico, o Cecane elaborará relatório e apresentará sugestões de melhorias ao atual processo. "Tivemos uma boa impressão de Estrela. Aqui é o primeiro Município que tem uma Cozinha Central", salientou Bárbara. 
Outro ponto positivo, segundo Gabriela, é que Estrela investe mais de 30% (exigência legal) dos recursos repassados pelo governo federal na aquisição de alimentos junto à agricultura familiar. "O percentual chega a 38,44%", comentou.

Nenhum comentário: