Estrela-rs maior índice de desenvolvimento socioeconômico no Vale do Taquari

ESTRELA - A Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) dos municípios e do Estado do Rio Grande do Sul, referentes ao ano de 2009, nesta quarta-feira (21/03). Estrela obteve a 17º posição no Estado com o índice de 0,800, acima da média estadual, que é de 0,776.

Estrela apresentou elevação de 2,6% no bloco Educação, em renda teve crescimento 0,5%, saúde acréscimo 1,7%, e estabilizou no bloco Saneamento e Domicílios. Já no índice geral registrou acréscimo de 1,14%. O município possui três dimensões com indicadores acima de 0,800 — que é considerado alto desenvolvimento. O Idese de Estrela referente a 2009 foi superior ao de 2008, quando o índice geral atingiu 0,791.

De acordo com o prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, a inclusão do município no bloco dos melhores municípios do RS em Desenvolvimento Socieconômico, reflete o compromisso do Governo de Estrela de investir e dar atenção a todos os grupos. “Realizamos ações conjuntas tanto na saúde como na educação, infraestrutura, atrações de novas empresas e saneamento, os resultados são visíveis”, enfatiza. Ele ainda ressalta que não é possível melhorar somente em um bloco, todos os quatro são interligados e consequência de si mesmos.

Sobre a FEE

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) é uma instituição de pesquisa, vinculada à Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Foi instituída em 1973 (Lei n.6624 de 13/11/1973), tendo origem no antigo Departamento Estadual de Estatística (DEE).

A FEE é a maior fonte de dados estatísticos sobre o Rio Grande do Sul. Dispõe de importante acervo de informações, pesquisas e documentos de natureza socioeconômica. Nela atua uma equipe multidisciplinar composta por profissionais que realizam estudos, pesquisas e análises, divulgados regularmente em publicações impressas e on-line.

Veja os indicadores:
Geral - 0,800
Educação - 0,907
Renda - 0,832
Saneamento e Domicílios - 0,579
Saúde - 0,887

Mais informações: www.fee.rs.gov.br

TEXTO e FOTOS: JOSUÉ GARCIA

Nenhum comentário: