Jornal Nova Geração - Comemora 46 Anos Hoje


Edição Especial 1976
100 Anos de Estrela-RS
10 Anos Jornal Nova Geração
Acervo - Memorial da Aepan-ONG



Jornal Nova Geração - Fundação

Um grupo de amigos resolveu criar uma publicação semanal para cidade de Estrela. Na época o município não tinha jornal distribuído de forma regular.

Em 1965 o point de encontro dos jovens  estrelenses era o Bar Columbus (Bar do Professor), localizado na Rua Coronel Flores, cujo proprietário Rodolfo Rath, que escrevia um boletim informativo para a Associação Comercial de Estrela. Segundo consta era um jornalzinho de balcão. Rath vivia desafiando a juventude para criação de um jornal na cidade, e tanto fez que um dia a turma resolveu se unir para colocar a idéia em prática.

O projeto inicial era fazer um jornal de balcão, mas o sucesso da publicação foi tão grande que seus fundadores tiveram que definir um novo modelo para seu plano de ação.

Durante o tempo que se passou, da decisão de fazer o jornal até sua efetivação, criou-se grande expectativa na cidade. Foi implementada uma campanha que dizia “Aí vem o Nova Geração¨, sem contudo ser revelado qual seria o produto. O nome escolhido foi sugestão de Euds Pereira Furtado.

As primeiras edições circularam com cinco páginas, contendo editorial, colunas social, esportiva e variedades.

A partir da primeira edição do novo jornal o Grupo de amigos fundadores do Jornal Nova Geração começaram a realizar eventos. Eram reuniões dançantes, torneios de futebol de salão e vôlei entre outras atividades. Tudo girava em torno do Jornal.

O Jornal Nova Geração nasceu em 13 de janeiro de 1966, quando circulou a primeira edição. A primeira equipe do NG tinha: Antônio Rücker, José Luiz Azambuja, Danilo Bersch, Paulo Rücker, João Batista de Queiroz, Paulo Ademar Gomes, Adilson Fauth, Normélio Eckert, Edu Pereira Furtado, Rosemari Noururer, Adonis Fauth, Bernadete Eckert Fauth e Euds Pereira Furtado.

Durante o primeiro ano, o jornal circulou apenas com textos mimiografados. Foi somente no seu primeiro aniversário que o Jornal Nova Geração retratou em sua capa a primeira fotografia. A censura existente no Brasil em razão do regime militar exigiu muita atenção dos colaboradores do NG.

A primeira sede funcionava na Rua Coronel Flores.

Foram ideias revolucionárias de uma época que movimentaram a cidade de Estrela e fizeram história.

Pesquisa - Airton Engster dos Santos
Fonte - Memorial da Aepan-ONG

Nenhum comentário: