Estrela-RS - Projeto realiza encontro com 11 escolas municipais

Estrela-RS - Projeto realiza encontro com 11 escolas municipais

Na tarde desta quinta-feira (30/11), no ginásio da Escola Municipal Odilo Afonso Thomé, no Bairro Imigrantes, ocorreu o encontro do Projeto Cidades Virtuais: Civitas, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em parceira com a Secretaria Municipal de Educação, com foco na formação dos professores dos quartos anos do ensino fundamental.

No encontro foram apresentados ao grupo trabalhos desenvolvidos durante o ano com as educadoras com a proposta de que os professores e alunos interagissem cooperativamente na tomada de decisões e no planejamento de uma cidade virtual, bem como na definição de normas de convivência urbana em seus aspectos sócio-ambiental, histórico-cultural, ético-estético e político-econômico, gerando subsídios para reflexão crítica, tanto dos conteúdos curriculares quanto dos valores implicados.

De acordo com a mestranda em pedagogia e coordenadora do Civitas, Kelly Souza, o projeto propõe desenvolver um modo alternativo para intervir na pedagogia das séries iniciais (entre 8 e 10 anos). "Ele explora o aporte das tecnologias com conteúdos digitais, enquanto inseridas numa dimensão ético-criativa configurada no pensamento crítico-analítico, na cooperação social, na preservação ambiental, na escuta e no respeito à diferença", lembra.

Para a secretária Municipal de Educação, o Civitas é o grande exemplo da "aprendizagem significativa" sendo que a imaginação e a criatividade foram os grandes condutores deste rico projeto. "O Civitas envolve construção, conhecimento, pesquisa, entrevistas, envolvimento, ação e intenção. Tudo o que envolve a construção de uma cidade desde as necessidades mais básicas às questões mais complexas", lembra.

O Civitas ocorre desde 2010 em Estrela, sob a coordenação de Patrícia Branco ele abrange também os municípios de Mato Leitão, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires.

Nenhum comentário: