Estrela trabalha na elaboração do Plano Municipal de Saneamento

Secretaria do Meio Ambiente de Estrela-RS

Saneamento
Estrela trabalha na elaboração do Plano Municipal de Saneamento

ESTRELA – Na segunda-feira, dia 19, estiveram em reunião nas dependências da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, técnicos da pasta e integrantes da Ampla Consultoria e Planejamento, de Santa Catarina, para tratar da Elaboração do Plano de Saneamento do município.

A empresa licitada para realizar o Plano de Saneamento esteve representada por seus engenheiros sanitaristas, cada um responsável por diagnosticar e propor soluções para cada área específica que englobará o plano: drenagem pluvial, gerenciamento de resíduos sólidos, abastecimento de água e tratamento de esgoto.

Foi feita uma breve explanação a respeito da situação atual do município em termos de saneamento e em seguida os técnicos da Ampla, acompanhados pelos técnicos da Secretaria, realizaram visitas a locais, secretarias e entidades, a fim de obter informações que irão subsidiar o Plano de Saneamento de Estrela.

O Plano Municipal de Saneamento Básico é estabelecido pela Lei Federal 11.445/07, e é um instrumento de planejamento que estabelece diretrizes para a prestação dos serviços públicos de saneamento, e deve atender os princípios básicos, entre eles a universalização. O Plano constitui ferramenta de planejamento e gestão para alcançar a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população.

Os serviços a ser objeto do Plano de Saneamento Básico, compreendem:

a) Abastecimento de Água Potável: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição;

b) Esgotamento Sanitário: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitário, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no meio ambiente.

c) Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas.

d) Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas.

TEXTO e FOTOS: DIVULGAÇÃO/PME

Nenhum comentário: