Estrela adere ao Sistema Nacional de Cultura e empossa conselheiros



O município de Estrela agora está credenciado ao Sistema Nacional de Cultura. A cerimônia de assinatura do termo ocorreu na manhã desta terça-feira (29/11), no auditório da Câmara de Vereadores, durante a I Conferência Municipal de Cultura. 

Em seu pronunciamento a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Belkis Carolina Calsa, dimensionou a importância do evento para o município, enfatizando que o Governo de Estrela aposta na universalização da cultura. "Hoje é um marco para a história da cultura do município e, com a iniciativa da Conferência queremos envolver toda a comunidade para discutir e fomentar a cultura", ressaltou.

Já o prefeito, Celso Brönstrup, falou sobre a importância de beneficiar todas as formas de cultura e expressões existentes no município. "Queremos dar espaço a todos e de uma forma coesa ouvir suas reivindicações", lembrou. 

Ainda durante o evento o prefeito, empossou o Conselho Municipal de Cultura, representado da seguinte maneira: Poder Executivo, (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo): Titular: Belkis Carolina Calsa, suplente: José Renato Schneider; (Secretaria Municipal de Educação): Titular: Alexandre de Oliveira Azevedo, suplente: Anelise Hunecke; (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano): Titular: Maria T. H. Mallmann, suplente: Nardi Afonso da Silva; (Secretaria Municipal da Fazenda): Titular: Fernanda Marmitt, Suplente: Júlia Fröhlich; Sociedade Civil, (Poder Legislativo): Titular: Valmor Griebeler, Suplente: Aneli Prediger Joris; (Acie e CDL): Titular: Andréa Desbessel (Acie), Suplente: Elmari Lohmann (CDL); (Núcleo Cultura de Estrela): Titular: Zuleica Reginato Rambo, Suplente: Marcelo Garcia Fortes; (Entidades de Cultura e Folclore): Titular: Antônio Albino Köhler (CTG Estrela do Rio Grande), Suplente: Marli Inês Torriani Borges (Società Fiori Dei Piani); (Museu Residência Família Schincke): Titular: Werner Schinke e Suplente: Gisela Schinke.

Ainda participaram como palestrantes, Carla Chilanti Pinheiro, assessora de cultura da Famurs e José Carlos Martins, presidente do Codic Estadual.

Inventário Cultural de Estrela 
Outro passo importante dado no contexto da cultura, durante a I Conferência, foi à apresentação do Inventário Cultural de Estrela, que apresentou todos os espaços e entidades relacionadas à cultura no município.

Nenhum comentário: