Sérgio Leopoldo Horn

Sérgio Leopoldo Horn
Ciclista, corredor, patinador, motorista de ônibus, ator, enfermeiro, poeta e morador de Estrela. Este é Sérgio Leopoldo Horn. Aos (74) anos ele é uma das pessoas mais conhecidas da cidade.

Quando jovem, o estrelense participou e venceu diversas competições ciclísticas. Seus maiores feitos na área foram as participações no Sul Brasileiro que ocorreu em Curitiba, prova na qual ficou em 9º lugar e, em 1971, na Competição Estadual de Ciclismo. Nesta, Horn conquistou o primeiro lugar. 

Aos 58 anos, ele conheceu a patinação ao assistir um ensaio de crianças. “Me encantei. Falei com a professora e disse que queria patinar, mas ela ficou assustada. Imagine, começar a patinar com mais de meio século de vida. Mas eu insisti e aqui estou eu, voandosobre as rodas dos patins”, diz Horn, orgulhoso.

Homologado pelo Rank Brasil como o patinador mais idoso do Brasil, “Sergião”, como é mais conhecido no município e arredores, levou o nome de Estrela à diversos lugares. “Fui ao programa do Faustão e da Eliana. Já me apresentei em Montenegro, Lajeado, Imigrante, Cruz Alta, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Santa Clara e muitos outros. 

Mas sou daqui. Minhas raízes estão aqui”, diz Horn. “Nunca pensei em sair em definitivo de Estrela”, garante. Sergião conta que sua família ajudou a erguer a cidade. “No início Estrela era só mata fechada. 

Meus antepassados auxiliaram na construção da cidade”, diz ele, que atualmente auxilia a cidade espalhando cor e enchendo os olhos dos cidadãos com suas apresentações esporádicas pelas ruas e levando o nome da cidade por onde quer que passe. “Tenho orgulho de onde venho. Nasci no hospital daqui, cresci aqui e vou viver aqui até completar meus 1 5 0 anos. 

Sou p a r e c i d o com Estrela, pois, quanto mais velho fico, mais jovem me sinto”, garante o poeta.

Matéria Jornal Nova Geração de Estrela-RS

Nenhum comentário: