Rádio Alto Taquari - Novo capítulo em sua gloriosa história














Rádio Alto Taquari
“Uma vida a serviço da comunidade”

Em 10 de julho de 1948, na presença de autoridades municipais e estaduais, há 60 anos, inaugurava-se a pioneira emissora Rádio Alto Taquari de Estrela. A primeira no Vale do Taquari.

O projeto foi idealizado por Arnaldo Ballvé, juntamente com empreendedor, Adão Henrique Fett, mesmo sendo pequena a comunidade com poucos receptores de rádio.

Os estúdios da Rádio Alto Taquari, funcionavam inicialmente nos altos do prédio da Importadora Alto Taquari de propriedade de Adão Henrique Fett, transferindo-se na década de 60 para o Abrigo Municipal, localizado na praça Menna Barreto. Desde 1974, a Rádio opera no 2º andar do Edifício Princesa, na Rua Fernando Abott, no centro do município.

O parque dos transmissores funcionou inicialmente no moro do Colégio Martin Luther. Em 1972 a emissora adquiriu uma área na chacrinha em Arroio do Ouro, onde está instalada a antena. Um prédio no local abriga os transmissores.

A Rádio Alto Taquari, teve ao longo de sua história três prefixos ZYN 9, ZYH 81 e ZYK 241. A potência da emisora também teve uma evolução constante 100 watts, 250 watts, 1.000 watts e 5.000 watts.

Alguns nomes fizeram e fazem parte da história dessa emissora: Paulo Amaro Salgado, que, na condição de Diretor do Grupo Emissoras Reunidas, teve importante participação no momento de decidir pelo Município de Estrela para a instalação da Rádio, da qual veio a ser o primeiro gerente.

Os primeiros locutores esportivos da Rádio foram Afonso Reis e Oscar Chaves Garcia – pai do jornalista da Rede Globo Alexandre Garcia. Foi Oscar Chaves Garcia que recuperou as tradições germânicas dos bailes de kerb na região, das gildas e dos gols espichados.

Ataíde Ferreira, grande locutor e excelente cantor. Apresentou, em parceria com Antonio Carlos Porto, o primeiro programa de auditório, que se chamava Bazar de Novidades, que ia ao ar após as missas de domingo, lotando as dependências da Rádio. O programa lançou muitos artistas locais, e Ataíde Ferreira ocupou, depois, por longo período, o cargo de gerente da emissora.

Antônio Carlos Porto, grande comunicador, construiu sua sólida reputação com trabalho sério e competente. Fez sucesso na Rádio Alto Taquari, transferindo-se depois para Porto Alegre. Adolfo Ziebell, gerente e músico, deu início às danças tradicionais do Festival do Chucrute na década de 60.

Da equipe do rádio-teatro participaram Eunice Lopes, Miss Estrela e Vale do Taquari; Neli Lenhardt, também produtora de programas da Rádio; e Beatriz Porto, irmã de Antônio Carlos Porto.

Grandes locutores, que abrilhantaram o quadro da emissora, Petrônio Cabral, Sérgio Zambiasi, João Carlos Terlera, Walmor Bergesch, Érico Sauer, Odone Neves, Renato Paz, Adauto Azevedo, Paulo Rogério Tavares e Gerson Teixeira. Outros nomes que passaram pela emissora e ligados a comunicação no Vale do Taquari: Oswaldo Carlos van Leeuwen, hoje, consagrado empresário, é proprietário do Jornal O Informativo do Vale. Também o jornalista Paulo Roberto Pochmann de Quevedo, Diretor e Editor do conceituado Jornal Folha de Estrela.

Gerentes com excelente atuação pode-se destacar os Srs. Waldir Sudbrack, Vilmar Borges de Quevedo, Luiz Alberto Vargas, Silva Filho, Luiz Carlos Freitag e Lauro Schmitt, além de outros profissionais.

Alice Dannebrock, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de gerente na emissora.

Preservando as tradições dos colonizadores, a Rádio Alto Taquari sempre se destacou por promover, além de uma programação de alto nível, grandes eventos sociais, esportivos e culturais, valorizando os artistas locais e promovendo a integração da comunidade.

Programas de auditório, shows, Festa de Maio – Femai, com apoio do Município, grande exposição, feira, com centenas de expositores e atrações especiais, comemorativa ao aniversário de Estrela. Concursos de beleza, como a Rainha das Praias do Taquari e o Baile das Debutantes, mais tarde assumido pela Soges, o Festival da Criança, e ainda, Chegada do Papai Noel, são exemplos de alguns eventos já promovidos pela Rádio.

O apoio às promoções de outras entidades em acontecimentos esportivos, bailes especiais, noite de cultura, comemorações cívicas e exposições, comprova a integração, a harmonia, a sintonia existente entre a emissora e a comunidade do Vale do Taquari.

Contava com uma equipe de profissionais de altíssimo nível, que atua com entusiasmo e competência, registrando fatos e acontecimentos da Região e levando ao ouvinte musica, esporte e informação. Os profissionais dessa emissora estavam sempre atentos aos anseios da comunidade.

Funcionários da Rádio Alto Taquari em 2008 quando a Rádio comemorou 60 Anos no Ar: Alice Dannebrock, Alexandre Zeilmann Weissheimer, Alexandre Norberto Engster dos Santos, Clori Antônio Borges, Fernando Joriz, João Pedro Stacke, Joilson Marcelo Pereira, Lauro Evaldo Schmitt, Luis Alberto Ruschel, Luis Fernado Wagner, Marlize Pletsch, Patrícia Hoss, Silvia Maria Vargas, Taís Cristina Pinheiro, Tiago Fabrício Cardoso, Inácio Antônio Schmitt e Jonas Klein.

Fundador da Rádio Alto Taquari:

Conversamos com o casal, Sr. Rubem Ruschel que foi subprefeito do distrito sede de Estrela e Sra. Eva Fett Ruschel, filha de Adão Henrique Fett, fundador da Rádio Alto Taquari conjuntamente com Arnaldo Balvé. Fomos gentilmente recebidos no escritório da família Ruschel, localizado no Centro de Estrela, quando relembramos a trajetória do dinâmico ex-prefeito:

Adão Henrique Fett foi prefeito de Estrela, em dois mandatos (1951-1955 e 1963-1969), deputado estadual eleito suplente em 1958 assume vaga de titular no ano de 1960 em substituição a Manoel Braga Gastal. Fett foi também empresário no Vale do Taquari, nascido em 12 de agosto de 1904, em Bom Retiro do Sul, filho de Jorge Fett e Paulina Arnt. Faleceu em 22 de outubro de 1984, sepultado no Cemitério Evangélico de Estrela junto com sua esposa Darcyla Einloft Fett.

Com apenas 18 anos de idade, Adão Fett foi ao Rio de Janeiro assistir os festejos do centenário da Independência do Brasil. No mesmo dia das comemorações foi oficialmente inaugurada a sete de Setembro de 1922 a primeira rádio do Brasil, "Rádio Sociedade do Rio de Janeiro".

Com um transmissor de 500 watts, da Westinghouse, no alto do Corcovado - RJ, para 80 recepts. O primeiro programa foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa. A Instalação de fato aconteceu aos 20 de Abril de 1923 com Roquete Pinto e Henry Morize.

Adão Henrique Fett não teve dúvidas, motivado pelos acontecimentos no Rio de Janeiro aprendeu os rudimentos de comunicação por rádio, e foi pioneiro como radioamador no Vale do Taquari. Foi o primeiro a montar aparelhos receptores de rádio.

Em 1941, por ocasião da maior enchente já verificada no Rio Taquari, Adão Henrique Fett, passava as informações da região para defesa civil estadual através do Rádio Amador PY 3IL.

Nesta época Fett fez grande amizade com Arnaldo Balvé, que também era radioamador e proprietário da rede de rádios Reunidas. Inclusive Balvé viria a tornar-se padrinho de casamento de Eva Fett Ruschel.

Em 1948 resolveram criar a Rádio Alto Taquari de Estrela. As dificuldades eram enormes. Adão Fett providenciou tudo, antena e local para estúdio junto ao prédio da Importadora Alto Taquari.

A estação de rádio estava instalada, agora havia mais um obstáculo a ser superado: A população não tinha receptor de rádio. Adão Henrique Fett mandou confeccionar 2.000 aparelhos dos afamados rádios CLIPPER, já tão conhecidos no Brasil, fabricados por Assumpção S.A., em São Paulo.

Mas havia outro problema maior ainda, a energia elétrica era pouca para funcionamento dos rádios. As redes elétricas não alcançavam a maioria das residências. Lá foi Adão Henrique Fett providenciar cata-ventos para carregar baterias que serviram para alimentar os rádios. A partir de 1951, como prefeito investiu na produção de energia na Cascata de Santa Rita.

D. Eva Fett lembra que muitas pessoas informavam por carta sobre o recebimento do sinal das ondas da Rádio Alto Taquari. Nos dias de aniversário da Rádio aconteciam grandes festividades. D. Eva disse que a fundação da Rádio Alto Taquari foi um marco para toda região. Falou dos comunicadores Oscar Chaves Garcia, Ataíde Ferreira e Talo Porto com grande desempenho nos microfones da emissora. Destaca outros membros da primeira equipe da Rádio: Maria Silvia Schütz, Rovena Chilardi, Geraldo Fonseca e Telmo Gastão Fischer. Todos iniciaram em julho de 1948. Na festa de 1968, por ocasião do 20° aniversário da Rádio Alto Taquari de Estrela, Frederico Arnaldo Balvé foi homenageado. Neste mesmo dia a Rádio recebeu título de ‘Utilidade Pública” em solenidade realizada na Câmara Municipal de Vereadores.

O Sr. Rubem Ruschel destaca os desafios para produção de energia quando Adão Henrique Fett como prefeito investiu dois milhões de cruzeiros e estendeu rede elétrica até o distrito de Roca Sales, naquela época território de Estrela.

Homenagem:
Prefeito Adão Henrique Fett – Nome da ponte sobre o Arroio Estrela, com acesso ao Bairro Centro pela Avenida Rio Branco e Coronel Müssnich e nome de rua no Loteamento Popular III. Arnaldo Balvé - Nome de rua em Estrela, no Bairro dos Estados.


Profissionais de Soledade: Zambiasi, Lauro Schmitt e Reichembach:
No início da década de 1970, Vilmar Borges de Quevedo, foi buscar na Rádio Cristal de Soledade-RS três profissionais que fizeram história na Rádio Alto Taquari. Na ordem vieram João Antônio Reichembach, Sérgio Pedro Zambiasi e Lauro Evaldo Schmitt. Em soledade os três jovens já tinham iniciado juntos na carreira de comunicares. Na medida em que foram cumprindo o Serviço Militar vieram para Estrela.

Sérgio Zambiasi, hoje Senador pelo Rio Grande do Sul, chegou a Rádio Alto Taquari em 1971. Afirma que Estrela foi um marco especial em sua vida. “Tenho uma história íntima e muito próxima do povo de Estrela. O cara que foi acolhido na Rádio Alto Taquari hoje é Senador da República. Deixei minha história em Estrela para buscar novos horizontes em Porto Alegre. Vim de Soledade, trabalhei com o Lauro, com o Luca na Rádio de Estrela. Morava na Pensão da Vava”. Disse em 2004, quando esteve em Estrela para compromissos como Senador: “Vocês são responsáveis por eu ser Senador... primeiro me acolheram na Rádio Alto Taquari, depois votaram em mim maciçamente para Senador”. Estava emocionado.

Lauro Evaldo Schmitt, iniciou em 1972 suas atividades na Rádio Alto Taquari. Chegou a gerencia. Lauro é o mais antigo profissional da Rádio com 36 anos de serviços prestados. Apresenta o programa Realidade e Rádio Jornal do Vale ao meio dia. Recebeu o título de Cidadão Estrelense e mais recentemente título de Cidadão de Imigrantense. Lauro fala com saudade da época em que Quevedo foi buscá-los em Soledade. “Chegamos muito jovens a Estrela, mas fomos bem acolhidos. Aqui casei, constitui família e sou feliz”. Lauro conhece de cor a história da emissora. Lembra que Reichembach e Zambiasi que chegaram um ano antes. Amigo de Zambiasi disse que o mesmo é muito competente e ganha ouvintes pela forma interessada como trata os diversos assuntos que dizem respeito à cidadania. “Ele sempre foi assim... É o rei do estúdio, finaliza Lauro”.

Equipe Esportiva da Rádio Alto Taquari
60 anos de emoção nos gramados e ginásios...


A pioneira rádio do Vale do Taquari, hoje com 60 anos, sempre acompanhou de perto o futebol regional e principalmente os campeonatos amadores e a trajetória do Estrela-FC, desde os tempos em que surgiu a emissora em 1948.

A equipe esportiva "Show de Bola" narrou e comentou os mais marcantes fatos esportivos da cidade como a participação do Estrela FC na primeira divisão do futebol do Rio Grande do Sul, na década de 1970 ou na segunda divisão do certame Gaúcho nos anos subseqüentes.

Também deu cobertura e incentivou outras competições ao longo dos anos, principalmente promovidas pela LEFA - Liga Estrelense de Futebol Amador ou de clubes sociais como SOGES e Sociedade Rio Branco, principalmente futebol-sete ou salão.

Também transmitiu finais de campeonatos como o Gaúcho, entre Grêmio x Juventude em 2007; Internacional x Juventude em 2008; as finais da Copa Libertadores da América de 2006 entre São Paulo e Internacional; entre Grêmio x Boca Junior em 2007. Transmitiu inclusive alguns jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Transmitiu de forma ao vivo (direto dos ginásios) os Campeonatos Brasileiro e Gaúcho de Basquetebol.

Alexandre dos Santos, que era membro da Equipe de esportes da Rádio Alto Taquari, lembra que ao longo dessa história esportiva da rádio, nomes consagrados passaram pelos microfones da emissora como Antônio Carlos Porto, Afonso Reis, Oscar Chaves Garcia e Érico Sauer, dentre muitos outros. Ressalta também colegas que atuaram nas jornadas esportivas nos últimos anos como Adauto de Azevedo, Clori Borges, Gerson Teixeira, Luis Fernando Wagner, Paulo Finck e Verner Dahmer (falecido em acidente de trânsito) além da equipe técnica: Inácio Antônio Schmitt e Anderson Pereira da Silva.

Alexandre disse ainda que "Em nome dos antigos  companheiros, agradeço pelo carinho que nos foi dispensado no longo desses anos, obrigado".

Morte trágica de radialista:

Talvez um dos momentos mais difíceis para Rádio Alto Taquari foi o acidente que vitimou o Comunicador Verner Dahmer. O radialista da Rádio Alto Taquari, de Estrela, morreu em 04 de janeiro de 2008, num acidente de trânsito no quilômetro 46 da RS-129, na estrada que liga Estrela a Colinas. Dahmer dirigia o Gol placas AKL-4146, unidade móvel da rádio, no sentido Colinas-Estrela, quando perdeu o controle da direção e chocou-se de frente com o caminhão placas IMY-7345, de Colinas, dirigido por Nélson Gattermann (56). Chovia no momento do acidente e Verner não conseguiu controlar o carro. Deixou a esposa Rose e dois filhos. Ele foi enterrado em Westfália.

Outubro de 2011 - A Concessão da Rádio Alto Taquari de Estrela AM 820 agora é parte integrante do Grupo Independente. 
O negócio fechado nesta semana com a Rede Tchê, a quem pertencia o veículo de comunicação, marca o início de uma nova e importante fase na história de 63 anos da rádio estrelense, uma das mais antigas da comunicação do Estado.

A emissora passa a ser denominada Rádio do Vale AM 820 e vai fortalecer o relacionamento e a comunicação com seus ouvintes.

A nova programação será inserida gradativamente no ar, com novidades diárias.


Terá foco em informação, em serviços e entretenimento, buscando ampliar a sintonia com a comunidade regional.

O investimento representa um novo desafio assumido pelo Grupo Independente no ano em que completa seis décadas de sua emissora AM, a Rádio Independente AM 950 de Lajeado.

“A Rádio Alto Taquari é uma grande rádio e de tradição entre os ouvintes. Dispõe de um espaço no 'Dial' do rádio de muita importância e de cultura dos ouvintes da nossa região.

Com nossa equipe e know-how queremos aprimorar o trabalho feito”, destaca o diretor do Grupo Independente, Ricardo Brunetto.

Segundo ele, o objetivo é aplicar na Rádio do Vale AM 820 o perfil com o qual os ouvintes do Grupo já estão acostumados.

“Ou seja, investiremos forte em conteúdo de qualidade e da questão social, esse é o nosso negócio”, completa.

Para isso a equipe de trabalho será incrementada e contará com o empenho de profissionais de renome da nossa região.

A Rádio do Vale AM820 vai permanecer com sua sede em Estrela.

No local irão funcionar os estúdios e os departamentos administrativo, produção e comercial.

A gerência e a gestão da empresa serão centralizadas nas instalações do Grupo Independente em Lajeado.

Pesquisa e texto: Airton Engster dos Santos e Jorge Scherer

Referência:Rádio Alto Taquari ZYK 241 – 820 Khz – 40 anos – Editado em 1988,Grande Expediente Assembléia Legislativa RS – 2003 – Rádio Alto Taquari – 55 anos,Diálogos com Rubem e Eva Fett Ruschel, Sérgio Zambiasi, Lauro Evaldo Schmitt e Alexandre dos Santos.Imagens: Aepan-ONGMatéria publicada no Jornal Folha de Estrela – Caderno Especial,http://www.nossadica.com.br/ e Overmundo.

Nenhum comentário: