Histórias da Nossa História - Estrela-RS - Estudo Político – Administrativo década 1920

Pesquisa Airton Engster dos Santos
Histórias da Nossa História - Estrela-RS - Estudo Político – Administrativo década 1920
Histórias da Nossa História - Estrela-RS - Estudo Político – Administrativo década 1920
Estrela – Rio Grande do Sul - Estudo  Político – Administrativo década 1920

A Lei Orgânica em vigor  era de 1892.

Estrela pertencia ao primeiro distrito  eleitoral  federal  e seu eleitorado  em 1922 era de 1.320 eleitores federais  e 2.900 estaduais.

Compunha o município cinco distritos, a saber: Estrela, Pinheiro Machado, Roca Sales, Corvo e Boa Vista.

A Lei Provincial nº 1.865, de 17 de junho de 1889, criou a Comarca de Estrela que foi extinta em 1892. Em 1922 o município fazia parte  como 2º termo   da Comarca do Vale do Taquari, com sede na Vila de Lajeado. 

O município pertencia a Arquidiocese de Porto Alegre, e contava com as paróquias de Santo Antônio, criada por Lei Provincial nº 857, de 2 de abril de 1873 e instituída canonicamente   em 11 de agosto de 1873; a de Roca Sales  criada por provisão em 5 de janeiro de 1909.

Além das matrizes o município contava com as capelas católicas de São Vito na Picada Grande ou Novo Paraíso; São Francisco Xavier na Glória; Sagrado Coração de Jesus  em Corvo; São Miguel na Geraldo; Nossa Senhora do Rosário no Arroio Augusto; Santo Izidro no Campinho entre outras...

Contava com os seguintes templos luteranos: Vila Estrela, Picada Novo Paraíso, Picada Schmidt, Teutônia Sul, Teutônia Norte, Picada Germano, Corvo, Roca Sales, Picada Seca e Picada Fazenda Loohmann.

Tinha também nesta época uma Loja Maçônica Luz da Teutônia.

Até então o município havia sido administrado por: Coronel  Joaquim Alves Xavier, Pérsio de Oliveira Freitas, Coronel Francisco    Ferreira de Brito, Tenente Coronel Nicolau Müssnich e Coronel Manoel Ribeiro Pontes Filho reeleito duas vezes.

Texto: Airton Engster dos Santos
Imagens – Aepan-ONG

Nenhum comentário: