Taquari-RS - 162 Anos






História de Taquari-RS

Emancipado em 4 de julho de 1.849, o município de Taquari completa hoje 162 anos, sendo o mais antigo município da região do Vale do Taquari.

A existência histórica da cidade de Taquari vem de um desdobramento natural e de uma expansão dos primeiros núcleos de povoamento no Rio Grande do Sul. A região era inicialmente era ocupada pela tribo indígena dos Patos, que compunham uma nação indígena poderosa, dotada de gênio pacífico e industrioso.
Desde o início, a região se apresentou como um ponto de atração e interesse de ocupação, devido a sua localização e a fertilidade das terras (até hoje notório, visto que a região é a 3ª mais fértil do mundo, como citado anteriormente).

Colonização

Em 1760, o governo português ordena a fundação de uma povoação no local, pois havia um grande interesse dos portugueses em povoar e desenvolver essa região. E para tal, decide enviar os açorianos, habitantes do arquipélago português dos Açores, recebendo do governo total assistência, através da demarcação de terras e entrega de títulos de propriedade.
Apesar de não ser aceito por todos, Taquari pode sim ser considerada a primeira cidade açoriana do estado, pois os açorianos que aqui chegaram, fixaram-se e colonizaram a terra, enquanto os demais andavam por vários lugares, sem se fixarem em nenhum ponto.
Os primeiros povoadores instalaram-se por volta do ano de 1760, após. O principal ponto de instalação era o Passo do Rio Tibiquary. Segundo o historiador Otelo Rosa, o primeiro habitante de Taquari foi o Tenente Francisco da Silva.
Até hoje não se afirma com exatidão a data de Taquari. Entretanto, sabe-se que foi no ano de 1764, através de José Custódio de Sá e Faria, que era o então governador da Capitania de São Pedro do Rio Grande, quando foi criada a Freguesia de Taquari. O documento que comprova as benemerências da administração de José Custódio é uma certidão passada pelo Juiz-Presidente e mais oficiais da Câmara do Continente de São Pedro, instalada na Vila de Viamão (então capital da capitania).
Por volta de 1764, contabilizavam-se em Taquari 60 casais de açorianos, alojados às margens do Rio Tibiquary.

Origem do nome

A palavra "Taquari" é de origem indígena. Ela vem de tacuara (taquara) e y (água, rio). Portanto, Taquari significa "o rio das taquaras", pois nas margens do Rio Taquari havia muitas taquareiras (taquaras), as quais os índios chamavam de tibiquary.

Emancipação

A criação do município de Taquari se deu no dia 4 de julho de 1849, onde a então Freguesia de Taquari se desmembra do município de Triunfo, e é elevado a Vila.
Abaixo, vemos transcrita a Lei Provincial nº 160, assinada pelo então Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande, Francisco José de Sousa, que determina a criação do Município de Taquari:
"O Tenente-General Francisco José de Sousa Soares de Andréa, Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, faço saber a todos os seus habitantes, que a Assembléia Legislativa Provincial decretou e eu sanciono a lei seguinte:
Art. I – Fica elevada à vila, a Freguesia de Taquari, tendo por limites, provisoriamente, os que lhe forem marcados pelo Presidente da Província.
Art. II – Ficam revogadas as disposições em contrário. Mando, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que cumpram e a façam cumprir, tão inteiramente como nela se contém.
O Secretário desta Província faça imprimir, publicar e corre.
Palácio do Governo, na real e valorosa cidade de Porto Alegre, aos 4 dias do mês de julho de 1849, vigésimo oitavo da Independência e do Império.
Francisco José de Sousa Soares de Andréa"
Segundo informações, em 1849, Taquari tinha uma população pouco superior aos 6.500 habitantes.
Em 7 de setembro do mesmo ano são feitas as primeiras eleições para Vereadores. A primeira Câmara de Vereadores foi formada por Antônio dos Santos Praia (vereador mais votado), Manoel Fernandes da Silva, Antônio Caetano Pereira, Antênio de Azambuja Vilanova, Américo de Azevedo Vilana e João Ferreira Brandão.

Municípios emancipados

O município de Taquari, após emancipar-se em 1849, se tornou um dos maiores do Rio Grande do Sul em relação a área territorial. Como conseqüência, muitos municípios surgiram a partir de Taquari, emancipados direta ou indiretamente. Entre eles, podemos citar:
  • Estrela, que se tornou colônia de Taquari em 1856, até sua emancipação em 1876. A partir de Estrela surgiram, entre outras, as cidades de Lajeado, Colinas, Roca Sales, Imigrante e Teutônia, que chegou a ser colônia de Taquari, em 1858.
  • General Câmara, que se emancipou de Taquari em 1881, com o nome de Santo Amaro (usado até 1939). A partir de General Câmara surgiu a cidade de Venâncio Aires.
  • Bom Retiro do Sul, que se tornou distrito de Taquari em 1895, até sua emancipação em 1959. A partir de Bom Retiro do Sul surgiu a cidade de Fazenda Vilanova
  • Paverama, que se tornou distrito de Taquari em 1958, até sua emancipação, em 1988.
  • Tabaí, que se emancipou de Taquari em 1995.

3 comentários:

juaorsi disse...

Prezado Airton,
Também aprecio a história do meu Rio GRande do Sul, através de suas cidades. Gostaria de visitar todas. Mas o faço via internet. Eu descendo do Capitão João Batista Orsi, italiano que casou-se em São José do Norte em 1812, volta com a familia à Itália e novamente vem ao Brasil em 1825 a mando de D.Pedro para cultivar videiras e fabricar vinhos em São Leopoldo e depois Nova Petrópolis. Lendo um texto de professores da Unisinos, dos professores, Martin N Dreher, Arthur Blasio Rambo e Marcos Justo Tramontini, intitulado Imigração e Imprensa,relativo aos registros de títulos de propriedade de terras na zona colonial, que o Capitão João Baptista Orsi solicitou a revalidação de títulos de uma área de terras em Triunfo/Taquari. A minha curiosidade é saber se o referido capitão JBO fixou residência na região. Pergunto porque ele desapareceu de São Leopoldo após ter participado da Revolução Farroupilha, como ferrenho farrapo,o que constatamos em livros de Germano Oscar Moehlecke, Hilda Hubner e outros. Até pensávamos que teria tombado em batalhas, mas ao constatarmos que ele em data posterior(1850), ao término da revolução, 1845, apareceria nesse registro. Cogitamos a hipótese dele ter ficado nessa região e desenvolvido algum empreendimento. Teria o amigo alguma informação à respeito, ou indicaria alguma fonte para pesquisa ?... Agradeço muito pelo acolhimento dessa e desejo muita sorte e saude ao senhor nas suas atividades,
atenciosamente
paulo juarez orsi-Bel. Ciencias Contabeis e Pesquisador nas horas de folga...kkk

Nancy Amarilla Guirland disse...

OLÁ Juan ... Eu sou Nancy Amarilla Guirland, do Paraguai, também sou descendente de Baptista Orsi, preciso contatar você.

Nancy Amarilla Guirland disse...

OLÁ Juan ... Eu sou Nancy Amarilla Guirland, do Paraguai, também sou descendente de Baptista Orsi, preciso contatar você.