Escola Estadual de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros

Escola Estadual de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros
Construtor do Cristo Rei era italiano

Antônio Calça, atualmente com 83 anos de idade chegou a Estrela exatamente quando iniciaram as obras de construção do Colégio Cristo Rei - Educandário marista em Estrela, cuja pedra fundamental foi lançada em 22 de outubro de 1950. A planta é de autoria de Herbert Persson.
Lembra que em torno de 40 trabalhadores ergueram o colégio. A massa e concreto eram feitas à pá. Arreia e tijolos chegavam por carroça ou num caminhão pequeno.  No concreto foi utilizado cascalho do Rio Taquari. No final as janelas ficaram pequenas e tiveram que abrir um pouco mais para melhor ventilação nas salas de aula.
A construção da estátua do Cristo Rei iniciou quando o colégio estava quase pronto.  O Sr. Antônio foi escalado pelo Irmão Valério (Marista) como pedreiro para auxiliar nas obras de construção do Cristo. Antônio Calça convidou o auxiliar Manoel do bairro Moinhos para colaborar na produção de massa.
O escultor do Cristo era italiano e chegou a Estrela com sua esposa. O Sr. Antônio não lembra de seus nomes.
As obras de construção não foram fáceis. Inicialmente foi erguida uma camada de tijolos, e por sobre os tijolos foi posto massa de cimento forte 2/1. Antes de secar a massa o escultor italiano foi moldando-a e transformando em traços do corpo e cabeça do Cristo. Para moldar o cimento o escultor utilizava como ferramentas pequenos instrumentos de ferro com diversos formatos os quais ia riscando a massa de cimento colocada sobre os tijolos.
Nos braços e nas mãos do Cristo não há tijolos. A massa de cimento foi aplicada sobre uma tela de ferro e moldada.
Depois que o Cristo ficou pronto, foi construída a escada que consta em seu interior. Antônio Calça lembra que as dificuldades foram muitas. Tiveram que confeccionar primeiro um molde de madeira sobre o qual depois foi edificada a escada que dá acesso à parte superior do Cristo.
Os trabalhos de construção levaram em torno de quatro meses. Antônio Calça disse ainda que o escultor era muito bom profissional e que a esposa do mesmo também colaborou.
Quando da conclusão das obras de construção do Cristo, foi servido um almoço antes da partida do escultor.
O Sr. Antônio disse não acreditar em grandes dificuldades para reformar a cabeça do Cristo Rei que foi atingida por um raio. Afirmou que um bom escultor até mesmo do município pode fazer o trabalho.
Mais tarde o Sr. Antônio Calça construiu também a gruta que se encontra no pátio do educandário, hoje Vidal de Negreiros.
Agradecemos a gentileza do Sr. Antônio pelas informações importantes que fazem parte da memória viva da cidade.

Hoje no local funciona a Escola Estadual de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros - Educandário estadual de 1º Grau completo. Em 1980, a então Diretora Arlete Maria Schauenberg empenhou-se para obter um prédio que comportasse a demanda maior de alunos. Assim, já em 1° de outubro de 1980, conforme Ata nº 01/80 do Livro Atos Solenes da Escola, ocorreu a instalação oficial da Escola no prédio onde funcionava o histórico Ginásio Cristo Rei, na Rua Júlio de Castilhos, nº 1204.

Texto: Airton Engster dos Santos
Imagens: Aepan-ONG

Nenhum comentário: