50º Festival do Chucrute - Cultura Germânica em Evidência na Prefeitura Municipal de Estrela-RS


O Memorial da Aepan-ONG realiza de 30 de abril a 24 de maio de 2015, na Prefeitura Municipal, a exposição: 50º Festival do Chucrute - Cultura Germânica em Evidência. A mostra que reúne fotos, cartazes, canecões e trajes típicos conta com apoio do Governo de Estrela, Jornal Folha de Estrela, Rádio Studio FM 98.3, Câmara de Vereadores, Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, O Paladino e Leandro Neinas.
Diretor Cultural - Airton Engsterv dos Santos
E-mail: aepan.ong@gmail.com















Sindicatos em Estrela-RS e o 1º de maio Dia do Trabalho...


1º de Maio – Dia Internacional do Trabalho – Legislação Trabalhista do Brasil e História da Organização Operária em Estrela:

História:

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. 

Em memória aos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

No Brasil: 

No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.

O salário mínimo foi criado no dia 1º de maio de 1940. O então presidente Getúlio Vargas anunciou o Decreto-Lei que instituiu o salário mínimo no país, com o valor de 240 mil réis. Segundo o documento, o salário mínimo deveria ser capaz de satisfazer às necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte do trabalhador. A notícia foi recebida com euforia e, de imediato, mais de um milhão de trabalhadores foram beneficiados com a nova medida, já que na época ganhavam abaixo desse valor. O salário mínimo era uma antiga reivindicação desde a greve geral de 1917. 

Um ano depois, em 1º de maio de 1941, mais uma conquista para o trabalhador. Foi criada a Justiça do Trabalho. Por ser o direito do trabalho tão específico, ele foi separado das demais categorias. Atualmente, a Justiça do Trabalho é composta pelo Tribunal Superior do Trabalho, com sede em Brasília, por tribunais regionais e por juntas de conciliação e julgamento. Suas principais atribuições são conciliar e julgar os dissídios individuais e coletivos e as demais controvérsias oriundas de relações de trabalho e regidas pelas normas de direito trabalhista.

Também foi no Governo Vargas que se criou o Ministério do Trabalho em 26 de novembro de 1930 e a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.

Organização Operária em Estrela

O Círculo Operário Estrelense foi primeira organização de trabalhadores no município que congregava a época operários de todas as categorias, inclusive comerciantes. Fundado em 12 de março de 1951. O Sr. João Antônio dos Santos, presidente, recebeu da Prefeitura Municipal de Estrela, através do Prefeito Adão Henrique Fett, um terreno para construção da sede social do Círculo Operário Estrelense, na Rua Dr. Tostes, com escritura lavrada em 11 de março de 1954.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Estrela foi fundado em 08 de agosto de 1962. Tem base territorial em diversos municípios do Vale do Taquari. A sede social do Sindicato localiza-se na Rua José Willybaldo Fell, nº 81 – bairro das Indústrias. Entidade ligada a Força Sindical.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela nasceu da união e trabalho dos produtores rurais do município em 06 de maio de 1963. Na ocasião foi eleita a primeira diretoria tendo Frontino Caye como primeiro presidente, Waldemar Hilgemann como secretário e Virgílio Sulzbach como tesoureiro. Em 17 de agosto do mesmo ano a entidade obtinha a Carta Sindical. A Sede localiza-se na Rua Venâncio Aires, nº. 155 – bairro Centro.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação foi fundado em 29 de janeiro de 1972 com a denominação de Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Estrela. O primeiro presidente foi o cervejeiro Paulo José Horn. Em abril de 1974 a entidade recebeu a Carta Sindical. As reuniões aconteciam no Circulo Operário Estrelense até 1983 quando foi inaugurada a sede própria da entidade localizada na Rua Coronel Mussnich, nº 701 – bairro Alto da Bronze. Em 1989 o STICA filiou-se a CUT – Central Única dos Trabalhadores. Em 1992 é construída uma sub-sede em Teutônia e em 1995 a entidade adquiriu uma sub-sede em Bom Retiro do Sul. Na década de 1990 o sindicato obteve significativos avanços sociais para categoria, como: Plano de Saúde, Auxílio Escolar, PLR – Participação nos Lucros entre outras. 

8º Núcleo do CEPERS/Sindicato é uma entidade representativa dos trabalhadores em educação, integrado por professores, especialistas e funcionários de escola, com abrangência estadual. A atuação do CEPERS caracteriza-se por uma luta constante pela valorização profissional; por uma escola pública gratuita, de qualidade para todos; pela autonomia e gestão democrática nas escolas; pelo respeito à organização sindical; por salários justos; pela dignidade e respeito a todos os cidadãos e pelo exercício pleno da cidadania. Sua sede localiza-se na Rua 13 de maio, 338 em Estrela-RS.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Estrela foi fundado em 11 de abril de 1989. Seu primeiro presidente foi Clério Diehl. Entre outras atividades proporciona aos associados, cursos de formação, assistência Jurídica trabalhista e processos coletivos. O Sindicato possuí uma história muito rica de dedicação por parte de seus dirigentes e associados para construção da sede própria que funciona na Rua Coronel Mussnich, bairro Alto da Bronze, defronte a Escola de Ensino Médio Estrela.

Os funcionários públicos de Estrela são representados por sindicato próprio, que ainda não recebeu a Carta Sindical.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos

Festival do Chucrute - 50 Anos - Exposição do Memorial da Aepan-ONG faz regate histórico do evento


Exposição: 50º Festival do Chucrute
Cultura Germânica em Evidência

Por Airton Engster dos Santos
Diretor Cultural Aepan-ONG

O Memorial da Aepan-ONG realiza de 30 de abril a 24 de maio de 2015, na Prefeitura Municipal, a exposição: 50º Festival do Chucrute - Cultura Germânica em Evidência. A que mostra reúne fotos, cartazes, canecões e trajes típicos conta com apoio do Governo de Estrela, Jornal Folha de Estrela, Rádio Studio FM 98.3, Câmara de Vereadores, Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, O Paladino e Leandro Neinas.

Histórico:

Em 1964 e 1965 o coro da Comunidade Evangélica de Estrela, realizou o “Baile do Coro” com outros corais da região convidados.

Nesta época, um conjunto de pessoas, ligados à Comunidade Evangélica de Estrela, entre eles o casal Adolfo e Elga Ziebel, ensaiaram alguns pares de dançarinos em uma garagem, para dança de músicas típicas alemãs que depois seriam apresentadas pela primeira vez em 1965, justamente no “Baile do Coro”.

Em 1966, o Baile do Coro passou a denominar-se de “Baile do Chucrute, com decoração, música e comida alemã, obtendo extraordinário sucesso.

Nesse ano (1966) houve em Estrela uma grande comemoração pois o município completava 90 de emancipação político administrativo, com feira, desfile estudantil, caros alegóricos e enorme público visitante de outras localidades.

O desfile de um caminhão devidamente enfeitado, com jovens tipicamente trajados e o maestro Ziebel com seu bandonion, tocando músicas alemãs convidando para o I Baile do Chucrute foi um sucesso.

Em maio de 1967, no dia do aniversário de Estrela aconteceu o II Festival do Chucrute, desta vez bem mais organizado. Até cartaz promocional foi impresso.

Sucessivamente o Festival do Chucrute foi sendo realizado ano a ano, sempre com grande sucesso, desde 1966 até os dias atuais, sempre no mês de maio.

Porém Gernot Costa que era o responsável pela organização do evento, faleceu em 1978, gerando grande consternação na comunidade, bem como um problema de difícil equação: Quem iria assumir tal responsabilidade?

O casal Günther e Liliam Lengler assumiram então a organização do Festival, permanecendo até 1982, quando passou a ser escolhido alguns casais da comunidade para formar a tradicional comenda, que a partir de 1983 assumiu o evento.

A primeira comenda que organizou o Festiaval de 1983 foi formada pelos casais: Adroaldo e Vanice Nunes; Güther e Ilse Wagner; Victo e Varna Fensterseifer.

Por ocasião do 40º Festival do Chucrute, em 2005, foram confeccionados os dois bonecos, já tradicionais em cartazes, Chuck e a Ruth, que fizeram grande sucesso, principalmente entre as crianças.

O Baile do Chucrute é uma alusão ao prato típico da cozinha alemã, o “Chucrute”. Nos enfeites de salão e nos desfiles pelas ruas, são utilizadas as cores do município: azul, vermelho e branco. A tradicional comida alemã e a cerveja são marca registrada nos Festivais do Chucrute, juntamente com as apresentações dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela e os já consagrados bailes e cafés coloniais.

Os bailes e cafés são muito concorridos, inclusive com a presença de autoridades de todos os níveis, participando das promoções.

Ao longo dos anos, outras promoções e atividades foram sendo incorporadas ao Festival do Chucrute, como: Festa das APAEs, Festa do Idoso, Encontro de grupos de danças de outras cidades e Maifest no Parque Princesa do Vale.

A 50ª edição do Festival do Chucrute, que ocorre dentro da Maifest, também já está definida: os bailes serão realizados no Centro Comunitário Cristo Rei nos sábados 16 e 23 de maio, com início às 20h. 

Veja toda programação:

02 de Maio (Sábado)

Evento: Divulgação do Festival no Pórtico de entrada da cidade de Estrela com entrega de brindes, folders e adesivos.
Início: 09 horas

09 de Maio (Sábado)
Evento: Tradicional Grande Desfile Típico dos grupos folclóricos com carros alegóricos, som e banda pelas ruas das cidades de Estrela e Lajeado.
Início: 15 horas

16 de Maio (Sábado)
Evento: 
1º Baile Típico com decoração característica, jantar com comida alemã e cerveja, junto a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, composto por mais de 450 dançarinos.
Animação da Orquestra La Monatanara
Local: Centro Comunitário do Cristo Rei 
Início: 20 horas
- Todos os ingressos são numerados e incluem Janta Típica com buffet livre incluindo: Chucrute, Salsicha Bock - Bockwurst, Joelho de Porco - Eisbein, Molho de Língua, ...

17 de Maio (Domingo)
Evento: Típico Café Colonial alemão (por quilo) com apresentação dos Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 15 horas
Ingresso: 1kg de alimento não perecível

20 de Maio (Quarta)
Evento: 21º Festa do Idoso, com apresentação de grupos de danças convidados de diversas localidades
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 09:00 horas
Ingresso: 1kg de alimento não perecível

21 de Maio (Quinta)
Evento: 9ª Festa das APAEs, com participação dos Idosos da Vovolândia de Estrela e também do Asilo Pella Betânia de Taquari, Caps e Creche Colméia. Haverá apresentação de danças folclóricas.
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 14 horas

23 de Maio (Sábado)
Evento: 
2º Baile Típico com decoração característica, jantar com comida alemã e cerveja, junto a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, composto por mais de 450 dançarinos.
Animação da Super Banda K'necus
Local: Centro Comunitário Cristo Rei 
Início: 20 horas
Ingressos: 
- Todos os ingressos são numerados e incluem Janta Típica com buffet livre incluindo: Chucrute, Salsicha Bock - Bockwurst, Joelho de Porco - Eisbein, Molho de Língua, ...

24 de Maio (Domingo)
Evento: Encontro e apresentação de grupos de danças folclóricas de outras cidades com o Tradicional Café da tarde opcional por quilo.
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Local: Centro Comunitário Cristo Rei
Início: 16 horas





50 anos do Festival do Chucrute vira exposição promovida pelo Memorial da Aepan-ONG






História do Festival do Chucrute

Em 1964 e 1965 o coro da Comunidade Evangélica de Estrela, realizou o “Baile do Coro” com outros corais da região convidados.

Nesta época, um conjunto de pessoas, ligados à Comunidade Evangélica de Estrela, entre eles o casal Adolfo e Elga Ziebel, ensaiaram alguns pares de dançarinos em uma garagem, para dança de músicas típicas alemãs que depois seriam apresentadas pela primeira vez em 1965, justamente no “Baile do Coro”.

Em 1966, o Baile do Coro passou a denominar-se de “Baile do Chucrute, com decoração, música e comida alemã, obtendo extraordinário sucesso.

Nesse ano (1966) houve em Estrela uma grande comemoração pois o município completava 90 de emancipação político administrativo, com feira, desfile estudantil, caros alegóricos e enorme público visitante de outras localidades.

O desfile de um caminhão devidamente enfeitado, com jovens tipicamente trajados e o maestro Ziebel com seu bandonion, tocando músicas alemãs convidando para o I Baile do Chucrute foi um sucesso.

Em maio de 1967, no dia do aniversário de Estrela aconteceu o II Festival do Chucrute, desta vez bem mais organizado. Até cartaz promocional foi impresso.

Sucessivamente o Festival do Chucrute foi sendo realizado ano a ano, sempre com grande sucesso, desde 1966 até os dias atuais, sempre no mês de maio.

Porém Gernot Costa que era o responsável pela organização do evento, faleceu em 1978, gerando grande consternação na comunidade, bem como um problema de difícil equação: Quem iria assumir tal responsabilidade? 

O casal Günther e Liliam Lengler assumiram então a organização do Festival, permanecendo até 1982, quando passou a ser escolhido alguns casais da comunidade para formar a tradicional comenda, que a partir de 1983 assumiu o evento.

A primeira comenda que organizou o Festiaval de 1983 foi formada pelos casais: Adroaldo e Vanice Nunes; Güther e Ilse Wagner; Victo e Varna Fensterseifer.

Por ocasião do 40º Festival do Chucrute, em 2005, foram confeccionados os dois bonecos, já tradicionais em cartazes, Chuck e a Ruth, que fizeram grande sucesso, principalmente entre as crianças.

O Baile do Chucrute é uma alusão ao prato típico da cozinha alemã, o “Chucrute”. Nos enfeites de salão e nos desfiles pelas ruas, são utilizadas as cores do município: azul, vermelho e branco. A tradicional comida alemã e a cerveja são marca registrada nos Festivais do Chucrute, juntamente com as apresentações dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela e os já consagrados bailes e cafés coloniais.

Os bailes e cafés são muito concorridos, inclusive com a presença de autoridades de todos os níveis, participando das promoções. 

Ao longo dos anos, outras promoções e atividades foram sendo incorporadas ao Festival do Chucrute, como: Festa das APAEs, Festa do Idoso, Encontro de grupos de danças de outras cidades e Maifest no Parque Princesa do Vale.

Pesquisa - Airton Engster dos Santos

Exposição:

O Memorial da Aepan-ONG realiza de 30 de abril a 24 de maio de 2015, na Prefeitura Municipal, a exposição: 50º Festival do Chucrute - Cultura Germânica em Evidência. A que mostra reúne fotos, cartazes, canecões e trajes típicos conta com apoio do Governo de Estrela, Jornal Folha de Estrela, Rádio Studio FM 98.3, Câmara de Vereadores, Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, O Paladino e Leandro Neinas.