Duzentas mulheres estão inscritas para a Corrida e Caminhada Só Elas/Santuário do Corpo que acontece em Estrela no Dia Internacional da Mulher


Elas vão "bater pernas" e superar desafios no Dia Internacional da Mulher
Duzentas mulheres estão inscritas para a Corrida e Caminhada Só Elas/Santuário do Corpo que acontece em Estrela no Dia Internacional da Mulher. As mais experientes percorrerão trajeto de cinco quilômetros. Novatas podem se aventurar na caminhada ou circuito mais curto

Mulheres estrelenses vão comemorar o Dia Internacional da Mulher correndo. A Corrida e Caminhada Só Elas/ Santuário do Corpo já tem 200 inscritas na Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela (Smel). “O número de mulheres inscritas demonstra que elas estão buscando praticar esportes para a melhoria da qualidade de vida”, informa a coordenadora Simone Rissi. As mulheres podem escolher entre o percurso de 2,5 quilômetros ou de cinco quilômetros. “As que optam pelos cinco quilômetros já são experientes e participam de rústicas. Nós abrimos a categoria de 2,5 quilômetros para quem nunca correu, quiser experimentar e perceber que é possível vencer desafios.” 
As novatas na rústica podem caminhar 2,5 quilômetros e constatar como é salutar a atividade física. “Para quem nunca fez atividade, é um estímulo para começar.” O evento tem o patrocínio da clínica estética Santuário do Corpo e o apoio do site Vale do Esporte. A promoção é da Smel, que está estruturando sua equipe para que no dia voluntários possam ficar em pontos estratégicos monitorando o trânsito e a segurança dos participantes. “Teremos pontos de distribuição de água no decorrer do trajeto.” Uma ambulância estará a disposição. “Se alguém não se sentir bem, sem conseguir completar o percurso, o veículo busca o participante.”

Participantes terão chip
A atividade não tem limite de idade. “Cada pessoa segue no seu ritmo, quem cansar da corrida diminui para a caminhada e depois corre de novo.” O evento é democrático porque cada qual pode seguir seu próprio compasso. 
A cronometragem da prova é feita por chip. Os integrantes terão um dispositivo para que a organização possa se certificar de que a pessoa completou o percurso e verificar a tomada de tempo dela.
As inscrições podem ser feitas até 2 de março, segunda-feira, no site www.valedoesporte.com.br. A largada será em frente à Prefeitura, às 9h30. 

Saiba mais
O que: Corrida e Caminhada Só Elas/Santuário do Corpo em Estrela
Quando: 8 de março, às 9h30
Onde: em frente a Prefeitura de Estrela

Texto Andreia Rabaiolli

Estrela-RS - Crescem as excursões à Rota Delícias da Colônia


Crescem as excursões à Rota Delícias da Colônia
Dos sete pontos turísticos que estão na trajetória da Rota, três estão em Estrela. Quando estiver concluída, a escadaria deve fazer parte do tour urbano na cidade.

Em 2014, cerca de 29 mil turistas visitaram o Roteiro Delícias da Colônia, 20% a mais do que em 2013, quando excursões apreciaram o cenário e a gastronomia do Roteiro que foi um marco para o turismo do Vale do Taquari. “Nós tivemos um belo crescimento. A rota destacou-se no desenvolvimento do setor na região. As excursões são principalmente da grande Porto Alegre. Aos poucos estamos conquistando visitantes de outras regiões e estados”, informa o Coordenador do Turismo de Estrela, Antônio Veloso. Segundo ele, a Rota apresenta boas perspectivas para 2015 e Estrela contribui para ampliar o segmento. Dos sete pontos turísticos anexados no roteiro, três estão em Estrela: o primeiro ponto é o Recanto do Avestruz, em seguida o Alambique Berwanger e depois a Sirlei Chocolates. “A Sirlei teve que ampliar suas instalações devido ao crescimento de visitações. O Alambique além da tradicional cachaça e dos saborosos licores em breve oferecerá caldo de cana” 
O Roteiro cruza três cidades: além de Estrela, Colinas onde há a Associação dos Artesãos; em Imigrante, o Cactário Horst; o Convento São Boaventura e a Loja Contêiner dos Cosméticos da Séhven. 
“Fazemos um tour em cada município”, explica Veloso. Mais pontos estão sendo formatados em Estrela, o que deve impulsionar ainda mais o roteiro.

A escadaria do Porto de Estrela será um importante recurso turístico. Por ela, é possível ver o Rio Taquari e a beleza da paisagem que compactua o cenário natural com a obra humana. “O artista Sergio Werle pintou na lateral da escadaria o prédio de épocas passadas. É um resgate cultural muito bonito.” Foram colocadas luminárias e em breve, serão recolocadas as duas estátuas que representam o comércio e a indústria do município.
A previsão é de que a escadaria seja inaugurada em março. “Com sua conclusão, a ideia é fazer com que os turistas a visitem e ouçam relatos de sua importância”. Afinal, o turismo caminha consoante com a cultura do município.

Curiosidades:
- Desde que foi aberto há 13 anos o itinerário do roteiro vem impulsionando os passeios. O roteiro está no trade do turismo nacional.
- O Roteiro Delícias da Colônia foi o segundo a ser criado no Vale do Taquari e em razão da variedade de atrações e do cenário, está no ranking dos mais visitados do Vale do Taquari. O excursionista encanta-se com a receptividade dos donos dos negócios, enfatiza o coordenador da Rota.
- Em Estrela três são os pontos: o Alambique Berwanger é uma casa centenária produtora de cachaça. A Sirlei Chocolates. A fama da Sirlei ultrapassa o Estado. Os biscoitos - pão de mel - é um dos mais procurados. O Recanto do Avestruz desenvolve a estrutiocultura. Dispõe de carnes, óleo, patê, e linguiça de avestruz. Quem prova elogia.


Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Estrela-RS - Brechó estimula solidariedade no Dia Internacional da Mulher


Brechó estimula solidariedade no Dia Internacional da Mulher
Estrela começa a ser vista como uma cidade generosa estimuladora do bem estar social. O Brechó Solidário é levado em conta. A terceira edição ocorre em 8 de março, com outras programações do Multimulher

A 3ª edição do Brechó Solidário em Estrela ocorre em 8 de março, data dedicada ao Dia Internacional da Mulher. O evento faz parte da programação do IX Multimulher que celebra a valorização da ala feminina na sociedade. Na data estarão concentrados três eventos na Praça Menna Barreto: Brechó Solidário, Corrida e Caminhada Só Elas e serviços gratuitos como salão de beleza, massagem e de saúde. 
O Brechó Solidário chama atenção para aqueles que querem conseguir algo para o lar e vestuário. Realizado pelo gabinete da primeira-dama e pelo Lions Clube de Estrela, os organizadores querem acelerar o processo de doações tendo em vista a proximidade da data. O foco são móveis e eletrodomésticos. “Estamos em campanha de arrecadação, precisamos de moveis, utensílios, eletrodomésticos e eletrônicos. Recebemos doações de muitas roupas”, enfatiza a primeira-dama Carine Schwingel.
Os estrelenses são solidários. Os dois primeiros eventos mostraram a valorização da generosidade. Na primeira edição, a organização arrecadou R$ 4 mil reais. Na segunda, realizada em novembro, foi arrecadado praticamente o dobro. “Mostra que as pessoas estão empenhadas em fazer doações.” Apesar da solidariedade, é preciso que as ações sejam rápidas e prestar atenção ao prazo se torna essencial. “É preciso não deixar para a última hora, porque precisamos organizar os donativos.”
O Brechó Solidário ocorrerá na Rua 13 de maio, a partir das 8h. Voluntários da prefeitura de Estrela e do Lions Clube estarão ajudando a realizar as vendas. 

Bem duplo
A primeira-dama Carine Schwingel diz que o evento faz um bem duplo. O primeiro: ajudar as pessoas de baixa renda a reestruturar o ambiente interno de sua casa por um valor acessível. Outro é dar o destino correto para materiais que estão estocados em casa e que depois de certo tempo acabam sendo lançados ao meio ambiente. “Nós estamos possibilitando a reutilização de utensílios e móveis de uma forma sociais.” Os recursos oriundos do Brechó Solidário são destinados a entidades beneficentes.
Os interessados em doar podem entrar em contato com o gabinete da primeira-dama pelo telefone 3981-1211, 3981-1173 ou 9777-7316. A Secretaria de Obras vai até o local buscar a doação. E-mail:gabinetedaprimeiradama@estrela.rs.gov.br

Texto: Andreia Rabaiolli
Foto: Jônatas dos Santos/ arquivo

Dia de abraços e reencontros nas escolas fundamentais de Estrela-RS


Dia de abraços e reencontros nas escolas fundamentais de Estrela
Na maior escola de Estrela Leo Joas, o recreio foi prolongado no primeiro dia de aula. Assim os alunos puderam atualizar os assuntos

Com a mochila nas costas, cadernos nos braços e sorriso largo, a segunda-feira (23) foi especial para 11 escolas da rede de ensino fundamental de Estrela: 1.907 alunos voltaram às aulas e terão pela frente 200 dias letivos para ampliar o conhecimento. Cada escola se organizou para recepcionar seus estudantes, saudados com carinho e alegria pelos professores e funcionários.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Leo Joas, a maior do município, concedeu um intervalo de recreio maior do que o normal: de 15 minutos para 40 minutos. “Uma forma de os alunos colocarem os assuntos em dia, porque eles chegam cheios de novidades”, diz a coordenadora Ana Paula Saldanha de Matos. Segundo ela, além do intervalo mais longo a decoração na escola foi feita para receber os professores e os 550 estudantes. “São palavras de incentivos dentro do nosso projeto que é de valorização à vida. Queremos que eles despertem nas atitudes do dia a dia a questão do cuidado consigo e com os outros.” 

Carinho e abraços
As palavras penduradas, as mensagens de boas vindas e a apresentação dos professores conferiram um dia especial na Leo Joas. “Os professores nos receberam com carinho e abraços”, enfatiza Andrieli de Oliveira (13). Ela, Mirela Hauschild (14) e Karen Eduarda Semler (15) há dois meses não se viam. “Não tínhamos internet e por isso foi legal o retorno as aulas.” Brincaram que devido à quantidade de assuntos, levará algum tempo para colocar a conversa em dia. 
Jenifer Passos (13), Vanessa Kich (13), Daiane da Costa (13) e Giulia Winter (13) são amigas desde o 1° ano e passaram para o 8º ano. Por isso, a satisfação de estudarem juntas está estampada nos rostos. Sempre juntas, mesmo durante as férias, elas reconhecem que foi “legal” voltar as aulas. “Temos quatro novas pessoas na turma”. Amizades novas? Fizeram no primeiro dia. A adolescência é rápida para travar conversas e criar vínculos e a escola os fortalece. 

Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

IX Multimulher em Estrela evidencia o valor feminino - Carine Schwingel na Rádio Studio FM 98.3




Multimulher em Estrela evidencia o valor feminino
Entidades se unem para promover ações, do brechó à corrida, culminando com o troféu para dez laureadas

Entidades estão engajadas em fazer de março um mês inesquecível para as mulheres. A nona edição do Multimulher é preparada com uma “bateria” pesada de programações, todas elas com o objetivo de valorizar e refletir sobre a importância da mulher na sociedade. “O evento é articulado para que as mulheres pensem e ponderem sobre seu próprio valor”, destaca a primeira-dama Carine Schwingel. O Multimulher é um guarda-chuva que abriga diversos eventos. O nome designa: é múltiplo.

“Além de comemorar a data, em todas as atividades visamos a prevenção porque acreditamos ser importante que a mulher valorize não apenas a parte estética, mas sua saúde e seu lazer”, informa a presidente da Liga de Combate ao Câncer Anelise Hausmann. Ela espera a presença de muitas mulheres nos eventos porque acredita que a programação dá suporte à reflexões importantes. “É preciso fazer com que a mulher tome as rédeas de sua própria vida e diga: eu sei me cuidar, me valorizar, gosto de mim em todos os sentidos.” Saber a hora de trabalhar, ter lazer e prazer, esta é a mulher que Estrela quer ver passear nas ruas. Aquela que sabe estabelecer limites saudáveis para fazer de sua vida uma existência libertadora.

O evento é promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer; Oase; Brigada Militar; Emater/Ascar; Associação de Mulheres Estrelense (Ame) e prefeitura. Conta com o apoio de Lions Clube Estrela, Câmara de Vereadores e Faculdade La Salle. A programação será lançada dia 6 de março, no salão da Oase. Às 19h30min tem Culto pelo Dia Mundial da Oração e às 20h30min haverá a solenidade.

PROGRAMAÇÃO

Brechó precisa de doações
Pela primeira vez o Multimulher terá atividades no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Na data estarão concentrados três eventos na Praça Menna Barreto: Brechó Solidário, corrida e caminhada e serviços gratuitos como salão de beleza, massagem e de saúde.

O Brechó Solidário inicia-se às 8h. Carine informa que fevereiro é o mês de arrecadação e pede a colaboração da população. “Precisamos de móveis, eletrodomésticos, roupas, e utensílios domésticos.” Os interessados podem entrar em contato com o gabinete da primeira-dama pelo telefone 3981-1211, 3981-1173 ou 9777-7316.

Também a partir das 8h, uma série de serviços estarão à disposição - massagem, maquiagem, corte de cabelo, tratamento estético, teste de visão, manicure, ginástica - a exemplo da programação realizada no ano passado. O objetivo é fazer com que as mulheres possam ter um dia de descontração, aumentar sua autoestima. Os interessados que quiserem oferecer seus serviços devem se cadastrar no gabinete até o fim do mês.

Este ano, a programação terá uma novidade, a Corrida e Caminhada Só Elas/Santuário do Corpo inicia-se às 9h30min, promovida pela Smel pelas ruas da cidade. Envolve apenas o público feminino de todas as idades. As mulheres podem escolher entre o percurso de 2,5 quilômetros ou de cinco quilômetros. A renda das inscrições da prova será repassada à Liga de Combate ao Câncer de Estrela.

Chá de integração

No dia 18 de março, o ponto alto é o Chá de Integração realizado pelo Clube 20 de Maio no Bairro Boa União. Ali se concentrarão os clubes de mães da cidade e do interior. O evento ocorre às 14h30min. Depois do chá, as mulheres vão tomar um “banho de loja” já que haverá desfile com as integrantes dos grupos. É um momento de descontração em que mulheres colocarão a vergonha de lado para se tornarem estrelas da passarela.

Primeiro Circuito Aberto Amador de Sup Race
Os esportes são a novidade este ano no Multimulher. O Primeiro Circuito Aberto Amador de Sup Race - uma prova de Stand Up Paddle – em que o praticante fica em pé numa prancha e usa o remo para se mover na água – promete ser a sensação para os aventureiros de plantão no dia 22 de março. A prova inicia-se às 9h no Parque da Lagoa. Promovida pela Smel, participam da disputa homens e mulheres. A ideia é uma forma de valorizar o rio e promover a modalidade que está em ascensão no Brasil e também contribuir com a causa feminina. “Parte da renda arrecadada vai para a Liga de Combate ao Câncer”, informa o secretário da Smel, Júlio Saldanha. No dia, terá oficina de canoagem, avisa o secretário.

Troféu Multimulher
O troféu Multimulher ocorre este ano em 27 de março e encerra as festividades. É a data de honra do evento e será feita no Estrela Palace Hotel, às 20h. Na noite, dez mulheres são laureadas. O troféu simboliza o valor da mulher ao longo da história. As dez eleitas são homenageadas em diferentes categorias e tem a missão de levar adiante ao longo do ano a eficiência da mulher feminina que avança nos mais diferentes segmentos. Os nomes das mulheres serão divulgados apenas na noite. Eles são escolhidos por meritocracia por um grupo de entidades. “A prefeitura não participa da escolha, ela apenas tem o poder de indicação”, salienta Carine.

Na mesma noite haverá entrega dos certificados Amigos da Vida aos empresários que aderiram ao Pacto pela Vida, aqueles que incentivaram funcionárias a fazerem mamografia para prevenir o câncer de mama no Outubro Rosa. Também ocorre leilão a ser realizado pela Faculdade La Salle em benefício das entidades que promovem a programação.

Texto: Andreia Rabaiolli
Fotos: arquivo AI 2014

ACAMP com o tema ‪#‎DESPERTA‬ O/ - Sociedade Rio Branco em Estrela-RS


ACAMP com o tema ‪#‎DESPERTA‬ O/
Muita coisa boa!
Ocorreu de 14 à 17 de FEVEREIRO teve:
- Gincanas
- Festas e Cultos Temáticos
- Fogueira
- DJ
- E muuito maais!
LOCAL:
SEDE CAMPESTRE DA SOCIEDADE RIO BRANCO - Estrela/RS
Fotos - Airton Engster dos Santos



















Jovens da AECA recolheram lixo que estava jogado no entorno da Escadaria do Rio Taquari em Estrela-RS



Bom Exemplo: Jovens da AECA recolheram lixo que estava jogado no entorno da Escadaria do Rio Taquari em Estrela-RS... Atenção visitantes e usuários do espaço público, por favor preservar a beleza do local. Não adianta a Prefeitura revitalizar a área se a cidadania não fizer sua parte..

Estrela-RS - Nas imagens do Memorial da Aepan-ONG o ¨"Carnaval da Saudade"...

Estrela-RS - Nas imagens do Memorial da Aepan-ONG o ¨"Carnaval da Saudade"...





História de Estrela-RS - prédio antigo construído em 1905 pelo Dr. Gabriel Schlatter e ao lado prédio atual cuja conclusão da obra se deu em 2015 construído pelo Dr. Nelson Balestro


História de Estrela-RS - prédio antigo construído em 1905 pelo Dr. Gabriel Schlatter e ao lado prédio atual cuja conclusão da obra se deu em 2015 construído pelo Dr. Nelson Balestro. Dois homens extraordinários ligados a medicina....
Fotos - Airton Engster dos Santos



Patrulha Mirim do Bairro Boa União em Estrela-RS


Bom exemplo: Patrulha Mirim do Bairro Boa União em Estrela-RS, retornando das atividades de campo realizadas no Arroio Boa Vista. Parabéns Flavio Ramos Lopes instrutor dos jovens... Segundo a equipe a água estava turva e não foi encontrado lixo jogado na mata ciliar...
Fotos - Airton Engster dos Santos