Folha de Estrela - 29 de janeiro de 2015










Prefeitura de Estrela-RS - Meio Ambiente faz aplicação em 190 cães no Bairro Imigrantes


Meio Ambiente
Estrela faz aplicação em 190 cães no Bairro Imigrantes 

Em 190 cães do Bairro Imigrantes, a equipe do Meio Ambiente aplicou vermífugo ou hormônio anticoncepcional para diminuir a população de bichos e zelar pelo bem estar dos animais e moradores

A equipe da Secretaria do Meio Ambiente de Estrela mobilizou o Bairro Imigrantes nos últimos dois sábados (17 e 24 de janeiro) para aplicar anticoncepcionais em cadelas e desvermifugar cães. Foram feitas aplicações em 190 animais. A ação realizada em parceria com agentes de saúde teve como objetivo diminuir o abandono e evitar a incidência de carrapatos nos animais.
O veterinário da prefeitura Luis Cesar Schauenberg diz que este tipo de ação é executada com frequência, principalmente em bairros onde a população de cães é grande. “O Imigrantes é um dos bairros com maior número de animais. Essas ações foram feitas no ano anterior e queremos manter a frequência. Enquanto fizemos a aplicação,aproveitamos para conversar com a população sobre a posse responsável.”
A posse responsável está ligada ao bem estar animal, cuidar para que ele tenha alimentação e água e que as coleiras não estejam apertadas. Zelar para que não sejam abandonados quando estão velhinhos. 
O município investe na saúde e sanidade dos “bichanos” por questão de carinho e humanidade, mas também para proteger os humanos já que zoonoses interferem na saúde das pessoas e do meio ambiente. 
Duas ações já foram feitas esse ano no Bairro Imigrantes por solicitação dos moradores e agentes de saúde. “A comunidade é participativa, colabora levando os animais até a equipe.” A aplicação é feita duas vezes por ano no Bairro, já que o hormônio anticoncepcional é válido por seis meses.

Ninhadas de animais
Schauenberg diz que é comum em época de férias aumentar o número de cães na rua por abandono. Em 2015, ele ainda não detectou este aumento. “Ainda não terminou o verão, no final do período nós contabilizamos os recolhidos.” Ninhadas são abandonadas. Esse é um problema que Estrela enfrenta em todos os bairros. “Os filhotes são largados em caixas de papelão em terrenos baldios.” O descaso dos humanos traz muito transtorno à população e para a prefeitura é um problema de difícil solução. O canil de Estrela vive no limite de lotação: mais de 60 animais. Por isso, o uso da posse responsável como frisa o veterinário se torna essencial.

Prefeitura de Estrela-RS - Educação - Início de matrículas na Emei Paulo Freire alegra pais em Estrela


Educação
Início de matrículas na Emei Paulo Freire alegra pais em Estrela

Pais que fizeram matrículas na escola infantil Paulo Freire, no Bairro das Indústrias, estão empolgados com a organização e a infraestrutura. Inauguração é dia 7

A Secretaria Municipal de Educação de Estrela (Smed) abriu esta semana as matrículas para a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Paulo freire, que será inaugurada dia 7 de fevereiro, às 10h, no Bairro das Indústrias. 
Obra esperada há vários anos pela comunidade, a escola infantil foi construída pelos padrões do governo federal, já que a verba provém da União: R$ 1.297.089,08 com contrapartida de Estrela de R$ 132.776,31.
Uma equipe da Smed está durante toda a semana na escola agilizando o processo de matrículas, agendando horário para evitar a formação de filas.
Conforme o secretário da escola, Willian Tiago Clasen, as impressões dos pais sobre a Paulo freire são positivas. “Pelo que podem observar daqui da secretaria, eles estão encantados com a estrutura.” Segundo Clasen, o aguardo pela Emei foi grande e muitos estavam ansiosos pela novidade. “O que a escola vai fazer pelos alunos é educar e cuidar enquanto estiverem aqui ”
Com capacidade para 120 crianças, atenderá quatro berçarios e dois maternais. “A maior procura é pelos berçários porque as mães trabalham e não tem com quem deixar os bebês”, explica Clasen. 

Para os pais, sorte grande

O técnico em eletrônica Inácio Sieben aproveitou as férias para levar a mulher Júlia Inês Silveira fazer a matrícula de Estevan que está com nove meses. O pequeno frequentará o berçário e os pais estão empolgados com a conquista da vaga. “Estávamos aguardando desde que ele nasceu.” Para o técnico em eletrônica, a escola infantil é uma vitória da população que aguardava há muito por uma escolinha moderna para absorver as vagas. “Nós nos sentiremos seguros com o Estevam aqui, sabendo que profissionais experientes estarão trabalhando. Uma sorte conseguir vaga em uma creche como esta.”
Já Adriana Bastos que mora no Bairro das Indústrias suspira de alívio por ter onde deixar o filho Enzo Gabriel de sete meses. “Eu trabalho, ganho salário mínimo e pago babá. Para sustentar a casa fica complicado”. Com a vaga garantida, é alívio para o bolso.
Francieli da Silva fez terça-feira a matrícula da filha Yasmin que completará quatro meses. Ela considera uma oportunidade aos pais ter onde deixar os filhos em segurança. “Assim poderei trabalhar em paz.” Não teve a mesma sorte com o filho maior, de sete anos. “Na época não havia conseguido vaga para ele.” A expectativa com a escola para Yasmin são as melhores e ela faz questão de estar presente na inauguração. “Está bonita, a pintura, os brinquedos novos e a organização. Sei que minha filha ficará bem cuidada.”

A escola
- Com uma sala de informática com 20 computadores, os professores que atuarão na Paulo Freire começarão a introduzir a vida digital para os alunos a partir do maternal.
- A Emei tem mais de 1,1 mil metros quadrados de área construída e contará com oito salas, que atenderão crianças de quatro meses a seis anos.

Prefeitura de Estrela-RS - Secultur Exposição exibe roteiros alternativos em época de férias


Secultur

Exposição exibe roteiros alternativos em época de férias

Em época de alta temporada no litoral, que tal um roteiro alternativo que lembra das belezas da natureza e retrata a história cultural? A Secultur organizou uma lista de destinos diferentes que estão em exposição até 4 de fevereiro

Iniciada em janeiro,a exposição Viajando pelo Rio Grande que está sendo realizada na Secretaria de Cultura em Estrela (Secultur) vai até 4 de fevereiro e exibe uma coletânea de imagens e folheteria de pontos turísticos do Estado. Em 14 displays, a historiadora Letícia de Oliveira pinçou destinos alternativos para quem quer fugir do Litoral Norte. “A exposição foi neste período porque é justamente o momento de férias, em que as pessoas viajam. Muitas procuram novas possibilidades de roteiros. A mostra é uma forma de divulgar as belezas e a diversidade do Rio Grande do Sul”, explica Douglas Daroit, da Secultur.

Roteiros em imagem
Entre os pontos turísticos do pampa a serem retratados, destaque para a Rota das Missões, com informações sobre São Borja, primeiro dos Sete Povos das Missões e terra de presidentes, São Borja é uma das cidades mais importantes da histórica política brasileira. A exposição exibe ainda o artesanato das missões e o Caminho de Santiago do Brasil, na região Central. É um roteiro místico e religioso em que os 147 quilômetros em meio ao verde da região missioneira sugerem uma busca pela contemplação e reflexão.
Em um dos displays, está evidenciado São Pedro do Sul, onde há o Sítio Paleobotânico da Ermida – área que apresenta grande quantidade de fósseis vegetais. 
A Rota Romântica, região turística da Serra Gaúcha e grande Porto Alegre também têm vez na exposição. É um charmoso roteiro localizado bem próximo a capital do Estado, onde a cultura alemã e o clima europeu são destaques.
Veranópolis, terra da longevidade também exibe atrações assim como a rota Caminho dos Tropeiros. A exposição não poderia deixar de abordar a rota local Delícias da Colônia, que atrai principalmente pessoas da terceira idade para um “tour” por três cidades do Vale do Taquari: Estrela, Colinas e Imigrantes. “É uma rota muito frequentada”, salienta Daroit.
Faltam poucos dias para que a exposição seja encerrada, mas ainda dá tempo de uma visita a Secultur e ficar por dentro dos pormenores de cada roteiro para depois aproveitar a hospitalidade de cada comunidade enquanto as férias ainda estão em alta. 

Visite a Secultur de Estrela
Exposição: Viajando pelo Rio Grande vai i até 4 de fevereiro
Visitação: 8h às 11h30/13h30 às 17h
Entrada franca

A Colonização de Estrela-RS

Monumento em homenagem ao fundador de Estrela-RS

A colonização sistemática de Estrela iniciou por volta de 1856, quando foi criada a Colônia de Estrela, na fazenda de Vitorino José Ribeiro, entre os arroios Estrela e Boa Vista. Em 1861, Antônio Vitor de Sampaio Menna Barreto transferiu-se com a sua família para a sede da fazenda e seu padrasto, Vitorino José Ribeiro, obedecendo à legislação vigente, requereu a medição de suas terras constituindo o que é hoje a área urbana e suburbana de Estrela e seus arredores.

Em 1865, Antônio Vitor mandou abrir grandes picadas como a da Boa Vista, Picada Grande e outras, nas quais se estabeleceram colonos que vinham em grande número das zonas de São Leopoldo e Feliz, que foram os pioneiros da colonização alemã em Estrela. 

Pesquisa - Airton Engster dos Santos

Fonte: Memorial da Aepan-ONG

Estrela-RS no século XX - Anos 1960 a 1969 - Pesquisa de Airton Engster dos Santos



1961 
– Em 11 de agosto é fundado o Sindicato dos Metalúrgicos local.

1962 
– Inaugurada em 20 de setembro a ponte que liga Estrela a Lajeado na BR 386.

1963 
– A 6 de maio, entra em atividade o Sindicato dos Pequenos Agricultores.

1964 
– O serviço de Água e Esgoto passa a esfera Estadual.
– É instalada a Inspetoria do Imposto de Renda, do Alto Taquari.
– Em 12 de dezembro é instalada a unidade do corpo de Bombeiros.
– Fundada e Instalada em 23 de janeiro, a Caixa Econômica Federal.
– Foi criado o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs.

1965 
– Assinado um acordo com a Cohab em 15 de junho, para construção de 28 casas populares.

1966 
– Em 13 de janeiro, é fundado o Jornal Nova Geração.
– O Município comemora 90 anos de emancipação com extensa programação, incluindo a Feira de Maio, com exposição industrial, comercial e agrícola.

1967 
– Em 18 de agosto foi fundada a Escola Cantinho do Sorriso APAE.

1968 
– É criada a Bandeira oficial do Município, pela Lei nº 920, de 19 de dezembro.

1969 
– Em 24 de setembro 15 comerciantes fundam o Clube do Diretores Lojistas.

Eventos que marcaram Estrela-RS no século XX - Anos 1960 a 1969 - Pesquisa de Airton Engster dos Santos

Escadaria do Rio Taquari em Estrela-RS - Localizada na Rua Arnaldo J Diel


Escadaria do Rio Taquari em Estrela-RS - Localizada na Rua Arnaldo J Diel
Foto - Airton Engster dos Santos

Jornal Folha de Estrela - 22 de janeiro de 2015











Secretaria da Saúde de Estrela-RS quer que moradores ampliem cuidados contra o mosquito da dengue


Saúde
Estrela quer que moradores ampliem cuidados contra o mosquito da dengue

Alerta da Secretaria da Saúde é para que neste verão chuvoso a população redobre os cuidados em casa a fim de evitar a criação de mosquitos da dengue

O verão é um período crítico para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Com as chuvas das últimas semanas, os cuidados devem ser aumentados porque a época é ainda mais propícia ao problema. Por isso, a Secretaria de Saúde de Estrela quer que a população amplie a prevenção de modo a agir para evitar a presença do mosquito no município. A enfermeira Carmen Henstchke, da Vigilância em Saúde de Estrela, diz que a equipe tem recebido reclamações em relação a alguns locais onde há negligência pela limpeza. Ela deixa claro que cemitérios, borracharias, ferros velhos, devem ser cuidados para não ter acúmulo de água. As piscinas devem receber tratamento para não servirem de criatórios. “Recebemos uma queixa sobre um açude, local que não fornece perigo porque tem uma quantidade maior de água e não-limpa. O mosquito gosta de água limpa. Fomos até o local e identificamos que não havia risco.” Na dúvida as pessoas podem ligar que a equipe faz uma inspeção no lugar em questão.
Em Estrela, há 55 armadilhas – pneus cortados ao meio - para monitorar o aparecimento do mosquito. Elas foram colocadas no Centro e nos 13 bairros. Os agentes de campo monitoram-nas e as larvas são encaminhadas para o laboratório do Estado. “Até agora não encontramos a presença do mosquito. Esperamos continuar dessa forma”, assinala Carmen. 
Ela frisa que apesar da Vigilância Epidemiológica , a conscientização deve partir dos próprios moradores. Para os agentes fica difícil visitar todos os domicílios do município. Cada morador deve estar consciente de atos de salubridade. “Não deixar acumular materiais no pátio; recipientes que enchem de água devem ser guardados de cabeça para baixo; é importante ainda não jogar lixo em terrenos baldios.”

Conscientização precisa ser repetida
O empenho solicitado à comunidade para fortalecer a prevenção é a única arma contra a doença e é muito importante enquanto ainda não há a circulação do mosquito Aedes aegypti no município. Para Carmen, as campanhas conscientizam quando são contínuas. “Se torna repetitivo falar de dengue, mas precisamos frisar o assunto enquanto temos a possibilidade da prevenção. Em uma cidade onde a doença estiver presente, articula-se estratégias diferentes. Felizmente não é o nosso caso.”

Faça sua parte
- O mosquito da dengue usa a água parada e limpa para se reproduzir. Ele gosta da água da chuva que se acumula em algum recipiente.
- No cemitério, com a flor natural é preciso colocar areia no prato para água não ficar água no vaso. 
- Donos de borracharias, mecânicas e ferros velhos precisam ter uma atenção redobrada no verão. Latas de lixo devem ser fechadas e os pneus não podem ficar descobertos
- A população deve fechar tonéis, latões, sacos de lixo e desentupir calhas e ralos

Prefeitura de Estrela-RS - Smel - Colônia de férias é mais refrescante dentro da piscina


Smel
Colônia de férias é mais refrescante dentro da piscina

Com calor de 35 graus em Estrela, a piscina foi a atração mais divertida nesta segunda-feira para os alunos do projeto Colônia de Férias

“Galera, quem está com a pranchinha e quer aprender a nadar vem para cá”, diz a professora Angélica Kalinaski. Imediatamente, um grupo de baixinhos se forma ao redor dela na piscina da Soges. Num calor de 35 graus, a água foi a verdadeira diversão para as crianças do Projeto Colônia de Férias, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela. A atividade na piscina foi realizada nesta segunda-feira (19) e a algazarra no meio da água deixava antever a felicidade das crianças. “Esse é o dia mais legal da colônia de férias. Vou ficar a tarde inteirinha dentro da piscina”, afirmou Maxsuely de Castro (10). Mal teve tempo de dizer tais palavras e atirou-se novamente para dentro da água. 
O projeto desenvolvido pela Smel envolve 200 crianças neste verão. Elas estão separadas em quatro núcleos: Escola de Ensino Fundamental Odilo Thome (Imigrantes), Sede dos Projetos (Centro), Escola de Educação Infantil Criança Feliz (Loteamento Marmitt) e CTG Raça Gaudéria (Loteamento Popular 3). Na segunda-feira “molhada”, participaram da brincadeira estudantes do Centro e do Loteamento Marmitt: 80 deles enroscados em espaguetes e espirrando água numa atividade saudável que exigiu a atenção dos professores. “Não pule aqui que tem muita gente”, orientava Angélica. Assim a tarde passou sendo refrescante com o sol a pino. “A recreação na água é um dos momentos mais esperados. “Todos eles se comportam porque sabem que no dia do passeio, há a chance de se divertirem na piscina.”

O projeto
O Colônia de Férias é um projeto que trabalha atividades com alunos de Estrela na parte da tarde durante o verão. Abriu no dia 12 de janeiro e segue até 12 de fevereiro, sempre de segunda a quinta-feira. Há oficinas, visitas e passeios. Eles aproveitam para interagirem com crianças de outras escolas e curtir as férias longe da televisão e mais perto da natureza. “AS oficinas vão desde escolinha de trânsito a banhos de mangueiras. A cada tarde são feitas atividades diferentes. “É uma forma de eles ocuparem o tempo ocioso nas férias”, afirma Angélica.

Smel - Estrela-RS promove etapa do Garota Verão no dia 31 de janeiro


Smel - Estrela promove etapa do Garota Verão no dia 31 de janeiro 

O Parque Princesa do Vale será palco para a passagem de belas mulheres. O concurso mais quente da temporada deve atrair garotas de 14 a 20 anos

Belas meninas já estão procurando a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Estrerla para saber detalhes do concurso Garota Verão que este ano ocorre dia 31 de janeiro, às 20h30min no Parque Princesa do Vale. Badalado por atrair beldades, o certame promovido pela RBS TV garimpa mulheres que depois se transformam em modelos ou desfilam nas passarelas européias. Em Estrela, as inscrições estão abertas até o dia 30 de janeiro e garotas de 14 a 20 anos que se interessarem podem buscar a ficha de inscrição na Smel. “Este ano é preciso cuidar com alguns critérios. A menina deve ter nascido em Estrela ou ter vínculo com a cidade, como trabalhar ou estudar”, informa o secretário da Smel, Júlio Saldanha. Há outros pré-requisitos que serão levados em consideração (veja abaixo). No ano passado, o título da etapa em Estrela foi para a estudante de design, Hamanda Dalmolin (19). 

Parque Princesa do Vale
O Parque Princesa do Vale terá uma infraestrutura especial e uma passarela para dar passagem às mais belas do verão. O certame é feito dentro do Projeto Viva Verão e Saldanha espera uma multidão torcendo por suas preferidas. “Paralelo ao nosso concurso, algumas cidades da região farão o certame em Estrela no mesmo dia, local e horário para aproveitar a estrutura.”
A etapa final ocorre em Capão da Canoa, no dia 28 de fevereiro. Saldanha motiva as belas a participarem. “É um evento que tem o suporte da grande mídia, uma tradição no estado. É uma oportunidade para meninas que querem ingressar na carreira de modelo e representar seu município.” A ganhadora leva um carro zero quilômetro. 

Critérios para o Garota Verão de Estrela
- Ter nascido em Estrela, trabalhar ou estudar na cidade
- Caso morar na cidade, comprovante de residência
- Ter entre 14 e 20 anos
- Se for menor, ter autorização dos pais
- Preencher a ficha de inscrição na Smel
- A taxa é gratuita

Sedesth Pousada em Estrela-RS acolhe crianças de três cidades


Sedesth
Pousada em Estrela acolhe crianças de três cidades

Pousada da Criança em Estrela foi regionalizada ano passado e recebeu de uma equipe de empresários solidário, ares-condicionados. A poucos meses de se desligarem do local, jovens contam o acolhimento que tiveram dentro da casa


Ser retirado do seio da família e morar em um local completamente desconhecido por decorrência da desestrutura familiar pode causar marcas em crianças e jovens. Pode também, ser uma experiência interessante se o local em questão trata com decência, carinho e aconchego as vítimas. Em Estrela, a Pousada da Criança que fica no Bairro Imigrantes é uma grande casa em madeira com brinquedos no pátio e bichos de pelúcia no quarto coletivo das meninas. Apesar da simplicidade das comodidades, ali muitos jovens encontraram a segurança necessária para tocar a vida adiante.
No ano passado, a Pousada foi regionalizada e atende agora 12 crianças, não só de Estrela, mas também de Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova. “Fizemos um convênio e a Pousada passou a atender estes dois municípios. Quando há necessidade de acolhimento, a Justiça encaminha crianças de tais cidades para Estrela”, informa o secretário do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), José Itamar Alves. 
No local, os laços e a crença no ser humano se renovam, mesmo quando se encontram em um ambiente, pessoas de outras cidades. Um dá coragem para o outro. A fé no futuro e em algo superior também se recicla. Por conta da regionalização, a Pousada recebe pequenas melhorias. Uma equipe de empresários solidários doou quatro ares-condicionados para serem colocados nos quartos e outros ambientes. “Faremos um muro para dar proteção maior às crianças”, explica Alves. O grande projeto, contudo, ainda está no papel, e se sair, irá melhorar de forma acentuada as instalações. O Governo de Estrela está pleiteando recursos junto aos governos federal e estadual para a construção de um prédio de alvenaria. A previsão de investimentos seria de R$ 500 mil. “Queremos um local melhor para nossas crianças”, projeta o secretário da Sedesth.

“Aqui encontrei carinho e amor”
A . tem 17 anos e sairá da Pousada em três meses, está preparando-se para a nova etapa de sua vida, mas não sem pensar nos vínculos que deixará para traz. Há um ano, a garota chegou ao local pelas próprias pernas. “Vim para cá por vários motivos”. Não quis citá-los, são feridas difíceis de cicatrizar. Na Pousada da Criança encontrou o apoio para cessar seus fantasmas. “Encontrei aqui carinho e amor e irmãs. Aqui todo mundo é amigo e se ama”, salienta enquanto olha com carinho para o rosto de sua colega, que se tornou sua melhor amiga. Um abraço na companheira é o jeito de demonstrar seu sentimento. No quarto das meninas as camas estão dispostas em várias posições e os bichos de pelúcia em cima delas remetem ao acalanto. É como se elas quisessem aninhar-se neles e receber o que muitas vezes não tiveram na infância. É numa delas que A. repousa. “Estou perto das pessoas que mais gosto, então me sinto protegida. Por mais que aqui se apague a luz do quarto e fica escuro, sei que tem alguém por perto.”
A . Teve uma infância difícil e o que a fazia suportar a vida era a presença do irmão e mais a fé de que a vida melhoraria. Hoje, estuda no 1° ano do Ensino Médio e nutre sonhos: quer ser veterinária, adora bichos. Uma forma de espalhar o amor que recebeu na Pousada da Criança, ainda que seja para diferentes tipos de seres vivos. 

Família
A melhor amiga de A. é R, que também tem 17 anos e deve sair da Pousada em meados do ano. Fará mudança para morar na casa da mãe. “É uma longa história de o motivo de eu vir para aqui”, sem dar pormenores. A Pousada é sua família, as amizades seladas com as crianças e meninas de sua idade vão ajudar a trabalhar seu psíquico. R. tem outra irmã na casa que deverá sair logo depois dela. R. organiza seu futuro agora sem os pais sociais, mas com a mãe biológica. Ainda que uma nova etapa venha, não esquecerá da proteção que a levou a ter fé e a orar por dias melhores. “Sinto alegria de estar aqui por estar perto dos amigos, da minha irmã e sei que estou segura.”

Aceitam-se visitas
A Pousada da Criança aceita visitas e esta atitude por parte da sociedade seria um presente com o qual crianças e jovens ficariam muito satisfeitos. Mais do que doações materiais que são importantes para tornar o lar aprazível, o carinho das pessoas expressaria compaixão e humanidade, sentimento que foi muitas vezes eclipsado na curta trajetória de vida dos integrantes da casa.
A coordenadora da Sedesth, a assistente social, Tatiana Pereira de Oliveira enfatiza que o olhar bondoso da comunidade sobre as crianças seria um bálsamo nessas férias. “Um momento de recreação em fim de semana, uma atividade com bola ou xadrez, enfim qualquer coisa que as distraia e deixe as férias delas mais leves e divertidas.

Aepan-ONG realiza Exposição: Mário Quintana na Biblioteca Pública de Estrela-RS





Aepan-ONG realiza Exposição:
“Mário Quintana na Biblioteca”

Em maio de 1994, um dos maiores poetas brasileiros nos deixava. O Memorial da Aepan-ONG relembra o poeta através da exposição: Mario Quintana na Biblioteca Municipal que reúne uma seleção de poemas, fotos e cronologia histórica.

A mostra proporciona o contato com imagens e textos consagrados da obra do poeta e, que são testemunho de momentos característicos do cotidiano simples de Quintana, notabilizado por suas caminhadas pela Rua da Praia em Porto Alegre.

Segundo o Diretor Cultural da Aepan-ONG Airton Engster dos Santos, não há dúvidas de que nenhum poeta gaúcho do século XX conquistou notoriedade igual. Seu lirismo brincalhão arrebatou o carinho de leitores mundo afora. Nascido em 30 de julho de 1906, em Alegrete, adotou Porto Alegre, cujas ruas, praças e mulheres cantou em versos. Muito tempo depois de conquistar respeito e fama, foi derrotado em duas tentativas de ingressar na Academia Brasileira de Letras.

Para Airton a frase que mais aprecia de Quintana é: “Uma vida não basta ser vivida. Ela precisa ser sonhada”.

A Exposição do Memorial da Aepan-ONG baseia-se no trabalho especial para CEEE de Armindo Trevisan, Hélio Nardi e Tabajara Ruas sobre a vida e a obra de Quintana editada no ano de 1998.

ITINERÁRIO

Até dia 14 de fevereiro, o público está convidado para apreciar a exposição na Biblioteca Pública de Estrela, com apoio da Secretaria da Educação de Estrela.

No dia 15 de fevereiro a mostra segue para Câmara de Vereadores de Estrela onde permanecerá até 01 de março.

Priscila Rodrigues

CTG Estrela do Rio Grande - XIX Rodeio Crioulo de Estrela-RS - Janeiro 2015 - Fotos de Airton Engster dos Santos

CTG Estrela do Rio Grande - XIX Rodeio Crioulo de Estrela-RS  
Janeiro 2015 - Fotos de Airton Engster dos Santos

CTG Estrela do Rio Grande promoveu XIX Rodeio Crioulo

Nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2015 foi realizado o XIX Rodeio Crioulo Estadual na sede do CTG Estrela do Rio Grande com participação de autoridades, tradicionalistas e público em geral.

O evento reuniu peões e prendas de diversos municípios do Rio Grande do Sul, que participam das provas campeiras.

A organização distribuiu valiosa premiação aos vencedores. O evento foi encerrado na tarde deste domingo (18) registrando a presença de grande público.

Você sabe o que é um Rodeio Crioulo? – Rodeio Crioulo é o evento que envolve animais nas atividades de montaria, provas de laço, provas de rédeas e outras provas típicas da tradição gaúcha nas quais são avaliadas as habilidades do homem e o desempenho do animal.

No Brasil os rodeios estão regulamentados pela lei nº 10.220/2001 que institui normas gerais relativas à atividade de peão de rodeio, equiparando-o atleta profissional e a lei nº 10.359/1999 que dispõe sobre normas a serem observadas na promoção e fiscalização da defesa sanitária animal quando da realização de tais eventos.

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos