História de Estrela-RS - Século XX


Os principais edifícios no início do século XX eram: Igreja Matriz Santo Antônio; Intendência Municipal; Sociedade Ginástica; Colégio Santo Antônio; estabelecimento comercial de Mathias Schneider; Casa de Saúde fundada pelo Dr. Campelli, fábrica de cerveja de Kortz & Dexheimer; Usina Elétrica de Ruschel e Irmãos; fábrica de sabão Costa & Cia; fundição Wirtz & Cia.

A Vila Estrela contava com estação telegráfica e centro telefônico municipal, agência do correio.

Era iluminada pela firma de Ruschel e Irmãos.

A Vila Estrela era progressista, industrializada, movimentada com ótimas edificações, bons hotéis, duas grandes clínicas com hospitais e farmácias, porto de grande movimento, uma bela localidade de colonização alemã.

As ruas centrais eram bem cuidadas, algumas já calçadas com pedras e passeios de laje.

Uma bonita praça bem arborizada chamada Benjamin Constant. No largo da praça ficava a Intendência Municipal, Igreja Matriz Santo Antônio, hotéis, bancos, casas comerciais, cafés, bilhares, barbearias, etc...

O comércio da Vila era representado por importantes casas e indústrias de tecidos, fundição, sabão, cerveja, móveis, caramelos, café, etc...

As maiores construções eram a Sociedade Ginástica e Colégio Santo Antônio.

A Vila de Estrela era muito movimentada com pessoas chegando diariamente em sua grande parte para atendimento nas clínicas especializadas existentes na localidade.

Os cinco hotéis existentes na Vila Estrela estavam sempre lotados, provando desta forma a grande presença de forasteiros.

O lugar era muito aprazível com população alemã e teuta era ordeira, laboriosa e progressista.

Texto: Airton Engster dos Santos
Imagem: Aepan-ONG





Estrela-RS - Mercado de cuidador de idosos é promissor para quem faz Pronatec


Mercado de cuidador de idosos é promissor para quem faz Pronatec

Atuar com idosos exige paciência, preparo emocional e técnico e as aulas gratuitas dadas em Estrela melhoram a dignidade da pessoa da terceira idade e aumenta a chance de empregabilidade dos diplomados

O Governo de Estrela certificou 43 cuidadores de idosos em dois anos: só nesta última semana, 26 alunos receberam o diploma, após terem concluído cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Completar o curso, fazer o ritual de formatura é uma vitória da autoestima às mulheres. O Secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), José Itamar Alves explica que as aulas do Pronatec representam uma chance de visibilidade, emprego e qualificação. “Os familiares exigem pessoas instruídas para cuidar seus idosos.”

Com Estrela despejando gente qualificada para zelar por vovôs no município, o curso de cuidador evidencia-se como o que mais atrai adeptas – elas são maioria - entre os oferecidos na cidade. “Está absorvendo pessoas para o mercado”, salienta o coordenador do Trabalho, Fabiano Machado.

A procura pela função é uma demanda crescente por causa do envelhecimento da população. Os filhos necessitam trabalhar e desejam acompanhantes de qualidade para permanecer com os idosos. As casas geriátricas por sua vez, também percebem a importância de um profissional capacitado para dar assistência às pessoas da terceira idade.

Cuidadora treinada

A professora Elizabete Gewehr (61), dá aulas de atividade física na Vovolândia - casa para idosos em Estrela. Há três anos ela atua no local e salienta que o curso, de seis meses, lhe ajudou a aprimorar suas habilidades. “Surpreendi-me com o treinamento, não julgava que fosse tão profundo. Exigiu e trouxe conhecimento.” No princípio, Elizabete cursou o Pronatec para melhorar o zelo com sua mãe, uma octogenária. “Como cuido dela, desejei saber orientações.” O treinamento se revelou mais do que dicas, aprimorou saberes físicos e laborais. Aprendeu sobre estatuto do idoso, doenças do envelhecimento como Alzheimer, cuidados ao banho e como evitar acidentes domésticos.

Seu aprendizado está na ponta da língua e das mãos e ela reconhece que obteve propostas para trabalhar em casas de idosos. “Várias mulheres que fizeram o treinamento estão atuando.” Abrigos e hospitais dão preferência a profissionais treinados nesta área do conhecimento.

Ela elogia a atuação da Prefeitura de Estrela que se engajou em trazer a capacitação. “Este é um mercado promissor. Uma cidade cresce promovendo tais tipos de ações.”

FOTO PRONATEC ELIZABETE

Elizabete , secretário Alves e Machado: curso foi surpresa positiva pelo conhecimento transmitido

Texto: Andreia Rabaiolli

Estrela-RS - Natal na Praça com noite do Rock - CB4 - Legionários - Liverpool - Rock 60

CB4

Legionários

Liverpool

Rock 60

Bom e velho rock and roll feito por bandas locais na Praça Menna Barreto leva ritmo descolado à programação natalina do município. Quatro grupos se apresentaram nesta segunda

De Legião Urbana a Charlie Brown passando pelo rock tradicional, inúmeras foram as vertentes que se harmonizaram na pegada roqueira que marcou a programação nesta segunda-feira à noite (23) em Estrela. 

O último cronograma de eventos a ser cumprido antes do Natal fechou com guitarras, bateria e a presença de vocalistas e bandas conhecidas regionalmente, dando visibilidade e oportunidade para os artistas.

A Banda Rock 60 começou a tocar às 20h, lembrando o rock antigo das décadas de 1960 e 1970 agradando aos aficionados tradicionais do ritmo. Em segundo lugar, com uma composição totalmente Charlie Brown Júnior, subiu ao palco a CB4. A banda que se reformulou em 2013, tocou os melhores sons do Charlie Brown num tributo a banda. A performance musical agradou a skatistas e ouvintes contemporâneos.

Às 21h30 foi a vez de Legionários. O vocalista vestido de branco e lembrando Renato Russo fez a performance do líder poético e genial do Legião Urbana. A banda feita por amigos mesclou rock e pop.

Por fim, às 22h30, o público pode se deleitar com o destaque noturno. A última atração, a banda Liverpool levou o bom e velho rock and aos ouvidos de quem curte a essência da boa música.

É sempre um show

Entremeando, música e aplausos, Estrela fez mais um show de luzes na praça. O público não cansa de apreciar a decoração que esbanja criatividade. Na praça, são mais de mil pontos: há um túnel com pisca e cascatas, bonecos infláveis, chafariz com pisca e luzes de led rítmicas, que “dançam” na sintonia da música. O show de luzes na Praça também é realizado diariamente às 21h, 21h30min, 22h e 22h30min e tem duração aproximada de 10 minutos.

Texto: Andreia Rabaiolli

Secretaria da Saúde de Estrela - Cresce número de consultas realizadas durante o pré-natal


Cresce em Estrela número de consultas realizadas durante o pré-natal

De maio a agosto, 93% das mamães que ganharam bebês fizeram pelo menos sete consultas durante o pré-natal, um aumento de 12% em relação ao quadrimestre anterior

Estrela termina 2014 com notícia positiva relacionada aos indicadores de saúde materno-infantil. O número de consultas realizadas durante o pré-natal cresceu 12% entre maio a agosto, em relação aos primeiros quatro meses do ano. Esses são os percentuais mais recentes da Secretaria da Saúde e revelam que as campanhas de conscientização, empreendidas pela equipe, estão fornecendo resultados. “Estamos felizes porque as mulheres estão mais cuidadosas e aderindo ao pré-natal”, informa a enfermeira Carmen Hentschke.

De maio a agosto, 93% das gestantes de todo o município fizeram mais do que sete consultas para o pré-natal, enquanto que de janeiro a abril, 81% das mamães foram ao médico. O Ministério da Saúde preconiza que o pré-natal adequado é aquele realizado com no mínimo sete consultas durante a gravidez. Quanto maior o número de consultas, maiores as chances de tratamento de intercorrências. “O pré-natal é o acompanhamento da mulher durante a gravidez e envolve consultas e exames. Os municípios fornecem essa assistência gratuitamente. No fim da gestação, a mulher deve ser acompanhada a cada 15 dias pelo médico”, explica Carmen. A enfermeira relata que quando o número de consultas aumenta, significa que estão mais sensíveis ao acompanhamento e desenvolvimento do bebê. É na barriga da futura mamãe que se podem constatar problemas e intervir para que o bebê não seja afetado. Os exames identificam infecções urinárias ou no sangue e outras possíveis doenças. “Algumas infecções podem afetar o bebê e fazê-lo nascer prematuro. Quando o médico as trata, maiores são as chances de nascer no tempo certo”. 

Prevenção
Estrela tem uma preocupação especial com as gestantes. “No município, elas são prioridades porque trazem no ventre outro ser.” O serviço de saúde de Estrela torna acessível as consultas justamente por essa primazia. É necessário que a mamãe vá ao posto marcar a primeira consulta, as demais são agendadas subsequentemente. 
Para Carmen, o aumento das consultas de pré-natal se deve ao empenho da equipe –técnicos, médicos, enfermeiras. “Quando os profissionais atendem essas mulheres pela primeira vez, deixam claro a importância do exame e da regularidade em fazê-lo. A ênfase no acompanhamento é o que faz com que elas retornem às consultas.” 

Porque fazer o pré-natal
- O exame protege o bebê e identifica além de outras dificuldades, infecções que o fazem nascer prematuro. 
- A prematuridade acarreta em riscos, pois o neném nasce vulnerável, precisa permanecer na UTI nenonatal
- Quanto mais o bebê permanecer no tempo certo na barriga da mãe, terá mais saúde e força para mamar

Destaque aos dados
- 93% das mamães que ganharam nenê entre maio a agosto fizeram mais de sete consultas ao pré-natal.
- De janeiro a abril, este número era de 81% de mães.
- De maio a agosto, 128 mamães ganharam bebês no município. O acompanhamento é feito pela declaração de nascidos vivos
- Em Estrela, as gestantes são acompanhadas nos postos por ginecologistas ou médicos de saúde da família

Texto e foto: Andreia Rabaiolli

História da Soges - Sociedade Ginástica Estrela - Turnverein Estrella


Associativismo nas colônias alemãs
e Turnverein Estrella

A história da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul registra uma data especial, 25 de julho de 1824. Antes há registro apenas da presença do elemento indígena e português nestas terras.

O índio foi dono original da terra. O português conquistador e defensor da terra com contribuição na língua, religião, organização política e familiar.

A partir de 1824 a situação muda consideravelmente no Rio Grande do Sul, com a chegada dos imigrantes alemãs: outra gente, outra língua, outros costumes e até outra religião.

Uma das características dos recém chegados, de origem alemã, era o espírito associativo. O lazer o canto, a música ocupavam parte considerável do tempo dos imigrantes, tanto que a hausmusik (música em família), passou a ocupar estaco na igreja, comunidade e sociedades. Desses grupos surgiram os sängervereine (sociedades de cantores ou pequenas orquestras).

Mas havia três tipos de sociedades que marcaram época nas comunidades germânicas: sociedades de cantores (sängervereine), sociedades ginásticas (turnvereine) e sociedades de atiradores (schützenvereine). 

Não há cidade de origem alemã no Estado, que não se orgulhe de possuir, ou ter registrado no passado, a existência de uma dessas organizações.

Se encerraram suas atividades, as gerações mais velhas falam com saudade, pois foram sem dúvidas fundamentais para vida associativa do passado. Praticamente as vidas das comunidades giravam em torno delas.

Campo Bom, Sapiranga, Taquara, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Nova Petrópolis, São Sebastião do Caí, Feliz, Montenegro, Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul, Ijuí, entre outras, onde a imigração alemã foi importante, tiveram ou ainda tem uma ou outra das sociedades citadas.

Na história das localidades alemãs, é de tal profundidade a presença dessas sociedades que a simples palavra “ginástica”, significava pessoas de origem alemã que ali cantavam, faziam ginástica, teatro, dança, jogo de cartas, bolão e tomavam cerveja.

Turnverein Estrell

A Turnverein Estrella, foi fundada em 26 de maio de 1907, por dez jovens entusiastas, no antigo hotel e confeitaria Bentz.

A primeira diretoria era assim formada: Alberto Dexheimer (presidente), Artur Francisco Preussler (vice-presidente e ginasta), Filipe Leopoldo Dexheimer (1º secretário), Clemente A. Ruschel (2º secretário), Conrado Hemb (tesoureiro), Walter N. Bernhardt (guarda-esportes), Adolfo Gonçalves, Alfredo Goulart, Cristiano Oscar Goedtel, Rodolfo Bernhardt e João Carlos Harres.

Em 1911 a entidade adquiriu um terreno para construção de uma sede própria. Em 1914 foi aprovada a construção da sede, em 15 de agosto de 1915 foi lançada a pedra fundamental, a construção ficou sob responsabilidade do Senhor Germano Kartsch. A inauguração ocorreu em 11 de novembro de 1916. Depois houveram várias melhorias no prédio.

Com a nova sede concluída, a Turnverein Estrella, oportunizou aos associados, ginástica, atletismo, bolão, salão para bailes, festas, teatro entre outros.

Em 1932 adquiriu um campo esportivo para prática de ginástica e atletismo, atividades que eram coordenadas pelo renomado professor alemão Leo Joas.

A Campanha de Nacionalização do presidente Getúlio Vargas e o ingresso do Brasil na 2ª Guerra Mundial, tudo que lembrava o pensamento germânico foi extinto sumariamente. Assim o departamento de ginástica foi fechado em 1942, o professor Leo Joas demitido e a diretoria deposta.

No alto da sede da Sociedade, também foi retirado o logotipo característico das sociedades congêneres, baseado nos quatro efes, em forma de cruz grega: frisch (jovial), fromm (bem comportado), fröhlig (alegre) e frei (livre).

Uma nova diretoria foi imposta, os estatutos foram mudados, e a entidade passou a denominar-se Clube Comercial em 1945.

Em 1951, sob a presidência de José Moesch, mudou o nome para Sociedade Ginástica de Estrela. 

Mais tarde foi construído o ginásio, idealizado por Arnaldo J. Diel. Nos anos 70, foi adquirido a sede campestre, no bairro Cristo Rei, com várias opções aos associados: piscinas, cancha de tênis, vôlei de arreia, basquete, mini-futebol, quiosque, área verde e churrasqueiras. 

Outra aquisição foi o campo da chacrinha, na rua Coronel Brito, próximo ao Arroio Estrela, com vasta área verde.

Em 2007, a Sociedade Ginástica de Estrela, comemorou seu centenário com uma exposição “Um Século de História”, peça teatral do grupo “Tá Pintando Arte” de Novo Hamburgo, culto e missa ecumênica no salão social da entidade, atividades esportivas alusivas ao centenário, sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores de Estrela, Baile Soges – 100 Anos, e apresentação da OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Depois disso a SOGES implementou uma academia de ginástica onde funcionava o antigo bolão da Sede Social.

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Fonte - Memorial da Aepan-ONG









Fotos - Papai Noel no Bairro Imigrantes em Estrela-RS

Fotos - Papai Noel no Bairro Imigrantes em Estrela-RS
20 de dezembro de 2014

Noel Vilmar da Silva com apoio da Seadrh de Estrela promoveram a Chegada do Papai Noel no Bairro Imigrantes. Teve balas, presentes, cachorro quente e refrigerante... Foi uma grande festa...Muitas empresas e pessoas contribuíram... Parabéns comunidade estrelense.
Fotos - Airton Engster dos Santos
















SEDESTH - Setenta alunos se formam pelo Pronatec em Estrela-RS



Setenta alunos se formam pelo Pronatec em Estrela nesta quinta-feira

O Governo de Estrela vai diplomar 70 alunos que concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em 2014. A formatura ocorre nesta quinta-feira (18), às 19h, na Sociedade Rio Branco 

Por meio do trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), o Pronatec realizou em Estrela este ano nove cursos divididos em 12 turmas: auxiliar de cozinha, vendedor, recursos humanos, cuidador de idosos, eletricista industrial, operador de empilhadeira, operador de retroescavadeira, costura têxtil, auxiliar administrativo. Foram oferecidas 220 vagas e os formandos que chegaram até o final do treinamento terão na quinta-feira, a noite da diplomação. Uma nova etapa inicia-se, mais eficiente em esperança profissional.
Neste ano, Estrela formará 80% mais profissionais que em 2013, quando 50 foram diplomados. É que em maio, 20 receberam os diplomas, totalizando 90. A adesão aos cursos é um sintoma de amadurecimento da população que busca a qualificação porque aprendeu a reconhecer que técnica e competência são atributos procurados por empresários locais.

Oportunidade
O Pronatec é um programa do governo federal que objetiva dar qualidade técnica para que as pessoas sejam novamente recolocadas no mercado de trabalho. Motiva assim, trabalhadores que sobrevivem de subempregos para que tenham foco em um treinamento específico e aperfeiçoado. “O público prioritário são pessoas sem trabalho ou que estão na economia informal. O Pronatec é a chance de voltarem a competir dentro do mercado”, informa o coordenador do Trabalho da Sedesth, Fabiano Machado.
Segundo ele, os nove cursos diferentes dados este ano por professores do Sistema S – Senac, Senat e Senai - representam gama de diversificação. “A ideia foi oportunizar a todos os segmentos possíveis mão de obra qualificada. Assim, aumentam as chances de contratação.”

Conforme o secretário da Sedesth, José Itamar Alves, em Estrela, os cursos do Pronatec estão ajudando a economia do município porque pessoas que são absorvidas por empresas tem mais poder de compra. Um projeto para o ano que vem pretende dobrar a oferta de cursos e mobilizar o público do Bolsa Família para que eles também tenham acesso aos cursos. “Queremos que as pessoas do Programa sejam sensibilizadas e se tornem alunas, estimuladas a ingressar nos cursos. O projeto prevê teste vocacional para direcionar pessoas à vaga específica.” Segundo ele, a estrutura está sendo montada e contará com psicólogo e assistente social que ajudarão a conscientizar este tipo de público. É também uma forma de emancipá-los do Bolsa Família para que recebam uma renda melhor. 

Cursos
Cuidar de idosos foi o curso mais movimentado do Pronatec este ano. O treinamento foi concluído por 25 pessoas que, nesta quinta-feira, estarão orgulhosas de receber o diploma. De acordo com o coordenador Fabiano Machado, o curso é procurado por pessoas que querem saber manejar idosos, zelar pela higiene e pelo aspecto psicológico. “A procura por cuidador de idosos se justifica pelo fato de que muitas pessoas quererem possuir renda extra. Assim, durante o dia atuam em uma função e a noite ou em horário alternativos buscam essa tarefa para melhorar o salário”. 
Os cursos com máquinas como operador de retroescavadeira e de operador de empilhadeira foram muito procurados em Estrela. “Há mercado para quem faz o curso, sobram vagas”.

Olhos no futuro

Eletricista, pedreiro e “faz tudo”, Eduardo Carlos Stann Junior (32) receberá o diploma como operador de retroescavadeira. Resolveu fazer o curso para adquirir conhecimento e melhorar a renda. Acredita que com o treinamento seu salário possa elevar 20%. O curso exige muito porque é preciso manobrar a máquina, além do conhecimento técnico. “Depois de pegar o diploma quero procurar uma colocação para adquirir experiência e colocar em prática o que aprendi.” Não pretende parar por ai. Ele quer estabilidade e para isso projeta o futuro: “fiz o curso e estou me preparando para um concurso.”

Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

SEDESTH - Brinquedos doados por empresárias avivam o brilho no olhar de crianças do Cemai


Brinquedos doados por empresárias avivam o brilho no olhar de crianças do Cemai

Com doação de brinquedos aos alunos do Centro Municipal de Atendimento Integrado, empresárias de Estrela comprovam que a época natalina sensibiliza para a bondade

Vinícius Konrad Lima (9) desembrulhou o pacote bem feito de presente e arregalou os olhos: ganhou um carrinho. “Agora vou brincar com ele em casa.” Assim como o menino que se surpreendeu com o pacote, outras 163 crianças do Centro Municipal de Atendimento Integrado (Cemai) receberam bonecas, carrinhos, bolas e jogos numa iniciativa solidária de quatro empresárias de Estrela que promoveram o Desfile do Bem e fiaram uma invisível corrente de gentileza. As organizadoras Rafaela Garcia, Simone Kirst, Paula da Rosa e Graziela Von Mullen, conseguiram arrecadar muitos presentes e optaram por doá-los às duas unidades do Cemai, um espaço em Estrela que ocupa as crianças no turno oposto ao Escolar.

A entrega foi realizada na segunda-feira (22) em uma das unidades do Centro. Com capuzes de Mamães Noeis e o Papai Noel a bordo de um jipe chegaram provocando aplausos da garotada. “Nós nos surpreendemos com a quantidade de pessoas que doaram ao desfile. Neste período as pessoas estão mais sentimentais. Esta é a nossa primeira iniciativa como Grupo Do Bem. Estamos emocionadas e percebemos que fazer o bem faz bem”, salienta Simone Kirst.

Generosidade

O secretário do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), José Itamar Alves acompanhou a visita às crianças, brincou com muitas, fotografou ao lado delas e deixou uma mensagem às empresárias. “O que se planta, colhe.” Para Alves, a população de Estrela possui amor fraternal que se potencializa nos dias antecedentes ao Natal. É quando o vigor da generosidade se torna explícito. “O propósito dessas mulheres em ajudar o Cemai é nobre, todos ficamos felizes. Um pequeno gesto é um grande passo a quem necessita.”

Segundo a supervisora do Cemai, Ana Cristina Mollmann, atos de gentileza brotam nesta época natalina e as ações das empresárias são significativas para as crianças. “Nossos alunos são carentes, alguns não possuem brinquedos em casa. Cedemos material escolar, mas criança gosta mesmo de carrinho e boneca. Para muitos este será o presente de Natal. A atitude deixou-os imensamente felizes.”

Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Natal em Estrela-RS - Demonstração de fé marca apresentação de Padre Ezequiel



Demonstração de fé marca apresentação de Padre Ezequiel

Com mensagens de fé, padre Ezequiel conquistou o público mais velho no Centro Comunitário Cristo Rei

A apresentação do Padre Ezequiel Dal Pozzo na sexta-feira em Estrela, levou muitas famílias e pessoas da terceira idade ao Centro Comunitário Cristo Rei. O evento faz parte da programação natalina do município e atraiu fieis. Com a voz potente, Padre Ezequiel conseguiu professar sua fé. “As canções religiosas tem o motivo de nos alegrar, mas também comunicar para uma palavra boa”, disse ele ao cantar sem demora e seguido por um coro de vozes: “Amar como Jesus Amou”.

O padre Azabido Pedro Ludwig, um dos coordenadores da atividade disse que a Paróquia entrou no espírito e celebrou o Natal com fieis, crianças e famílias. “O padre Ezequiel é de Caxias do Sul e canta músicas que deixam belas mensagens.”

O público que foi assistir ao Padre Ezequiel levou alimentos para doar a entidades assistenciais.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Cartão de Natal Univale

Agradecemos a Direção e funcionários
da Univale pela parceria...