Estrela-RS - Natal 2014 - Grande público na Praça Menna Barreto para acompanhar o Show de Luzes...


Estrela-RS - Natal 2014 - Grande público na Praça Menna Barreto 
para acompanhar o Show de Luzes...
Fotos - Airton Engster dos Santos






























Feira do artesanato de Estrela-RS exibe trabalho diferenciado em madeira folk


Feira do artesanato de Estrela exibe trabalho diferenciado em madeira folk

Xodó para os olhos nas vendas natalinas da Feira de Artesanato de Estrela, a pintura folk em madeira mostra a destreza dos artesãos que se esmeram a cada edição para manter evento qualificado

São três dias para deleitar os olhos com produtos para decorar a casa. As mulheres que o digam: um artigo mais interessante que o outro expõe o nível de qualidade da Feira de Artesanato de Natal, promovido pela Associação dos Artesãos de Estrela. A feira iniciou nesta sexta-feira no ginásio do Colégio Santo Antônio e prossegue até domingo. É uma oportunidade para os artistas ganharem vitrine e “costurar” negócios posteriores.

A presidente da Associação, Anita Simone Stamm Wolker informa que a entidade possui 35 artesãos e a cada edição eles aprimoram seu talento para levar à população produtos que impressionam aos olhos e ficam lindos dentro em uma peça da residência. Segundo Simone, esta é a última feira do ano e os artistas vieram com toda a inspiração para que seus artigos pudessem chamar a atenção e vozes de exclamações. “O que está impressionando é a pintura folk em madeira e o patchwork.” Com detalhes distintos e resultado de um trabalho meticuloso de hábeis mãos, a pintura folk é o carro-chefe deste ano e anda fazendo a cabeça de muitas donas de lares, mamães ou mulheres de estilo. 

Visibilidade

A artesã Janete Faggion faz pintura em madeira há 14 anos. Os bonecos de pano também fazem parte de sua aptidão, mas são caixas e enfeites amadeirados que são registrados os grandes elogios. Em um dia de feira, ela vendeu 11 guirlandas de sombrinhas de madeiras. “Foi minha peça de sucesso desta vez.” Em época de evento, o movimento aumenta até 30%. “Os produtos expostos na feira dão visibilidade. Eu consigo muitos clientes e alunos por meio dos eventos, são meu cartão de visitas.”

Lovani Korner faz crochê há 48 anos. “Eu iniciei aos 15 e desde então vendo meus trabalhos.” Seus panos artesanais são procurados há muitas décadas. Ela diz que a Feira ajuda a incrementar o orçamento e “faz bem para a cabeça.”

O que: Feira do Artesanato de Natal de Estrela

Onde: ginásio do Colégio Santo Antônio

Quando: sexta (28), sábado (29) e domingo (30) 
Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli










Evento no Parque Princesa do Vale em Estrela-RS atrai 700 pessoas em seis horas de caminhada


Evento no Parcão atrai 700 pessoas em seis horas de caminhada

Edição noturna do Caminhada pela Vida atrai setecentas pessoas que exercitaram-se no Parque Princesa do Vale chamando atenção para luta contra o câncer

Seis horas de uma caminhada que celebra a vida, enaltece a saúde e provoca os adeptos a andarem por um causa nobre no Dia Nacional de Combate ao Câncer. Centenas de pessoas toparam o desafio e enfrentaram o calor e o cansaço para percorrerem a pista do Parque Princesa do Vale, em Estrela. A edição noturna da 2ª Caminhada Pela Vida começou às 18h e seguiu até meia-noite. As luzes iluminavam a noite e os andantes que caminharam uma, duas, três horas e até seis horas contínuas fazendo um esforço para chamar atenção pela causa.

A atividade foi organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), departamento em que funcionários esforçaram-se para cumprir o desafio. “O que mais chamou atenção foi a satisfação das pessoas que, mesmo fazendo um exercício longo, sentiram-se recompensadas por estarem colaborando com a Liga de Combate ao Câncer”, explica a coordenadora do evento Simone Rissi.

A Caminhada foi organizada pela Smel e a Liga, que vendeu 500 camisetas para o evento, dinheiro que será revertido aos pacientes em tratamento de câncer. Na caminhada, uma multidão exercitou-se com a camiseta personalizada do evento, adquirida com o intuito de ajudar a entidade. “Todo mundo que foi realmente vestiu a camiseta, foi um momento de foco e descontração.” O público diversificado também chamou atenção, jovens, escolares, grupos da terceira idade e de ginástica. “Mobilizou não só o público local, veio grupo de fora da cidade.”

30 quilômetros

Maioria das pessoas caminhou uma hora. Além de colaborar com a liga, elas aproveitaram para fazer o exercício cotidiano. Algumas surpreenderam com o “pique” e aceitaram a provocação de se manter seis horas na ativa. A servidora Patrícia Wagner foi uma delas: não parou das 18h à meia noite, quando foi dado o anúncio de encerramento da caminhada. Pela estimativa, percorreu 30 quilômetros em seis horas. “Penso que minha disposição se deveu ao fato de querer ajudar uma causa e divulgar uma entidade que faz um trabalho importante, como a Liga.” A servidora quis chamar atenção da importância de fazer exames para o câncer de mama e próstata. “É isso que estamos discutidos há várias semanas. Foi para destacar a causa e também salientar a saúde.” Patrícia, que passou um tempo parada, está retomando a rotina de exercícios. Ela diz não ter sentido cansaço. “Foi um desafio pessoal cumprido. Muito bacana.”

Já a secretária Cláudia Rosângela Henz caminhou durante uma hora, junto com seu grupo de ginástica. “Combinamos que em vez de nossa atividade semanal, faríamos a caminhada para aproveitar o dia, aderir a causa e unir o útil ao agradável.”

Matéria: Andreia Rabaiolli
Fotos: Jéssica Taís Scheeren

Comdica de Estrela-RS aprova documento que assegura direitos da criança para próxima década


Comdica aprova documento que assegura direitos da criança para próxima década

Plano Decenal do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Estrela (Comdica) foi apreciado em audiência pública nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Estrela (Comdica) apresentou à comunidade nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores, o Plano Decenal. O documento serve de base para o município realizar ações para proteger crianças e adolescentes em vários segmentos. A presidente do Comdica, Mônica Israel Machado resume o texto de forma prática: “O plano evidencia onde estamos, o que queremos para as nossas crianças e adolescentes na próxima década, como vamos alcançar tais objetivos e monitorá-los.”

Na casa legislativa, estiveram presentes secretários municipais, conselheiros tutelares, estudantes, diretores, professores e representantes de entidades que ouviram as propostas e colaboraram com elas para garantir o acesso às políticas públicas às crianças estrelenses.

O documento que será enviado à Brasília para o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), contém metas para os próximos dez anos envolvendo as áreas da educação, saúde, assistência social e o Conselho Tutelar. “Foram nomeados colaboradores de diversos segmentos que deliberaram sobre estratégias e ajudaram a montar o documento”, informa a presidente Mônica.

Entre os objetivos específicos, trabalhar preventivamente contra as drogas e a não-violência são itens importantes destacados no texto. “Formamos uma turma de policiais mirins há pouco tempo e em dezembro o município vai estar formando mais 400 alunos de escolas que ingressaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd. Estrela possui uma lei que já financia esse programa, a intenção é manter e ampliá-lo. Precisamos pensar em afastar crianças das drogas para que as famílias não sofram quando o problema estiver instalado”, assegura Mônica.

Conselho Tutelar quer mais vínculos

A conselheira tutelar Maria Helena Goettems cita a primazia do documento para sensibilizar o município da importância da proteção de cada adolescente. Ela diz que em Estrela, Conselho Tutelar quer fortalecer os vínculos com a rede de atendimento, qualificar conselheiros e promover palestras e ações nas escolas que possam orientar sobre drogas e bulling. “É preciso proteger adolescentes também contra a negligência dos pais.” As estratégias devem entrar em vigor em 2015 e ser alcançadas até 2024.

Inclusão

Nesta quinta na Câmara de Vereadores a audiência pública optou por implementar o documento com duas inclusões. O primeiro é a criação de um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) para adolescentes até 2024. O município conta hoje somente com serviço adulto para atender pessoas na área psicossocial. Uma segunda alteração no documento da conta da promoção de um fórum permanente de juventude, algo como grupo de discussões de adolescentes para que eles possam ter vez e voz e serem ouvidos em suas demandas.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Grupo de empreendedoras de Estrela-RS promove desfile beneficente


Grupo de empreendedoras de Estrela promove desfile beneficente

O Cia Bar vai ser palco do primeiro desfile Do Bem, no dia 10 de dezembro, a partir das 20h. A iniciativa é das empreendedoras Simone Kirst, Paula Gamalho da Rosa, Rafaela Garcia e Graziela Von Müller, que vão arrecadar brinquedos para as crianças atendidas pelo Projeto Cemai, do município de Estrela.

Unir num só espaço as tendências da moda para o Verão 2015 e a solidariedade é o objetivo das amigas. “Com a chegada do Natal, sentimentos de solidariedade afloram. Queremos aproveitar a data, juntar os amigos e fazer uma ação Do Bem”, explica Rafaela.

O evento já tem a confirmação de várias lojas de Estrela e da região e vai apresentar modelos adultos e infantis. Tem a parceria do Cia Bar e de outras empresas que auxiliarão com a logística e também disponibilizarão brindes para sorteio. A entrada será um brinquedo novo. “Para quem ficou afim de participar, ainda pode se juntar à nós. Vamos fazer a diferença neste Natal”.

Matéria e foto: Jônatas dos Santos

Sedesth - Estrela-RS promove curso para pessoas com deficiência


Sedesth

Estrela promove curso para pessoas com deficiência
Portadores de deficiência iniciarão treinamento como Auxiliar de Linha de Produção. Eles devem ser absorvidos para o mercado de trabalho

A Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela (Sedesth) promove curso de Auxiliar de Linha de Produção para pessoas com deficiência. O treinamento inicia dia 25 de novembro e será realizado no Senai de Lajeado, com aulas de segunda a quinta-feira à tarde. “O curso visa atender a necessidade de preenchimento de cotas de empresa no ramo da alimentação e a Sedesth oportunizará dez vagas”, informa o secretário José Itamar Alves. 
Nesta quarta-feira (19) os alunos que vão iniciar o treinamento foram visitar o Senai junto com técnicos da Sedesth e revelaram seu entusiasmo em relação a esta nova etapa, afinal, é uma preparação para o mercado de trabalho. “A empresa disponibilizou o veículo para o transporte dos alunos de pontos estratégicos em Estrela até o SENAI em Lajeado visando a segurança deles”, explica o coordenador do Trabalho da Sedesth, Fabiano Machado.
Para o secretário Alves, a experiência de formar turma para atender as cotas em parceria com empresas da região é importante e está obtendo êxito em Estrela. “Em 2013, tivemos a primeira turma de formados portadores de deficiência. Vários alunos foram efetivados em conseqüência de uma parceria entre a Sedesth e uma empresa de alimentação. Eles ingressaram no mercado tendo sido respeitados seus direitos e limitações”.

Matéria: Andreia Rabaiolli