Estrela-RS vai detonar 8 mil metros cúbicos de pedra para britagem


Estrela vai detonar 8 mil metros cúbicos de pedra para britagem

Operação será feita pela Dinacon na pedreira de Delfina. Foram abertas 27 fendas para colocar os explosivos

Depois de recuperar 40 quilômetros de vias com saibro, Estrela prepara o processo para recapá-las com brita. A pedreira de Delfina será responsável por isso. Segundo o secretário de Obras Públicas, Cristiano da Rosa, a projeção é de que na segunda-feira a empresa Dinacon faça a detonação de 8 mil metros cúbicos na pedreira. A equipe da empresa detonadora abriu 27 buracos para inserir de explosivos. A denotação exige forte protocolo de segurança e os moradores foram avisados.

Investimento

Depois de explodidas, as rochas são trituradas no britador. “O município produz a própria brita. Com a máquina temos capacidade de fazer 300 metros/dia, diz Rosa. Esta é a primeira detonação do ano. O investimento é de R$ 73 mil.

“Essa detonação é muito importante porque a brita é a melhor matéria para recobrir as ruas”, informa o secretário.

Saiba mais

- A brita melhorará as ruas do município
- Serão detonados 8 mil metros cúbicos de pedra

Matéria e fotos: Andréia Rabaiolli

FOTOS

Projeção é de que na segunda-feira as rochas da pedreira de Delfina sejam detonadas, se o tempo estiver bom

Mais 17 escrituras entregues pelo Governo de Estrela-RS


Mais 17 escrituras entregues pelo Governo de Estrela

Mais 17 famílias dos Loteamentos Populares 3 e 4, do Bairro Boa União, receberam suas escrituras que garantem a posse do terreno em que vivem há mais de 20 anos. A cerimônia de entrega ocorreu na noite de quinta-feira (26), na Prefeitura de Estrela. Com estas, já são perto de cem as famílias beneficiadas pelo Programa Minha Escritura, lançado no ano passado.

Embora estivesse marcado para às 18h, alguns chegaram cedo para garantir o lugar na primeira fila. O ato de entrega das escrituras é uma vitória para os moradores. “É uma promessa que se torna realidade”, lembra a proprietária Dalvania Lima Cardoso, que recebeu orgulhosa o documento das mãos do prefeito Carlos Rafael Mallmann.

Secretários municipais, vereadores e comunidade acompanharam as entregas individuais e presenciaram o sorriso no rosto de quem, finalmente, pode garantir um direito. “Nosso governo cumpre hoje com sua obrigação, de regularizar a situação destas famílias, de lhes dar dignidade e esperança de uma vida melhor”, ressalta o vice-prefeito Valmor Griebeler. Para Rafael Mallmann é inadmissível que este processo tenha sido tão moroso. “Se passaram duas décadas e em apenas um ano e meio conseguimos implantar essa importante política pública, demonstração que reitera nosso compromisso com as pessoas”, reafirma o prefeito.

Até o final de 2016 o projeto Minha Escritura pretende regularizar 177 famílias dos loteamentos populares.

Matéria e fotos: Jônatas dos Santos

FOTOS
Dalvania - É uma promessa que se torna realidade
Entrega - Mais de 17 famílias dos Loteamentos Populares 3 e 4 receberam suas escrituras

Corpo de Bombeiros recebe porta-arquivos da prefeitura de Estrela


Corpo de Bombeiros recebe porta-arquivos da prefeitura de Estrela

A Prefeitura de Estrela ajudou o Corpo de Bombeiros Militar de Estrela a otimizar o espaço, com a entrega de uma obra de marcenaria. O governo fez um porta-arquivos suficientemente espaçoso, com 12 prateleiras, para armazenar 2,4 mil planos de prevenção. Foi confeccionada ainda uma escada e mais de 60 calços. “Os calços ajudam a estabilizar o veículo em situações de acidentes”, informa o sargento Milton Roque Rockenbach. Para o sargento, a obra de marcenaria ajuda a suprir a demanda da corporação, mantida com parceria do governo de Estrela e do Estado.

O secretário de Obras Públicas, Cristiano Nogueira da Rosa, ao visitar as instalações, disse que o Corpo de Bombeiros está estruturado. Estavam presentes também na entrega o autor das peças, Guilherme Carvalho Nardes e Andre Vogel.

Matéria e fotos: Andréia Rabaiolli

FOTO
Sargento Rockenbach, secretário Rosa, Nardes e Vogel

São João do Projeto Vida Saudável, desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel)


Gingados caipiras em tarde de São João

Pinhão, pipoca, quentão e acima de tudo um “rebolado” cheio de maturidade para jovem algum botar defeito. Nesta quinta-feira (26), havia participantes de 7 a 80 anos na festa de São João do Projeto Vida Saudável, desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), que ocorreu na sede da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias (Ambi). Foram os acima de 50 que mostraram entusiasmo pela festa caipira.

Com um legítimo vestido de noiva branco que conseguira de uma amiga, Vera Lucia Brand (55) fez sucesso com o figurino. A noiva é casada há 39 anos e revela que com o marido trabalhando, foi com as amigas à festa. Brincou: “não vou trocá-lo, é brincadeirinha.” Para Vera, a festa é um pretexto atraente para relembrar as quase quatro décadas de matrimônio. Ela faz parte do grupo Vida Saudável. Há anos participa das atividades esportivas. “Nós somos atuantes.” Com o entusiasmo todo, a festa caipira demonstra que alegria, música e socialização são à base da vida saudável.

No meio do salão a quadrilha “atropelava” os desavisados. O desafio era arrumar um par e passar por dentro do túnel de pessoas. Depois começava tudo de novo. Pedro Sulzbach (57), como expectador do que acontecia no ambiente, percebia a animação. Vendedor de refrigerante, as pessoas preferiram dançar a beber. “O pessoal não pára.” De chapéu de palha para entrar no clima, prometeu que dançaria com a mulher. Afinal, é tarde de São João.

Autoestima longeva

Paramentado para entrar no clima da festa, o coordenador geral do programa Vida Saudável, Rodrigo Ramminger diz que a festa é tradição e este ano o evento envolveu oito núcleos de bairros. “O São João é uma integração do projeto Vida Saudável com demais programas da Prefeitura”. Segundo ele o benefício repercute diretamente na parte social e imagem. “Trabalha a parte emocional, eles se divertem, sentem-se felizes e melhora a autoestima.”

Matéria e fotos: Andréia Rabaiolli

FOTOS

Vera Lucia: A noiva do salão
Quadrilha de São João na Ambi
Quentão: a bebida preferencial da festa

Atenciosamente,
Departamento de Comunicação e Marketing

Participantes treinam para a Rústica de Inverno de Estrela-RS


Participantes treinam para a Rústica de Inverno de Estrela
Os atletas de melhor condicionamento físico terão de fazer um trajeto de dez quilômetros. Há muita gente moldando o físico para a corrida de inverno

A VIII Rústica de Inverno de Estrela, que ocorre dia 20 de julho, tem a pretensão de reunir mil participantes este ano. E tem gente se “puxando” para triunfar. O evento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) é uma das corridas mais aguardadas do interior do Estado. Participam corredores de todo o Rio Grande do Sul dos 9 aos 80 anos. “A diversidade é grande e esta é uma das provas mais estruturadas do interior gaúcho”, informa o secretário da Smel Júlio Saldanha. O formigueiro humano que percorre as ruas de Estrela é fruto de um trabalho de aperfeiçoamento da rústica. “Há oito anos ela é feita no inverno porque é um período em que há um hiato de atividades”, salienta Saldanha.

Treinamento

Faltando pouco menos de um mês para, os participantes preparam-se para a corrida. “Há muitos atletas que vem de fora. Pessoas e servidores preparam-se correndo, medido o tempo ou cuidando da alimentação. Hábitos que favoreçam a corrida.”

- A corrida é democrática, são três categorias participantes. As crianças de 9 a 14 anos caminharão dois quilômetros.

- A partir dos 16 anos os participantes podem correr 5 ou 10 quilômetros

Serviço

O que: Rústica de Inverno de Estrela

Quando: 20 de julho, às 9h - Infantil; 10h - Adulto

Inscrições: 5 junho a 14 de julho.

Trajeto: saída no Parque Princesa do Vale, passando pela Transantarita até o depósito judicial e retorna

Premiação: R$ 10 mil reais premiação total

Site: As inscrições são somente pelo site: www.corpa.esp.br e www.esportif.com.br

Matéria: Andreia Rabaiolli
Fotos: Bruna Nunes Braun

Concrevale sediada em de Estrela lançou seu novo web site


A Concrevale sediada em de Estrela e que atende diversos municípios da região com a prestação de serviços de concretagem lançou seu novo web site.

Segundo o Coordenador de Comunicação e Marketing da empresa, José Ivan Maia, o novo instrumento de comunicação com o mercado tem uma plataforma simples e ágil de navegação.

“E possível conhecer nossos serviços e produtos, nossa história e acessar várias dicas e informações técnicas através do site”, afirma Maia. Segundo ele o novo site da Concrevale foi planejado com uma linguagem simples e de fácil navegação, deixando o visitante a poucos cliques das informações que procura.

O site, desenvolvido e parceria com a Agência Agros pode ser acessado pelo endereço: www.concrevalers.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa Concrevale

O prefeito Rafael Mallmann e o diretor do Grupo Conpasul, Nilto Scapin assinaram a ordem de serviço para as obras de pavimentação pelo PAC2


Em ato no Salão Nobre da Prefeitura de Estrela, na quinta-feira (26), o prefeito Carlos Rafael Mallmann e o diretor do Grupo Conpasul, Nilto Scapin assinaram a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação das ruas contempladas pelo PAC2.

Serão 22 ruas que receberão pavimentação asfáltica, calçada de passeio e sistemas de drenagem em nove bairros de Estrela. As obras devem iniciar na segunda-feira, se as condições meteorológicas permitirem. “Os primeiros bairros a serem contemplados serão o Auxiliadora e Imigrantes e o último o Jardim das Pedras, onde é preciso aguardar algumas obras da Corsan para não ter que refazer o serviço”, observa Mallmann. O prefeito destacou ainda que a notícia da liberação do PAC2 ocorreu em fevereiro de 2013 e que foi vencida uma longa batalha burocrática para aprovação dos projetos.

Acompanharam o ato, além de secretários municipais e vereadores, o gestor de infraestrutura da Conpasul, Leandro Modesti, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), Verno Arend e o presidente da União de Associações de Moradores de Estrela (UAME), Aloísio Mallmann. Para Arend, as obras resultarão em melhoria da qualidade de vida da comunidade. Já o presidente da União disse que há um grande número de vias não pavimentadas no município, algumas há décadas, e que agora inicia-se um processo mais amplo, que busca zerar este déficit.

RUAS QUE SERÃO CONTEMPLADAS, com destaque para as iniciais:

1. Rua dos Topázios - Cristo Rei

2. Rua das Esmeraldas - Cristo Rei

3. Rua das Ágatas - Cristo Rei

4. Rua Cônego Pedro Hillesheim - Cristo Rei

5. Rua Josefina Diel - Trecho 01 - Cristo Rei

6. Rua João A. Rohenkohl - Auxiliadora

7. Rua Josefina Diel - Trecho 2 - Auxiliadora

8. Rua Menna Barreto - Auxiliadora

9. Rua João Fell - Pinheiros

10. Rua Oscar Leopoldo Kasper - Pinheiros

11. Rua Julio Carlos Lohmann - Pinheiros

12. Rua Antônio Firnkes - Trecho 1 - Boa União

13. Rua Antônio Firnkes - Trecho 2 - Boa União

14. Rua Teutônia - Boa União

15. Rua Roca Sales - Boa União

16. Rua Edmundo Müller - Boa União

17. Rua Osvaldo A. Müller - Boa União

18. Rua Leopoldo Edgar Sulzbach - Indústrias

19. Rua Três Irmãos – Imigrantes

20. Rua Coronel Britto - Estados, Imigrantes e Centro

21. Rua Coronel Müssnich - Centro

22. Rua Bruno Schwertner - Centro

Matéria: Jônatas dos Santos

Fotos: Jéssica Taís Scheeren

Secretaria da Agricultura de Estrela-RS - Agricultor investe em qualidade e “entusiasma” mesa do consumidor


Agricultor investe em qualidade e “entusiasma” mesa do consumidor

Há 20 anos a Feira do Produtor satisfaz clientes que buscam produtos fresquinhos. Destaca-se a variedade: de mel a rúcula

Agricultores de Estrela produzem ovos, salsichas, mel, frutas e bolachas e vendem na Feira do Produtor. É um verdadeiro caldeirão de variedades que atrai pessoas da região. Satisfeitos com a repercussão da comercialização, os proprietários acordam cedinho para estar a postos nas bancas de venda. São 23.

A Feira do Produtor angaria consumidores que preferem abrir mão - vez ou outra - de mercados tradicionais para comprar produtos fresquinhos da horta. Schmier caseira ou rapadura do sítio. A diversidade faz crescer a freguesia.

Aos sábados o ambiente está apinhado de pessoas. “Circulam mais de mil pessoas” calcula o feirante Adeli Weber.

Informa que a longevidade da feira se deve a sua evolução. Começou pequena, se tornou popular. Comprar direto do produtor é rotina da qual o povo de Estrela não abre mão.

Há produtos para vários gostos, todos saudáveis. O coordenador da feira Eduardo Sprandel retornou ao campo, depois de um período como mecânico. Descobriu que vender ovos é lucrativo e faz com o sogro. Da produção de 6 mil galinhas, dois mil ovos são vendidos na Feira do Produtor. “É um ótimo resultado.”

Ele diz que o campo se modernizou, agricultores buscam tecnologia e isso repercute em “fartura”. Tanto para a despensa do consumidor quanto para a propriedade rural.

Cliente há 20 anos

Freguesa de sacola cheia Ieda Hauschild Horn há 20 anos frequenta o local. Viu acontecer todas as mudanças estruturais e aumentar o número de produtores. Quando precisa, sai da porta do mercado, faz o trajeto da feira. É hábito. Mel e verduras, os alimentos de que necessita vem direto da lavoura e das agroindústrias de Estrela. Nesta quarta-feira, comprou brócolis, rúcula e pepino. “Aqui eu sei que é de hoje.” Produtos “fresquinhos” são muito mencionados no local.

Produtores satisfeitos

Há 12 anos a produtora Noeli Porn, de Linha São Jacó vende na feira tomate, moranga, rabanete, folhosas e temperos. Só tem a ganhar com a amizade, o lucro e a popularidade. “Desfizemos do gado leiteiro e trabalhamos agora só com verdura” informa. São nove estufas de hortigranjeiros e quatro hectares cultivados de verduras. “Num sábado atendi mais de 500 pessoas. Constatei pelos mil saquinhos que foram levados.”

O apicultor José Horn comercializa mel e própolis há 8 anos na banca 22. É a única agroindústria de mel da feira. A curiosidade de Horn é que ele coloca os vidros dentro da colméia. Garante que o gosto é aprimorado.

SERVIÇO
O que: Feira do Produtor de Estrela
Quando: Quarta e sábado pela manhã
Onde: Na praça, perto da Câmara de Vereadores
Produtos: mel, ovos, bolacha, frutas e verduras e peixe a cada 15 dias

Governo de Estrela autoriza início das obras do PAC2

Governo de Estrela autoriza início das obras do PAC2

Nesta quinta-feira (26), às 10h, no Salão Nobre da Prefeitura de Estrela, ocorre o ato de assinatura da autorização para o início das obras de pavimentação de 22 ruas de Estrela, através de recursos do PAC2, do Governo Federal. As obras de asfaltamento ocorrerão em sete bairros do município: Cristo Rei, Auxiliadora, Pinheiros, Boa União, Indústrias, Imigrantes e Centro.

O Governo de Estrela teve a operação de crédito aprovada ainda em 2013, no montante de R$ 10,2 milhões. A contrapartida, de R$ 897 mil será feita com recursos próprios. “Após realizar todos os projetos e medições e vencer a burocracia, realizamos a licitação da obra e agora podemos iniciar”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Wermann.

A empresa vencedora do certame, a também estrelense Conpasul, fica responsável pela demarcação, terraplenagem, microdrenagem, pavimentação, capeamento, sinalização, serviços finais e complementares. “Ou seja, é uma obra completa, que vai incluir o asfaltamento, a calçada de passeio e o sistema de drenagem”, esclarece. Além dos asfaltamentos está previsto a recuperação das avenidas Coronel Müssnich, Bruno Schwertner e Coronel Brito.

Para o prefeito Carlos Rafael Mallmann, trata-se de uma das obras mais importantes da atual gestão. Entre as ruas contempladas estão várias que possuem escolas ou postos de saúde, contribuindo para a melhoria dos espaços. Além das obras, o Governo de Estrela implementou neste ano uma política de pavimentação que contempla o PAC2, a criação do Fundo Municipal da Pavimentação e a Lei dos Loteamentos, que proíbe a criação de novos espaços sem a devida pavimentação. “Com este conjunto de medidas, esperamos zerar o déficit de ruas não-pavimentadas, que hoje chega a 65% em alguns bairros, dentro de 20 anos”, observa o prefeito.

Entre as principais vias contempladas pelo PAC2 está a Rua João Fell, no Bairro Pinheiros, e que servirá de ligação entre a Rota do Sol e a BR-386, desviando o trânsito pesado de um dos bairros mais povoados do município. Após a ordem de serviço, as obras devem iniciar-se já na segunda-feira.

Matéria: Jônatas dos Santos

Prefeitura de Estrela-RS - Parceria entre secretaria leva mais saúde às escolas


Parceria entre secretaria leva mais saúde às escolas

Discutir assuntos ligados a higiene, sexualidade e violência com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Tudo isso dentro do ambiente escolar. Esse é o objetivo do Programa Saúde na Escola do Governo Federal que Estrela começa a implantar no segundo semestre deste ano.

Cinco escolas serão atendidas, entre elas as escolas municipais Odilo Afonso Thomé, do Bairro Imigrantes, Professora Ruth Markus, do Bairro Boa União, de Educação Infantil Criança Feliz, do Moinhos e as estaduais 20 de Maio e Manoel Soares.

Conforme a enfermeira Leandra Baldissareli, integrante do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) municipal, a primeira parte do projeto foi realizada com a direção das escolas. “Nesta primeira parte partilhamos das necessidades de cada um, para num segundo momento implantar ações no ambiente escolar”, salienta. O encontro com os diretores ocorreu no dia 17, na Emef Odilo Afonso Thomé.

O PSE foi constituído por cinco componentes:

a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;

b) Promoção da Saúde e ações de Prevenção de doenças e de agravos à saúde. O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) integra-se a esse componente ;

c) Educação Continuada e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;

d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;

e) Monitoramento e Avaliação do Programa

Matéria: Jônatas dos Santos
Foto: Ana Júlia Wagner

Meio Ambiente de Estrela-rs cultiva duzentas árvores em duas semanas


Meio Ambiente de Estrela cultiva duzentas árvores em duas semanas

Uvaia e araçá são plantadas nos passeios públicos. O desbaste é realizado para não prejudicar os fios de luz

A Secretaria de Meio Ambiente de Estrela plantou 200 árvores em duas semanas e fez 50 podas de manutenção no mesmo período. A poda e o replantio no inverno deixarão o município harmônico e garantirá ar de melhor qualidade, verão mais fresco e inverno, brando.

“Plantamos uvaia, quaresmeira e araçá”, informa o biólogo da Prefeitura, Gaspar Luiz da Silveira. São espécies frutíferas e floríferas que vão encantar a população quando florescerem ou derem frutos. O plantio este ano está sendo feito preferencialmente nos passeios públicos. A equipe do Meio Ambiente também substituirá plantas danificadas e que arrebentam calçadas. O trabalho durará enquanto a poda estiver sendo executada: três meses. A previsão é cultivar mil mudas.

Podas

As podas realizadas são de conservação. Desbastes feitos para minimizar danos na rede elétrica e evitar a invasão de ruas. “A poda é feita nas árvores não nativas e que estejam causando algum tipo de dano à fiação e ao passeio público.”

Conforme o biólogo, as podas obedecem a um cronograma. “Estamos vistoriando todo o município e limparemos galhos excessivos.”

Matéria e fotos: Assessoria de Comunicação

Secultur - Cresce interesse em curso de desenho na Secretaria de Cultura de Estrela


Cresce interesse em curso de desenho na Secretaria de Cultura de Estrela

As oficinas de desenho na Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela começaram nesta segunda-feira (24) e despertam o interesse de jovens e adultos. As aulas são ministradas pela decoradora de interiores Anita Jasper (31), que ensinará pelo menos três métodos: do grafite ao giz.

Anita especializou-se na técnica e quer que os alunos estejam aptos para uma forma de expressão. O desenho representa idéias ou objetos concretos e pode ajudar a ter confiança e ser ao mesmo tempo uma terapia. Segundo Anita, a técnica mais popular e solicitada pelos alunos é o grafite. “Ele permite executar a lápis rostos e faces. Esta é a técnica primeira. Sem ela não há base para pintar um quadro.”

As aulas na Secultur despertam interesse de jovens e adultos e as inscrições já começaram. Aulas serão dadas terça e sexta-feira. Informações pelo telefone 3981-1198.

Técnicas a serem ensinadas

Grafite
Lápis de Cor
Giz Pastel Seco

Matéria e foto: Assessoria de Comunicação

A produção de vacas de leite, frangos e suínos – a cadeia produtiva que fortalece Estrela-RS


Estrela moderniza o campo

Um campo moderno com a qualidade dos países de primeiro mundo avalia o secretário da Agricultura, José Adão Braun, sobre a zona rural de Estrela. Grande percentual das mil propriedades do município possui equipamentos que facilitam a vida no campo.

A produção de vacas de leite, frangos e suínos – a cadeia produtiva que fortalece Estrela – é composta por empresários que apostam no vigor de máquinas e motores que substituem mãos humanas. Implementar o campo com tecnologia é missão do Governo de Estrela. A proposta certeira é possível com produtores e administração engajados. Com R$ 50 milhões a mais de incremento na produção em 2013, a tecnologia na agricultura faz sua parte. Segura os filhos no meio rural e os ajuda a modernizar a propriedade. 

Concedendo telefone e internet, Estrela fornece condições de os jovens permanecerem com os pais e a sucessão na lavoura se estabelece de forma organizada, uma vez que os jovens possuem a curiosidade e apelo pelo novo e os mais velhos, experiência. Quatrocentos e cinqüenta propriedades navegam pela rede mundial procurando formas de investir, lendo notícias de pecuária, gado de corte ou trocando informações com outros agricultores. “O campo tem todo o conforto da cidade. Esta é uma das razões de se manter o patamar elevado, o pai entusiasmando e o filho, por ser aberto, buscando modernidade”, acentua Braun.

Frango de corte

Paulo e Marlise Sulzbach, de Linha Glória, projetam a comercialização de 400 mil frangos de corte anual com os dois novos aviários modernos implantados recentemente na propriedade. O objetivo deles é aumentar o alojamento de animais integrados. O primeiro aviário ainda é manual e com o tempo será automatizado.

Aviários automáticos viabilizam a integração de aves e evitam a mortalidade. Cada qual é completo, têm vários motores. Um deles puxa a ração. Outro contribui para a longevidade dos frangos em época de calor. “Quando a temperatura sobre, a cortina desce”, informa Paulo.

A propriedade de 35 hectares também produz gado leiteiro, tem novilhas e terneiros. Os aviários automatizados são a novidade para os Sulzbach. A terraplanagem, feita pela Secretaria de Agricultura, deixou a família satisfeita.

Paulo e Marlise trabalham em conjunto com os filhos. Eles ajudarão a zelar pelo investimento. Os sete lotes de frango de corte anual serão vendidos às cooperativas. “O produtor tem de apostar em tecnologia, senão fica feito pneu careca. Não vai para frente”, diz Paulo.

“A tecnologia, a mão de obra integrada e especializada são características comuns aos nossos produtores”, informa o secretário Braun.

Números

- A agricultura responde por 27% do Valor Adicional Fiscal do município
- Estrela incentiva o produtor com terraplenagem
- Os Sulzbach aumentaram de um para três aviários
- Dois deles são completamente automatizados. Com ambos, a propriedade produzirá 400 mil frangos de corte por ano

Matéria e fotos: Assessoria de Comunicação

Dezessete famílias receberão da Prefeitura de Estrela escrituras de terrenos onde moram


Estrela entrega 17 escrituras na quinta-feira

Até o fim do Governo o objetivo é conceder 177 escrituras. O morador deve estar quite com seus impostos para recebê-la

Dezessete famílias receberão do Governo de Estrela escrituras de terrenos onde moram há duas décadas. O documento dá posse à área de terra na qual mantêm a residência. O ato ocorre nesta quinta-feira, às 18h, na Prefeitura e marca um rito esperado por pessoas do Bairro Boa União - Loteamentos 3 e 4.

Desde o ano passado, a prefeitura faz a regularização fundiária do município por meio do projeto Minha Escritura. O Loteamento 3 possui dezenas de famílias que ainda não são proprietárias do terreno. O problema se arrasta por anos. A regularização fundiária é uma meta do Governo de Estrela.

“A Administração tem como objetivo até o fim da gestão regularizar 177 lotes no Boa União” salienta o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Marco Wermann. 

Autoridades entregarão aos moradores o documento que garante a posse, o direito de venda e o acesso a financiamentos públicos dos que receberam lotes do município. É transformação de vida. Com o título, o proprietário poderá fazer empréstimos para melhorar a casa internamente, adquirir móveis e material de construção. “A escrituração é do terreno. Para averbar a casa é preciso o Habite-se, assim o dono pode vendê-la”, explica Wermann.

Segunda etapa

Esta é a segunda etapa de concessão de escrituras. A primeira foi feita em abril. Até agora, a Administração entregou 76 documentos. Com mais 17 desta quinta, serão 93, confirma o coordenador do programa Marcos Quadros.

Exigências

- Para receber o processo de escrituração, o morador precisa quitar as taxas, imposto predial e calçamento.
- É necessário estar com o débito zerado na prefeitura.
- De posse da escritura, o imóvel valoriza em 20% o valor venal.

Matéria: Assessoria de Comunicação
Foto: Jônatas dos Santos

Smel Estrela-RS - Secretaria de Esportes substitui bancos por recicláveis


Secretaria de Esportes substitui bancos por recicláveis
Cerca de 20 bancos de concreto ao redor do lago do Parque Princesa do Vale, em Estrela, serão substituídos. A Secretaria de Esportes e Lazer, responsável pela manutenção do espaço, colocará no lugar bancos recicláveis.

A diferença, ressalta o secretário Júlio Saldanha Pereira, começa na fabricação. “Estes bancos não levam madeira e são feitos com plástico reciclável, preservando o Meio Ambiente.” Ele lembra que o material é mais fácil de higienizar e, após anos de uso, pode ser novamente reciclado.

A ideia da secretaria é revigorar o espaço de lazer que aos finais de semana atrai um grande público da cidade e de visitantes. Como os bancos são menores, a intenção é colocar mesas e ampliar o espaço de convivência.

Matéria: Jônatas dos Santos
Fotos: Divulgação

Estrela-RS - A Cidade é Notícia - 24 de junho de 2014


Os encontros do GRACIE desta semana serão nas seguintes localidades:
Hoje - encontro na Glória
Amanhã - na Delfina 
Quinta-feira - no bairro das Indústrias
Sexta-feira- encontro do grupo do centro da cidade. 

Informamos aos integrantes que confirmaram a participação na avaliação de saúde na Univates, que o encontro será amanhã, com saída às 13 horas enfrente a SEDESTH. Solicita-se que tragam documentos, receitas de remédios e exames, caso os tenham. Também lembramos que o coral do Gracie terá ensaio na próxima sexta-feira, dia 27, às 15h45min. O ensaio ocorrerá no local de costume.

Em Estrela, a Secretaria de Cultura e Turismo traduz a história da Copa em 70 imagens expostas em vários displays. Até o dia 14 de julho, escolas e comunidade podem visitar o local, ler, ver e comentar fatos que marcaram época. A exposição permanece na Secretaria de Cultura e Turismo até o dia 14 de julho.

A Cacis realiza na próxima sexta-feira, a partir das 11h45, no Estrela Palace Hotel, a próxima reunião-almoço com o tema “Fazer mais com menos”. O palestrante será o mestre em Administração Gustavo Becker Silveira. O administrador de empresas Gabriel Grasel e o executivo de multinacionais de telecomunicações, Tiago Razera, também irão palestrar. A presença deve ser confirmada até amanhã na Cacis. O investimento é de 
R$ 25 para os sócios e para os demais, R$ 35.

Em torno de 1,2 mil pessoas, entre produtores de suínos e profissionais ligados ao setor de suinocultura de todo o Estado gaúcho, estão sendo aguardados para participar do 40º Dia Estadual do Porco, que ocorre no dia 8 de agosto. Itinerante, este ano o município de Estrela é anfitrião do evento, que é uma idealização e promoção da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul e tem a Prefeitura de Estrela como organizadora. 

Para a sessão de ontem na Câmara, inicialmente não constava nenhum projeto na Ordem do Dia. Por solicitação do presidente da Casa, vereador Marcelo Braun, tramitou e foi votado e aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei que adapta o Orçamento vigente, autorizando a abertura de crédito especial no orçamento da Secretaria Municipal da Saúde que serão utilizados para pagamento de profissional e materiais para desenvolvimento de atividades de prevenção de doenças e promoção de educação para desenvolvimento de hábitos, individuais e coletivos, e na prevenção terapêutica em saúde mental.

O Sindicato convida todos os seus associados e demais moradores da localidade da Linha Geraldo Alta para a reunião de base que será realizada hoje, no ginásio do Geraldense, com início às 14 horas. 

Comunicamos aos associados do Sindicato interessados em adquirir o Protetor Solar, que os mesmos devem comparecer no Sindicato para se cadastrar. É solicitado levar carteira de identidade, CPF, cartão do SUS, conta de luz, talão de produtor e aptidão do Pronaf em dia. Um membro da família poderá fazer para todos os integrantes do grupo familiar trazendo os documentos de todos os integrantes. 

Informativo de Estrela-RS - 23 de junho de 2014


O Sindicato convida todos os seus associados e demais moradores da localidade da Linha Geraldo Alta para a reunião de base que será realizada amanhã, no ginásio do Geraldense, com início às 14 horas. 

Está aberta ainda hoje a venda de milho da Conab ao preço de R$ 25,20 a saca. Os interessados deverão fazer o pedido no Sindicato, sendo que o produtor deve estar com o cadastro do milho atualizado e não ter comprado milho balcão nos últimos 30 dias. 

Comunicamos aos associados do Sindicato interessados em adquirir o Protetor Solar, que os mesmos devem comparecer no Sindicato para se cadastrar. É solicitado levar carteira de identidade, CPF, cartão do SUS, conta de luz, talão de produtor e aptidão do Pronaf em dia. 
Um membro da família poderá fazer para todos os integrantes do grupo familiar trazendo os documentos de todos os integrantes. 

Os encontros do GRACIE desta semana serão nas seguintes localidades:
Hoje – Haverá o encontro do Grupo do Moinhos/Marmitt.
Amanhã - encontro na Glória
Quarta-feira - na Delfina 
Quinta-feira - no bairro das Indústrias
Sexta-feira- encontro do grupo do centro da cidade. 

Informamos aos integrantes que confirmaram a participação de avaliação de saúde na Univates, que o encontro será quarta-feira, dia 25 de junho, com saída às 13 horas enfrente a SEDESTH. Solicita-se que tragam documentos, receitas de remédios e exames se tiverem. 

Também lembramos que o coral do Gracie terá ensaio na próxima sexta-feira dia 27, às 15h45min. O ensaio ocorrerá no local de costume.

Em Estrela, a Secretaria de Cultura e Turismo traduz a história da Copa em 70 imagens expostas em vários displays. Até o dia 14 de julho, escolas e comunidade podem visitar o local, ler, ver e comentar fatos que marcaram época. A exposição permanece na Secretaria de Cultura e Turismo até o dia 14 de julho.

A Prefeitura de Estrela trabalha hoje em turno único, em função do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, atendendo até às 13 horas e 30 minutos.

Estrela amanheceu no sábado com bandeiras e mini trombetas verde-amarelas, troca-troca de figurinhas do álbum do mundial e embaixadinhas para adeptos do futebol. O evento Copa na Rua iniciou cedo, e às 9h um grupo de meninas do vôlei encarou o desafio de executar embaixadinhas. A coordenadora da Smel, Patrícia Wagner diz que o evento é para proporcionar um dia divertido e mostrar que Estrela está engajada no Mundial. 

Em um mês, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação preencheu as vagas do segundo curso de cuidador de idosos. São 26 mulheres que começaram a se qualificar no dia 18 de junho e se formarão em 24 de novembro. O curso é feito por professores do Senac, duas vezes por semana, na sede da Associação dos Municípios do Vale do Taquari.

Por ocasião do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, que inicia às 17h, devendo se estender até às 19h, a sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Estrela hoje inicia excepcionalmente, às 19h30min.

 Estrela é a oitava cidade brasileira maior produtora de leite, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Este ano, a projeção é chegar aos R$ 40 milhões de litros de leite, três milhões a mais do que em 2012. O secretário da Agricultura, José Adão Braun salienta que é um número extraordinário. Segundo o IBGE, cada vaca registrada em Estrela produziu quase cinco mil litros de leite por ano.

Em torno de 1,2 mil pessoas, entre produtores de suínos e profissionais ligados ao setor de suinocultura de todo o Estado gaúcho, estão sendo aguardados para participar do 40º Dia Estadual do Porco, que ocorre no dia 8 de agosto. Itinerante, este ano o município de Estrela é anfitrião do evento, que é uma idealização e promoção da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul e tem a Prefeitura de Estrela como organizadora. 

Jornal Folha de Estrela - 19 de junho de 2014










Informativo de Estrela-RS - 20 de junho de 2014


O Sindicato convida todos os seus associados e demais moradores da localidade da Linha Geraldo Alta para a reunião de base que será realizada no dia 24, próxima terça-feira, no ginásio do Geraldense, com início às 14 horas. 

Está aberta até o dia 23 de Junho a venda de milho da Conab ao preço de R$ 25,20 a saca. Os interessados deverão fazer o pedido no Sindicato, sendo que o produtor deve estar com o cadastro do milho atualizado e não ter comprado milho balcão nos últimos 30 dias. 

Em Estrela, a Secretaria de Cultura e Turismo traduz a história da Copa em 70 imagens expostas em vários displays. Até o dia 14 de julho, escolas e comunidade podem visitar o local, ler, ver e comentar fatos que marcaram época. A exposição permanece na Secretaria de Cultura e Turismo até o dia 14 de julho.

Estão abertas inscrições aos interessados em concorrer a uma das 7 mil novas Carteiras Nacionais de Habilitação custeadas pelo Governo Estadual. Para participar, é necessário ter se inscrito no Cadastro Único até o dia 30 de abril, ser o titular do cadastro, possuir 18 anos e comprovar residência no Estado há pelo menos dois anos. Outas informações podem ser obtidas pelo telefone 3981-1052.

A abertura oficial do º Festival Internacional de Voleibol ocorreu ontem à noite, com a presença de atletas e de autoridades. As equipes de 21 delegações vinda do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e da Argentina ficaram perfiladas no ginásio de esportes do Colégio Martin Luther para o ato de solenidade do evento. O evento que envolve mais de 600 pessoas acaba no domingo.

No período de 23 a 25 de junho, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela promoverá o curso Apicultura Avançada, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. As inscrições podem ser feitas no escritório do sindicato.

A Prefeitura de Estrela trabalha segunda-feira, dia 23, em turno único em função do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, atendendo até às 13 horas e 30 minutos.

A administração municipal de Estrela colocou a venda dois imóveis públicos onde atualmente funcionam as secretarias de Saúde e de Agricultura. Somados, os bens equivalem a R$ 1,7 milhão. As propostas serão recebidas no dia 16 de julho, às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura de Estrela.

Amanhã acontece em Estrela, o evento Copa na Rua. 
A programação ocorre no Calçadão, das 9h às 11h30min e das 14h às 16h. Entre as atrações está a competição de embaixadinhas e a troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo.

A Secretaria de Administração e Recursos Humanos de Estrela divulgou o gabarito oficial das provas do Concurso Público realizado no início do mês. Mais de mil pessoas fizeram as provas e disputaram nove cargos do ensino superior ao básico. O gabarito, bem como o edital que traz o resultado dos recursos apresentados pode ser conferido na parte de concursos públicos, do Portal do Cidadão, no site da prefeitura.

Na sexta-feira, dia 06, no turno da manhã, os alunos da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida da Escola Leo Joas, no Bairro das Indústrias, realizaram uma Conferência Escolar para debater e construir propostas e projetos. Juntos, alunos e professores elaboraram o painel da Árvore dos Sonhos, inspirado na Árvore dos Sonhos construída no evento Rio92.

A Escola Estrelinha também realizou diversas atividades em comemoração a Semana do Meio Ambiente. As turmas plantaram flores, hortaliças, assistiram o filme Um plano para salvar o planeta da turma da Mônica e também confeccionaram brinquedos com material reciclado.

Os alunos da Escola Pinheiros, fizeram uma visita à Indústria Florestal Alimentos S.A. na segunda-feira, na cidade de Lajeado. Na oportunidade, foram recebidos pela equipe de Recursos Humanos e pelo mascote da empresa, Flopi. Os alunos visitaram os diversos setores da indústria, onde puderam observar desde a matéria prima dos doces, passando por toda linha de produção, finalizando com a embalagem.

Foi inaugurado um novo espaço para exposições na Câmara de Vereadores de Estrela. Trata-se de um balcão expositor disposto no hall de entrada, que servirá para receber exposições compactas de artefatos e documentos históricos. O novo espaço foi inaugurado com a exposição organizada pela AEPAN-ONG, sobre a vida e a obra do Dr. Lauro Reinaldo Muller, renomado médico e idealizador do Brasão e Bandeira do município de Estrela.

Estrela-RS - O Município em Destaque - 18 de junho de 2014


A CIDADE É NOTÍCIA

Os encontros do GRACIE desta semana serão nas seguintes localidades:
Amanhã - não haverá encontro devido ao feriado de Corpus Christi;
Sexta-feira - encontro do grupo da Auxiliadora.

O Grupo de Teatro Go.Star, do Espaço da Arte, está no 23º Festival de Esquetes Teatrais de Novo Hamburgo, que acontece de 16 a 22 de junho, no Centro Municipal de Cultura da cidade. Além dele, outros dois grupos do Espaço da Arte participam do festival. Ontem, o Go.Star apresentou a peça Mundo Estranho. O grupo foi o primeiro a subir ao palco com uma obra que chama a atenção para a violência. 

Em Estrela, a Secretaria de Cultura e Turismo traduz a história da Copa em 70 imagens expostas em vários displays. Até o dia 14 de julho, escolas e comunidade podem visitar o local, ler, ver e comentar fatos que marcaram época. A exposição permanece na Secretaria de Cultura e Turismo até o dia 14 de julho.

Foi inaugurado na segunda-feira o novo espaço para exposições na Câmara de Vereadores de Estrela.  Trata-se de um balcão expositor disposto no hall de entrada, que servirá para receber exposições compactas de artefatos e documentos históricos. O presidente do Poder Legislativo ressalta que a intenção cultural do novo espaço é abordar as questões culturais cotidianas, de forma mais acessível. A primeira Exposição no local é do Memorial da Aepan-ONG e 

Estrela foi um dos municípios da região com maior núimero de votantes e um aumento em relação à Participação Popular e Cidadã de 2013. Nesse ano, cerca de 3 mil pessoas escolheram as prioridades regionais através do voto presencial ou da internet. Com um valor de R$ 6.908.645,99 para dividir entre as propostas apresentadas pelos municípios, a Comunidade aprovou sete propostas para o Vale do Taquari.

Na Escolinha de Bicicross de Estrela, 50 alunos participam da prática realizada duas vezes por semana no projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Há seis anos o Bicicross ensina aos alunos da cidade a prática da coragem, disciplina e da persistência. 
Na rampa aprendem manobras e a seguir adiante com as quedas normais. A aprendizagem direciona-se a criar alunos que superem frustrações. 

Estão abertas inscrições aos interessados em concorrer a uma das 7 mil novas Carteiras Nacionais de Habilitação custeadas pelo Governo Estadual. Para participar, é necessário ter se inscrito no Cadastro Único até o dia 30 de abril, ser o titular do cadastro, possuir 18 anos e comprovar residência no Estado há pelo menos dois anos. Outas informações podem ser obtidas pelo telefone 3981-1052.

Estrela-RS - A Cidade é Notícia - 18 de junho de 2014


A CIDADE É NOTÍCIA

- No período de 23 a 25 de junho, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela promoverá o curso Apicultura Avançada, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. As inscrições podem ser feitas no escritório do sindicato.

- Os encontros do GRACIE desta semana serão nas seguintes localidades:
Hoje – encontro na Geralda Baixa; Quinta-feira - não haverá encontro devido ao feriado de Corpus Christi;
Sexta-feira - encontro do grupo da Auxiliadora.
Informamos que os encontros iniciam sempre às 14 horas, porém nessa semana, devido à copa do mundo em Novo Paraíso, o encontro começa às 13h30min. 

- Na manhã do último sábado, o Centauros iria à Novo Hamburgo quando recebeu o comunicado do Brummers.  O grande volume de chuva no Vale dos Sinos alagou o campo e a partida, válida pela quinta e última rodada do Campeonato Gaúcho de Rugby, teve de ser adiada.  A equipe de Estrela aguarda a confirmação de uma nova data.

- De 16 a 18 de junho será realizada, em todas as secretarias e departamentos, a eleição dos membros para o conselho e conselho fiscal do Fundo Próprio de Previdência do município de Estrela. Estão aptos a votar os segurados, aposentados e pensionistas que contribuem com o Fundo. Hoje, os membros da Comissão Eleitoral circularão pelas secretarias colhendo os votos.  Já amanhã, votação ocorre na urna fixa junto ao setor de Fiscalização da Secretaria da Fazenda.

- A Soges aproveitará o feriado de Corpus Cristhi, na quinta-feira, para realizar os jogos do Campeonato Interno, a Copa Soges. As partidas previstas são válidas pela primeira divisão. No sábado, mesmo com o mau tempo, houve jogos na entidade com a realização de confrontos pela segunda divisão.

- Com a capacidade de descarte de resíduos já quase esgotada na Usina de Tratamento de Lixo, o município de Estrela aguarda a aprovação da Fepam para instalar uma nova célula. O pedido de licença foi protocolado ontem, em Porto Alegre. O projeto foi feito pela Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico, e estima um investimento de R$250,00, incluindo a cobertura do espaço.

Estrela-RS - Inaugurado novo espaço para exposições na Câmara de Vereadores


Inaugurado novo espaço para exposições na Câmara de Vereadores

Inaugurado nesta segunda-feira (16) o novo espaço para exposições na Câmara de Vereadores de Estrela. Trata-se de um balcão expositor disposto no hall de entrada, que servirá para receber exposições compactas de artefatos e documentos históricos.

O presidente do Poder Legislativo ressalta a intenção cultural do novo espaço. "Não só as grandes exposições precisam ter espaço, podemos utilizar este novo espaço para abordar questões culturais cotidianas, de forma mais acessível e dinâmica, já que o expositor ficará no hall de entrada da casa" sentencia.

1ª Exposição

O novo espaço foi inaugurado com a exposição organizada pela AEPAN-ONG, sobre o Dr. Lauro Reinaldo Muller, renomado médico, idealizador do Brasão e Bandeira do município de Estrela. Médico-cirurgião e clínico geral em Estrela nascido em 2 fevereiro de 1912, em Porto Alegre, e falecido em maio de 1977, em Salvador na Bahia, sepultado em Estrela, no cemitério evangélico, Müller foi sócio fundador do Rotary Club de Estrela e posteriormente também Presidente; Foi Presidente da Comissão dos Festejos do Jubileu de Diamantes da cidade em 1951; e também Presidente da Festa de Maio que marcou os 90 Anos de Emancipação Política do município (1966). Foi fundador da Sociedade Filatélica Alto Taquari; Sócio Fundador da Sociedade de Medicina do alto Taquari; Membro do Aeroclube do Vale do Taquari; Membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, representando a 3ª Delegacia de Ensino de Estrela; Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, entre outras tantas atividades profissionais, culturais e sociais.
A exposição fica aberta ao público nos horários de atendimento do Poder Legislativo, até 30 de junho.

Colaboração: Airton Engster dos Santos - Aepan-ONG
Foto: Joilson Marcelo Pereira - AI Câmara de Vereadores de Estrela
_____________

Joilson Marcelo Pereira
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Estrela
MTB/RS: 16.694
051 – 3981-1142
051 – 9877-6828

Estrela-RS - O município é Notícia - 16 de junho de 2014



Estão abertas, na Secretaria de Desenvolvimento Social de Estrela, as inscrições para os interessados em participar do curso gratuito de Cuidador de Idosos, do Pronatec. As aulas vão ocorrer entre 18 de junho e 24 de novembro, com encontros nas segundas e quartas-feiras, ministrados pelo SENAC, de Lajeado. O horário será das 18h30min às 22h30min.

O evento “Copa na Rua”, que propõe a troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2014, que estava programado para sábado, foi transferido devido o mau tempo. A atividade transcorrerá no próximo sábado, no Calçadão de Estrela. O horário previsto permanece o mesmo, das 9h às 11h30min e das 14h às 16h. 

Os encontros do GRACIE desta semana serão nas seguintes localidades:
Hoje – encontro na São Jacó;
Amanhã - encontro em Novo Paraíso;
Quarta-feira – encontro na Geralda Baixa; Quinta-feira - não haverá encontro devido ao feriado de Corpus Christi;
Sexta-feira - encontro do grupo da Auxiliadora.
Informamos que os encontros iniciam sempre às 14 horas, porém nessa semana, devido à copa do mundo em Novo Paraíso, o encontro começa às 13h30min. 

No sábado a Secretaria de Saúde de Estrela aplicou 300 doses da vacina da gripe no público em geral. A ação ocorreu na sede da secretaria, no Centro. Em torno de 1.500 mil doses estavam à disposição. Agora, as demais doses restantes estarão à disposição nos postos de saúde do município, até acabarem.

Em assembleia realizada na sede da Amvat, em Estrela, na segunda-feira, foi eleita a nova diretoria do Comitê dos Vales. Na ocasião, a supervisora Claudia Eckhardt, representante da Secretaria de Educação de Estrela, 
foi aclamada pelo grupo como a nova Coordenadora do Comitê dos Vales. Além da estrelense foram eleitas como articuladora a professora Paula Refatti e relatora Naiara Tres.

Dezessete projetos sociais esportivos, oferecidos de forma gratuita para a população de Estrela são a aposta do governo na prática do exercício do corpo e mente. 
O programa de mobilização esportiva envolve 1.500 mil pessoas de 5 a 90 anos. O secretário Júlio Saldanha Pereira enfatiza que os projetos são sociais e as competições, amistosas.

O Lions club de Estrela fez a entrega de cheques às entidades Apae, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Vovolândia São Pedro e Appia. As doações se referem a valores arrecadados com a realização do Suíno no Rolete, atividade que o Lions Club realiza todos os anos. Parte da renda conseguida com o evento será utilizada pelo clube para despesas com a Campanha da Visão e o Programa Lions Educação.

No último sábado, das 09 horas às 12 horas no Posto de Saúde do Bairro Imigrantes aconteceu a Feira de Doações de Roupas, organizada pelas Agentes Comunitárias de Saúde em parceria com a Defesa Civil de Estrela. Durante toda a manhã de sábado, roupas doadas foram entregue a população carente que se dirigiu até o local.