Equipe recupera iluminação em Estrela


Equipe recupera iluminação em Estrela

Há um mês a Secretaria de Obras Públicas tem intensificado o trabalho de recuperação na iluminação pública do município. Conforme o secretário Cristiano Nogueira da Rosa, uma das medidas tomadas foi a ampliação do turno de trabalho da equipe que faz a manutenção das luminárias. Com isso, hoje, 95% dos pontos já foram revisados.

Boa parte da demanda por substituição de lâmpadas ocorre através de ligações dos contribuintes. Só que antes, as equipes só faziam a troca durante o dia. “Muitas vezes se substituía uma lâmpada queimada e não se via que no poste ao lado também existia o problema”, observa Rosa. Agora, com uma equipe noturna passando pelos bairros, este problema foi sanado.

Desde o funcionamento com o novo esquema de horários já foram substituídos 618 pontos de luz. “Passamos por todo o município e agora vamos reiniciar o processo”, revela Rosa. Mesmo assim o secretário colocou o telefone da secretaria à disposição para receber pedidos de melhorias. Os moradores podem informar através do telefone (51) 3981-1077.

Matéria: Jônatas dos Santos
Foto: Jéssica Taís Scheeren

Município de Estrela realiza assembleia municipal do Processo de Participação Popular e Cidadã


Estrela realiza assembleia municipal do Processo de Participação Popular e Cidadã

Na terça-feira (29), às 19h30min, no ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, no Centro, ocorre a assembleia municipal do processo de Participação Popular e Cidadã do Governo do Estado. O encontro servirá para discutir e apontar as dez prioridades do município, bem como para discutir as demandas regionais.

Escolas, entidades, organizações não-governamentais e associações estão convidadas a participar. O maior número de participantes garante a eleição de delegados que irão defender as propostas municipais em nível regional. Conforme o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Estrela, Marco Aurélio Wermann, em 2013 mais de 100 pessoas participaram da assembleia. “Nossa expectativa é superar este número, eleger mais delegados e participar do rateio do orçamento”, observa.

Este ano estão previstos investimentos no montante de R$ 6,9 milhões para a região. O Fórum Regional está previsto para o dia 13 de maio, a partir das 17h30min, no auditório do prédio 3 da Univates, em Lajeado.

A votação em todo o Estado ocorre nos dias 2, 3 e 4 de junho pela internet e, dia 4 de junho, de forma presencial em urnas fixas e volantes que serão distribuídas pelo município.


Rádio Studio FM 98.3 - Carlos Garcia – Um bombeiro na Comunicação


Gente! Carlos Garcia – Um bombeiro na Comunicação

José Carlos Garcia, um gaúcho de Passo Fundo, nascido 30 de outubro de 1961, morador de Estrela há 35 anos, faz um trabalho comunitário a partir da Rádio Studio FM 98.3 e da ONG “Ajude-nos a Ajudar” de grande relevância para pessoas carentes de nosso município.

Casado com Miriam Rosa Petter tem três filhos - Tiago, Nayhaja e Guilherme. Estudou na Escola Estadual Arco Verde de Passo Fundo.

Muito jovem saiu de Passo Fundo, seguindo um circo que visitou a cidade até Chapecó em Santa Catarina. Lá encontrou um amigo de Lajeado vendedor de quadros que lhe convidou para entrar no negócio.

Vindo para Lajeado comercializava quadros pelo interior dos municípios do Vale do Taquari, muitas vezes trocando os mesmos por outras mercadorias. Lembra que na época utilizavam um DKW para o deslocamento.

Chegou a Estrela em 1979, residindo na época no bairro dos Estados perto do Corpo de Bombeiros onde fez grandes amizades. Foi então convidado pelo amigo Valmir Martins para se inscrever no concurso de soldado do fogo.

Fez o concurso público em Canoas entrando para corporação em 14 de junho de 1982 permanecendo até 2 de julho de 2008 quando se aposentou. Trabalhou nos quartéis de Estrela e Taquara. Nos municípios de Rio Pardo e Montenegro exerceu a atividade em épocas da Operação Golfinho em substituição aos soldados que seguiam para o litoral norte do Estado.

Garcia se lembra de um episódio que lhe marcou muito no tempo em que estava na ativa, no município de Taquara, quando atendeu uma ocorrência de sinistro em que morreram três crianças queimadas de 3 e 2 anos e um bebê de oito meses. Os pais tinham deixado as mesmas só em casa o que indignou muito o bombeiro.

Entrou na Rádio Studio FM 98.3 de Estrela no início de suas atividades no município. Sempre gostou de música e como ouvinte fazia participação nos programas da emissora até que num determinado dia foi convidado para apresentar um programa com músicas românticas.

Aos sábados apresentava músicas da Jovem Guarda, e estilo romântica dos anos 1960, 1970 e 1980 no Sabadaço da Studio, programa que está no ar até hoje, desde 18 de outubro de 2007.

Garcia apresenta diariamente o programa Bom Dia Cidade, com simplicidade, segundo Ele – “linguagem do povão”, galgando expressiva audiência em Estrela e Vale do Taquari. 

Através dos microfones da Studio Carlos Garcia conseguiu ajudar muitas pessoas graças à sensibilidade de seus ouvintes que atendem as campanhas de solidariedade promovidas pelo comunicador.

Para somar Garcia criou uma ONG “Ajude-nos a Ajudar!” que arrecada doações de roupas, alimentos, móveis usados, fraldas entre outros. Os interessados em colaborar podem ligar para o celular: 8116-0253, ou no telefone da Rádio Studio FM 98.3 – 3720-2096.

O bombeiro radialista promove atualmente uma campanha que recolhe tampas de garrafas pett e lacres de latinhas de alumínio que são repassadas para Liga de Combate ao Câncer. Ouvintes de diversos municípios do Vale do Taquari ligam diariamente para doações. Já encheu 34 bombonas de água mineral e diversas caixas com o material doado.

Garcia é uma pessoa muito sensível com as questões sociais. Disse que entende o que é passar por necessidade, pois veio de uma família humilde e que já passou muito trabalho na vida. Lágrimas nos olhos quando fala de sua trajetória.

Texto e Foto - Airton Engster dos Santos

CLJ da Paróquia São Cristóvão do Bairro Boa União em Estrela-RS comemora 16 Anos


CLJ da Paróquia São Cristóvão comemora 16 Anos 

No domingo ocorreu grande comemoração na Igreja São Cristóvão do Bairro Boa União, com missa e festa para marcar os 16 anos do CLJ da Paróquia. 

Pároco: Genico Schneider celebrou a missa festiva e após acompanhou o almoço que foi servido no ginásio da Comunidade Católica, destacando o trabalho da juventude em todas as capelas que compõe a Paróquia. Disse que cada um a sua maneira colabora para um mundo melhor.
CLJ - Curso de Liderança Juvenil: Consiste num movimento juvenil da Igreja Católica que reúne e prepara adolescentes para uma missão: a missão de evangelizar outros jovens, de servir à comunidade e à Paróquia, e continuar a plantar a mesma semente que Jesus Cristo plantou no mundo.
Segundo a presidente Júlia Batista Amaral, o CLJ é o movimento feito para que essa semente seja plantada nos jovens e floresça cada vez mais, com jeito jovem de ser Igreja, com alegria, cantos, brincadeiras, rezando, realizando diversas atividades propositivas. “A Igreja só será jovem, quando o jovem for Igreja!” afirmou Júlia.

A Direção do CLJ da Paróquia São Cristovão está assim constituída: Presidente - Julia Batista Amaral; Vice - Jovana Machado; Tesoureiro - Taina Bilhar; Secretárias - Laura Hauschild e Bruna Peppi; Coordenadores: Adriano Diedrich, Pamela Santos, Pedro Dreyer, Micheli Dreyer; Tios Orientadores: Sergio e Nazir, Severino (Ijui) e Dirce, Ednilson e Geni.

A Rádio Studio FM 98.3 fez cobertura do evento ao vivo para Estrela e Vale do Taquari com os comunicadores André Sauter e Airton Engster dos Santos.

Priscila Rodrigues














Capa e Contracapa - Jornal Folha de Estrela - 25 de abril de 2014



Jornal Folha de Estrela - 25 de abril de 2014 - Caderno de Variedades de Adriana Lara










Diálogos do PMDB Mulher em Estrela-RS - Cobertura da Rádio Studio


Autoridades e grande público participaram das atividades "Diálogos do PMDB Mulher" no Estrela Palace no sábado dia 26 de abril de 2014. Parabéns Renata Becker e Sueli Bee pela organização do evento... Rádio Studio FM 98.3 fez entrevistas ao vivo para o Vale do Taquari....