Vôlei da Conpasul disputa fase Estadual


Vôlei da Conpasul disputa fase Estadual

Nesse final de semana, as atletas de vôlei da Conpasul voltam às quadras pela etapa Estadual dos Jogos do Sesi 2013. As partidas ocorrem no Ginásio da Unisc, em Santa Cruz, no sábado e domingo. A abertura oficial do evento será realizada na sexta-feira, às 20h.

O primeiro jogo será contra a equipe Calçados Wirth, do município de Dois Irmãos. A partida tem início às 9h. Na parte da tarde, a equipe da Conpasul entra em quadra às 15h. A equipe adversária depende do placar dos jogos realizados na parte da manhã. Já no domingo, as partidas têm início às 9h.

Participam da competição times das seguintes empresas: Conpasul (Estrela), Marcopolo (Caxias do Sul), Indústria de Calçados Wirth (Dois Irmãos) e Premium Tabacos do Brasil (Santa Cruz do Sul).

No ano de 2012, a equipe feminina de vôlei da Conpasul conquistou o segundo lugar na etapa Estadual dos Jogos do Sesi.

Em tempo

O Grupo Conpasul possui 20 unidades instaladas no Rio Grande do Sul, duas em São Paulo, três em Minas Gerais e uma em Goiás e é formado pelas empresas Conpasul, Dinacon, Rhodoss, Bripac, Silmin, NS Transporte e Trasnel.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação e Marketing do Grupo Conpasul – Agência Pro Innovation

Caderno de Variedades Jornal Folha de Estrela - Adriana Lara - outubro de 2013







Faculdade La Salle de Estrela - Inscrições para o Vestibular de Verão começam na segunda


Inscrições para o Vestibular de Verão começam na segunda

A Faculdade La Salle Estrela abre nesta segunda-feira (28 de outubro) o período de inscrições para o Processo Seletivo 2014/01. O vestibular da instituição está marcado para o dia 7 de dezembro e terá vagas para seis cursos.

Os interessados poderão optar entre duas formas de inscrição: de 28 de outubro até as 24h do dia 5 de dezembro, será possível se candidatar a uma das vagas pelo sitewww.unilasalle.edu.br/vestibular. A inscrição também poderá ser feita na Faculdade, de 28 de outubro até as 17h do dia 6 de dezembro. O horário de atendimento na instituição é das 14h às 17h e das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira, e, das 7h30min às 11h45min, aos sábados. A taxa de inscrição custa R$ 15,00.

A prova será uma redação. No Manual do Candidato, que estará disponível no site a partir desta segunda-feira, constarão três temas de redação. Um deles será determinado e os candidatos terão de escrever sobre ele. A prova terá três horas de duração, com início às 13h30min, na Faculdade La Salle.

Além do vestibular, também existe a opção de ingresso pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse caso, a avaliação ocorre por meio da comprovação, por parte do candidato, da maior nota final obtida em quaisquer dos processos do Enem realizados a partir de 2008, desde que obtendo aprovação de no mínimo 20% de rendimento no exame.

O Processo Seletivo 2014/01 oferecerá vagas para os cursos de Administração, Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão do Turismo e Processos Gerenciais. Todos os cursos da Faculdade La Salle ocorrem no turno da noite e as aulas são presenciais.

Saiba mais

O quê: Vestibular de Verão 2014/01
Quando: Dia 7 de dezembro
Inscrições: De 28 de outubro a 5 de dezembro, pelo site www.unilasalle.edu.br/vestibular
De 28 de outubro a 6 de dezembro, na Faculdade La Salle
Prova: Dia 7 de dezembro, às 13h30min, na Faculdade
Taxa de inscrição: R$ 15,00
Cursos e vagas: Administração (50 vagas), Agronegócio (50), Gestão Ambiental (50), Gestão Financeira (50), Gestão do Turismo (50) e Processos Gerenciais (50)

Informações: Pelo site www.unilasalle.edu.br/vestibular e pelo telefone (51) 3720-2732

Dia do Servidor Público - 28 de outubro de 2013 - Homenagem da Administração Municipal...


Museu da Família Schinke recebe acadêmicos da Univates



Acadêmicos do Curso de História da UNIVATES, turma da professora Silvana Faleiro, visitaram o Museu da Família Schinke e deixaram uma mensagem registrada no Livro de Visitas que merece destaque:

"Seu dúvida nenhuma, estamos maravilhados com o que aqui vimos nesta noite.O zelo em cada detalhe, cada objeto nesta residência deixando claro: O amor que vocês tem pela preservação do passado, tudo isso nos deixa encantados, não só quanto a futuros historiadores, mas principalmente quanto a pessoas.
    
Ficam aqui registrados nossos agradecimentos pela ótima recepção,  e o nosso grande desejo de algum dia retornar e, acima disso, nossa profunda admiração pelas pessoas Gisela e Werner e seu excelente trabalho na preservação da História !

Os alunos do Curso de História da UNIVATES-2013.
Assinam: Evanilson de Moraes e mais 22 acadêmicos, e a professora Silvana com o adendo: "Sempre um enorme prazer -Obrigada."  

Texto e Fotos : Airton Engster dos Santos

Baré Cola


O refrigerante Baré foi uma experiência bem sucedida da antiga Polar-Antártica, estabelecida na cidade de Estrela-RS. Esta unidade fabril da Antártica fabricava cerveja da marca Polar e Antarctica e refrigerantes como Baré Cola, que era acondicionado no mesmo vasilhame (garrafas) da cerveja.

Teve excelente aceitação pois era bem mais barato e tão saborosa quanto as outras colas: Coca-Cola e Pepsi-Cola. Com a incorporação da fábrica de Estrela, pela Antartica paulista, e a posterior fusão que resultou na AMBEV, o refrigerante foi suspenso, permanecendo apenas a cerveja Polar. A fábrica de Estrela-RS encerrou suas atividades em 2006. 

Pesquisa: Airton Engster dos Santos
Imagem: Memorial da Aepan-ONG 

Estrela-RS recebe Governador Tarso Genro


Governador Tarso Genro visita Estrela-RS
Correio do Povo - outubro de 2013

Estrela - Paróquia São Cristovão comemorou 25 Anos



Paróquia São Cristovão comemorou 25 Anos

Os festejos iniciaram com uma grande carreata na manhã do domingo (20 de outubro de 2013), quando dezenas de veículos percorreram as ruas de Estrela, saindo da frente do Parque Princesa do Vale, passando pela Rua Bruno Schwertner, Rua Coronel Müssnich, Avenida Rio Branco, até a matriz São Cristovão no bairro Boa União.

A Imagem de São Cristóvão foi conduzida pelo caminhão do Corpo de Bombeiros.

Todos eram envolvidos pelo convite feito pelos fiéis nos diversos caminhões enfeitados, também com imagens vivas representando os santos padroeiros das diversas capelas que compõe a Paróquia que comemorava 25 de sua fundação.

Não só os que participaram da carreata, mas, também, os que estavam nas calçadas e no interior das casas acenavam na passagem de São Cristóvão.

Os carros foram abençoados com água benta e os fiéis puderam participar do almoço depois da missa festiva, oferecida pela parte social da festa, no Ginásio da Igreja.

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos
Matéria Publicada no Jornal Folha de Estrela - Outubro de 2013

Lançamento da Exposição de Bruno Schwertner será em novembro de 2013


Exposição: “As Engrenagens do Tempo” em fase de montagem

A família Schwertner juntamente com o Memorial da Aepan-ONG estão montando uma Mostra sobre a vida e a obra de Bruno Schwertner, que deverá ser lançada no dia 12 de novembro, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, às 19 horas, onde permanece até 21 de novembro.

Em seguida vai para Faculdade La Salle no dia 21 de novembro quando será realizado o Seminário de Turismo, e após segue para Câmara de Vereadores, de 22 de novembro até 10 de dezembro.

Depois de meses de pesquisa, a Comissão que é responsável pela mostra concluiu esta fase dos trabalhos. Agora todo material está sendo legendado e montado em displays.

São fotografias, documentos, impressos e objetos que pertenceram a Bruno Schwertner nascido em 12 de novembro de 1873, em Langwasser (Silésia- Pruscia), na Alemanha. Veio para o Brasil em 1884, com 10 anos de idade. Com 18 anos abriu uma sapataria na Picada Grande (Novo Paraíso). Transformou-se no maior construtor de relógios de torres de igreja e outros monumentos do Brasil, tendo suas oficinas montadas em Estrela-RS.

Para saber mais sobre o homenageado, toda comunidade é convidada para visitar a Exposição que tem o apoio da Secultur – Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela, Câmara de Vereadores e O Paladino.

Airton Engster dos Santos
Matéria publicada no Jornal Folha de Estrela


Vacinas para Cães no Bairro Imigrantes em Estrela-RS


Estrela-RS - Vacinas para Cães no Bairro Imigrantes

No sábado, dia 26 de outubro de 2013, ocorreu a Campanha de Controle Parasitório e Populacional de Animais Doméstico, no Bairro Imigrantes em Estrela-RS.

Uma equipe da Prefeitura Municipal trabalhou durante toda manhã imunizando os animais que foram trazidos por seus donos.

De acordo com o veterinário Luis Cesar Schauenberg, a vacinação é gratuita e obrigatória e acontece a cada seis meses.

Outros profissionais participaram dos trabalhos: Micheli da Silva (Canil Municipal), Géssica Cardoso (SMMASB), Deise Müssnich e Patricia Rodrigues Diedrich (Agentes de Saúde do Bairro Imigrantes). Os trabalhos foram acompanhados pelo vereador Hélio Kunzler.

Foi anotado o nome do proprietário, endereço, telefone, nome do animal, espécie e sexo, para controle das autoridades.

Recomendações para os dias da vacinação:
• Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais ariscos.

• Gatos são naturalmente mais assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, a fim de evitar fugas ou acidentes.

• Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.

Texto e fotos: Airton Engster dos Santos