Estrela - Smel oferece Capoeira



SMEL oferece aulas de capoeira

A Secretaria de Esporte e Lazer oferece aos interessados, acima de 15 anos, aulas gratuitas de capoeira com o professor Leandro Oliveira Rocha. Com o objetivo de desenvolver vivências da cultura do movimento juntamente com hábitos de vida saudáveis, os encontros serão realizados todas as terças-feiras, das 19h às 20h na Sede dos Projetos Sociais (antiga AMBEV), a partir do dia 5 de março, sem necessidade de inscrições prévias.

Créditos matéria: Bruna Nunes

Calendário de Eventos de Estrela - Março de 2013

Clicar nas imagens para ampliar

Folha de Estrela - Coluna Adriana Lara - 28 de fevereiro de 2013

 Clicar sobre a imagem para ampliar



Estrela-RS - Mallmann dá as boas-vindas a professores e alunos



Mallmann dá as boas-vindas a professores e alunos

Na segunda-feira (25) as Escolas Municipais de Ensino Fundamental voltaram com suas atividades recebendo os cerca de 1,8 mil alunos em 11 escolas, na cidade e no interior. O secretário de Educação, Marcelo Mallmann, fez algumas visitas para dar as boas-vindas a pais e alunos. "No que diz respeito aos investimentos em Educação, vocês podem ter certeza que estamos fazendo o melhor para oferecer um ensino de qualidade. A vocês cabe o empenho e dedicação nos estudos", enfatizou o secretário aos alunos da Escola Cônego Sereno Hugo Wolkmer, no Bairro Auxiliadora.
Entre as principais dificuldades encontradas pela pasta estão problemas com a infraestrutura. Rachaduras, infiltrações e necessidade de pintura de prédios são uma constante. "São casos pontuais que são prioridade neste momento", enfatiza. Mas há boas notícias também. A Secretaria de Educação do município anunciou a conquista de duas novas escolas com o projeto Mais Educação, do Governo Federal. Na Delfina, na Escola Pedro Jorge Schmidt e na Arnaldo J. Diehl, na Linha Lenz.
Nesta semana a secretaria apresentou a frota de ônibus e microônibus que fará o transporte escolar em 2013. Ao total são cinco carros, todos vistoriados e aprovados tecnicamente, inclusive com acesso para portadores de necessidades especiais. "Estamos trabalhando em harmonia com o corpo docente das escolas e a Administração Municipal para atender nossas crianças com a qualidade que elas merecem. Estrela sempre foi um referencial em Educação, mas sabemos que é possível avançar ainda mais", finaliza Mallmann.

Matéria: JÔNATAS DOS SANTOS

Domingo Clássico em Estrela-RS - Quarteto Quatricelli


Domingo Clássico em Estrela-RS - Quarteto Quatricelli

Estrela-RS - Projeto de canoagem para adultos



Projeto de canoagem para adultos

Difundir a canoagem e incentivar uma vida saudável, com a prática de exercícios físicos aproveitando um grande potencial natural: o Rio Taquari.Esse é o objetivo do projeto “Oficina de Canoagem”, voltado para o público adulto, que inicia-se no sábado, dia 9 de março. A ideia, conforme explica o secretário de Esportes e Lazer, Júlio Saldanha, é oferecer também ao público adulto uma experiência junto ao rio. “O projeto Navegar é um sucesso entre as crianças e adolescentes. Esperamos uma boa participação de todos que queiram aprender as técnicas básicas do esporte e se divertir”, relata.
O projeto terá continuidade por três sábados, nos dias 9, 16 e 23 de março, junto ao Parque da Lagoa, das 14h às 18h. A Smel, em parceria com o Projeto Navegar, disponibilizará todos os equipamentos necessários para a modalidade. Os interessados deverão se inscrever pelo telefone 3981-1067 em duplas.

Créditos Matéria: JÔNATAS DOS SANTOS

Adão Herique Fett - Prefeito de Estrela-RS


Adão Henrique Fett: o prefeito que pilotou Estrela vira exposição

O Memorial da Organização Não Governamental Aepan realizará nos meses de abril e maio de 2013 a Exposição“Adão Henrique Fett: o prefeito que pilotou Estrela”, numa alusão a aviação, grande paixão do homenageado.
A iniciativa da ONG conta com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo do município, Câmara de Vereadores e da empresa O Paladino.
Adão Henrique Fett, falecido em 1984, foi prefeito de Estrela em duas oportunidades: (1952-1955) e (1964-1969), sendo eleito ainda deputado estadual suplente em 1958, assumindo como titular em 1960.
A Exposição é composta por uma mostra de documentos, fotografias e impressos que retratam a trajetória de homem público com notável talento e desempenho em diversas áreas. A coragem de um jovem de apenas 17 anos que vai para a Base Aérea de Santa Maria e torna-se grande conhecedor da aviação.O radioamador que, em épocas de cheias do Rio Taquari, passava as informações do Vale para a Defesa Civil do Estado, quando não existia outra forma de comunicação.A paixão por rádio o leva a criar, em 1948, a Rádio Alto Taquari, em parceria com Arnaldo Balvé, que mais tarde viria a ser padrinho de casamento de sua filha Eva Fett Ruschel.
Com uma visão empreendedora, Adão Henrique Fett organizou em 1947 uma grande empresa, a Importadora Alto Taquari, conhecida na região e Estado pela diversificação e qualidade dos produtos, inclusive importados.A ousadia na construção do novo prédio da Prefeitura de Estrela, em 1954, que chegou a ser considerado o Palácio do Governo Municipal.O civismo na instituição através de leis do Brasão (1953) e Bandeira (1968) do município de Estrela, ambos idealizados por seu grande amigo Lauro Reinaldo Müller.
A determinação para salvar o governador Ildo Meneghetti na Revolução de 1964, com quem manteve sólida amizade.O incentivo para instalação em Estrela da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos.A construção do Parque 20 de Maio e a realização da Femai 1966 e 1968, que garantiu a divulgação de Estrela em todo território do Rio Grande do Sul.O prefeito empreendedor que construiu pontes e escolas, abriu estradas e ruas, implantou redes elétricas e de comunicação. Instituiu ainda o Plano Diretor.

Tudo sobre Adão Henrique Fett poderá ser visto na mostra que acontece de 15 de abril a 20 de maio de 2013, na Câmara de Vereadores de Estrela. Após segue para Biblioteca Pública Municipal.


Créditos: JÔNATAS DOS SANTOS
Créditos foto: Arquivo AEPAN

Estrela-RS - Exposição Adão Henrique Fett em Estrela



Destaque do Jornal O Informativo do Vale
27 de fevereiro de 2013

O Memorial da Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural (Aepan-ONG) realizará, nos meses de abril e maio, a Exposição Adão Henrique Fett – o prefeito que pilotou Estrela. O título é uma alusão à aviação, grande paixão do homenageado. A iniciativa da ONG conta com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo de Estrela (Secultur), Câmara de Vereadores e O Paladino. A exposição é composta por uma mostra de documentos, fotografias e impressos que retratam a trajetória de homem público com notável talento e desempenho em diversas áreas.
Adão Henrique Fett, falecido em 1984, foi prefeito de Estrela em duas oportunidades, 1952-1955 e 1964-1969. Também foi suplente de deputado estadual, assumindo como titular em 1960. Fett incentivou a instalação da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, em Estrela; construiu o Parque 20 de Maio e a realizou a FEMAI 1966 e 1968, que garantiu a divulgação do município de Estrela em todo território gaúcho. O prefeito empreendedor construiu pontes e escolas, abriu estradas e ruas, implantou redes elétricas e de comunicação e instituiu o Plano Diretor. Ele também ousou na construção do prédio da Prefeitura de Estrela, em 1954. No campo político, Fett mostrou determinação ao salvar o governador Ildo Meneghetti na Revolução de 1964, com quem manteve sólida amizade.

Empreendedor

Adão Henrique Fett mostrou sua coragem, com apenas 17 anos, ao ingressar na Base Aérea de Santa Maria e se tornar um grande conhecedor da aviação. Ele também foi radioamador que, em épocas de cheias do Rio Taquari, passava as informações do Vale para Defesa Civil do Estado - quando não existia outra forma de comunicação.
A paixão por rádio o levou a criar, em 1948, a Rádio Alto Taquari de Estrela, em conjunto com Arnaldo Balvé, que mais tarde viria a ser padrinho de casamento de sua filha Eva Fett Ruschel. 
Com uma visão empreendedora, Fett esteve à frente, em 1947, uma grande empresa, a Importadora Alto Taquari de Estrela, conhecida na região e Estado pela diversificação e qualidade dos produtos.

Estrela-RS - Viva Verão encerra com grande público


Viva Verão encerra com grande público

Na sexta-feira (22) o Parque Princesa do Vale recebeu um grande público. O final de tarde ensolarado foi um convite à comunidade para o encerramento dos jogos Viva Verão 2013. Na avaliação do secretário de Esportes e Lazer de Estrela, Júlio Saldanha, foi uma ótima oportunidade de integração entre atletas do município e de cidades vizinhas. “Tivemos ótimas competições. Nem o mau tempo de alguns dias foi suficiente para atrapalhar esta edição”, revela.
Na sexta-feira foram realizadas as finais dos jogos coletivos praticados nas quadras do Parque Princesa do Vale, bem como as provas de bicicross na pista do complexo esportivo. Após cada prova foram premiados os vencedores com troféus, medalhas e presentes. Água quente, erva-mate e pipoca foram distribuídos pelos parceiros do Viva Verão. No final da noite a comunidade foi presenteada com o show da Banda Jeito Casual e da dupla Dionatan e Diego, promovido pela Rádio Sorriso FM.
Os medalhistas da noite foram: 1º lugar - Última Hora, 2º lugar - As Três Aigas e 3º lugar - As Motivadas, pelo vôlei de duplas infantil feminino; 1º lugar – Conpasul, 2º lugar – Açougue do Alemão 1 e 3º lugar – Açougue do Alemão 2, pelo vôlei de duplas feminino adulto; 1º lugar – Juliano/Daniel, 2º lugar – Juliano Link/Rafael e 3º lugar – Paulo/Vinicius, pelo vôlei de duplas masculino adulto; 1º lugar – Evandro/Adriano; 2º lugar – Nando/Sholtz e 3º lugar – Uda/Vitor, pelo futevôlei; 1º lugar – Associação Tristeza do Adversário, 2º lugar – Bate Bola 1 e 3º lugar – Bate Bola 2, pela categoria 97/98 do minifutebol; 1º lugar – Xaropinho FCM, 2º lugar – Gurizada da Vila e 3º lugar – Bate Bola, pela categoria 99/00 do minifutebol; 1º lugar – Xaropinho FCM, 2º lugar – Bate Bola e 3º lugar – Gurizada da Vila, pela categoria 01/02 do minifutebol.Já no basquete de rua a equipe Veteranos venceu a competição, seguida da SJM 1.
Os vencedores do vôlei de duplas e do futevôlei representarão o Vale do Taquari nas finais do Circuito Sesc de Verão, com as despesas pagas. Os jogos ocorrem nos dias 2 e 3 de março, em Torres.

Créditos matéria e foto: JÔNATAS DOS SANTOS

Coro de Estrela retornará às suas atividades


Na próxima terça-feira, dia 05 de março, o Coro de Estrela retornará às suas atividades. Durante a primeira meia hora do encontro a regente Carolina Wiethölter Andrade realizará testes de voz com os interessados em ingressar ao grupo. Os ensaios acontecem durante todo o ano nas terças-feiras, das 20h às 22h na Casa de Cultura Bertholdo Gausmann.

Estrela-RS - Prefeitura e Corsan iniciam tratativas


Prefeitura e Corsan iniciam tratativas

Na sexta-feira, o superintendente regional da Corsan, Alexsander Pacico, acompanhado do gerente local, Valdemar Camargo, foram recebidos pelo prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, seu vice, Valmor Griebeler e pelo secretário de Planejamento, Indústria e Comércio, Marco Aurélio Wermann. O primeiro encontro oficial entre a estatal e o Executivo serviu para realinhar o desejo de renovação do contrato de fornecimento de água e tratamento de esgoto na cidade.
Conforme Pacico, antes de uma possível renovação a Corsan faz uma avaliação de todo patrimônio na cidade. Hoje a estatal possui 15 poços em operação e outros quatro fora de funcionamento. O prefeito ressalta que, para assinar o contrato, é necessário garantias de investimento a curto, médio e longo prazo por parte da Corsan. “Hoje Estrela, ao lado da maioria dos municípios da região, não trata seu esgoto. Seremos parceiros da Corsan, mas esperamos que os investimentos necessários ocorram”, observa Mallmann.
Para dar continuidade ao processo o prefeito solicitou uma equipe de trabalho, formada por técnicos da Corsan e do Planejamento do município. A tarefa será a de mapear as zonas de crescimento da cidade e revisar as metas do Plano Municipal de Saneamento. Os trabalhos desta comissão devem iniciar-se nas próximas semanas.

Jovens de Estrela seguem para o Serviço Militar



Jovens de Estrela seguem para o Serviço Militar 

Na segunda-feira, dia 25 de fevereiro de 2013, jovens nascidos em 1994 seguiram para prestar o Serviço Militar em São Gabriel. 

Depois do alistamento e primeira seleção que ocorreu em Estrela, agora vão passar por seleção complementar no Quartel. 

Muitos poderão estar de volta até sexta-feira, segundo informou a Secretária da Junta Militar, Osolde de Oliveira, que coordenou as atividades de embarque dos 120 jovens em três ônibus. 

Muita emoção na despedida, pois para muitos é a primeira vez que acontece o distanciamento tão significativo dos meninos de suas casas. 

Grande número de pessoas, pais, avós, irmãos e amigos acompanharam os jovens até o embarque nos coletivos. 

Texto e fotos – Airton Engster dos Santos 
Memorial da Aepan-ONG










Airton Engster dos Santos
Memorial da Aepan-ONG

Haitianos em Estrela-RS



Haitianos em Estrela

No bairro Boa União, reside um grupo de Haitianos, que estão trabalhando na empresa Postes Indasul em Estrela.

Segundo informações prestadas pelo grupo, vieram de avião do Haiti até Manaus, no estado de Amazonas, de onde seguiram para Estrela.

O motivo da viagem foi a busca de oportunidades de emprego. Trabalhar para enviar dinheiro para família que ficou no Haiti. Um terremoto arrasou o País, quando grande parte da população perdeu tudo o que tinha. Também há muitas dificuldades políticas administrativas.

Alguns são solteiros e outros casados, com 7, 5, 3 e 2 filhos. A maior dificuldade para o grupo é a saudade da família e da terra natal. Quando fazem a refeição lembram que a família sofre dificuldades no Haiti, isso lhes causa muita tristeza, saber que muitas vezes os filhos não tem o que comer por lá.

Eles recebem as refeições da empresa onde trabalham em Estrela. Seu horário de trabalho é a noite, e um veículo os leva e traz para república onde moram na Boa União.

Normalmente não saem de casa durante a semana. Gostam de Estrela e querem conhecer melhor o município, mas por enquanto ainda não se sentem seguros. Parecem desconfiados.

Estão ainda se adaptando ao Brasil.

Airton Engster dos Santos
Memorial da Aepan-ONG 


Parque Princesa do Vale em Estrela-RS


Parque Princesa do Vale em Estrela-RS – Uma joia no coração da Cidade... 

Espaço público inaugurado em 18 de maio de 1996, durante os festejos dos 120 Anos de Emancipação Política Administrativa do município de Estrela. 

Melhorias foram sendo agregadas, e hoje, o Parque é um espaço de vital importância para o município, utilizado para prática de esportes, ginástica, pista de caminhada, bicicleta, bicicross, campo de futebol de areia ou sete, pracinha para crianças entre outros. 

Com muita sombra e bancos a disposição, as famílias à tardinha e nos finais de semana utilizam o Parque para tomar um bom chimarrão. 

Uma equipe da Prefeitura Municipal realiza limpeza regular do espaço público, que inclusive conta com amplos banheiros a disposição dos frequentadores. 

Vigias zeladores municipais, fazem o controle das entradas e saídas de pessoas, além de coibir eventuais vandalismos. 

Os vigias também tratam as tartarugas e peixes da lagoa que se encontra no centro do Parque Princesa do Vale. 

É proibida a entrada de animais, talvez esta seja a maior dificuldade para as pessoas entenderem a norma, principalmente no que se refere aos cães. 

Visite Estrela e conheça o Parque Princesa do Vale, situado na Avenida Júlio de Castilhos, praticamente no Centro da cidade. 

Texto e Fotos – Airton Engster dos Santos 
Memorial da Aepan-ONG