Estrela-RS - Comunidades recebem treinamento no combate ao incêndio


Comunidades recebem treinamento no combate ao incêndio

No sábado (19) pela manhã, na Sociedade Esportiva Arroio do Ouro, cerca de 25 representantes de diversas comunidades do interior do município participaram de treinamento oferecido pelo Governo de Estrela. A capacitação de cerca de 4 horas aula trabalhou diversos assuntos como combate ao fogo, primeiros socorros e prevenção de acidentes.
Na abertura do evento o coordenador da Defesa Civil no município, Jorge Both, lembrou que o treinamento estava sendo oferecido de forma gratuita pelo município a fim de minimizar os custos das comunidades com sua regularização junto ao Corpo de Bombeiros. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marco Wermann, ressaltou o esforço do Poder Executivo em auxiliar as comunidades, da cidade e do interior, clubes, igrejas e outros estabelecimentos de uso comum. “A tragédia de Santa Maria trouxe uma nova realidade aos municípios. A regularização dos prédios vai garantir maior segurança à toda comunidade”, reflete. O certificado dado no final do curso será um dos itens cobrados pelos Bombeiros para a realização do Plano de Prevenção e Combate à Incêndios (PPCI), indispensável para o alvará de funcionamento das entidades.
O técnico em Segurança do Trabalho da Prefeitura, Carlos Augusto Schmögel discorreu sobre o tema e motivou os participantes a praticarem os ensinamentos como a reanimação em bonecos com massagem cardíaca e respiração boca a boca ou o combate a um incêndio controlado com extintores. Conforme Both o mesmo curso será realizado em outras comunidades.

Matéria e foto: JÔNATAS DOS SANTOS

Nenhum comentário: